Estudar de graça é a grande meta dos futuros universitários que estão se preparando para ingressar no ensino superior.

Um objetivo bastante possível, diga-se de passagem, mas que requer uma combinação muito especial de foco e dedicação por parte dos interessados.

Quer saber como fazer um curso de qualidade sem pagar nada?

Veja a seguir esse dá para fazer cursos de faculdades presenciais grátis!

Como fazer cursos gratuitos em faculdades presenciais

Existem várias maneiras de fazer uma faculdade presencial gratuitamente, mas duas delas são as mais comuns.

Os programas que listamos abaixo permitem que todos os anos milhares de pessoas façam um curso superior gratuitamente – e nessa lista podemos inclusive acrescentar aquelas graduações mais desejadas, como Administração, Direito, Engenharia Civil e Medicina.

Para tentar uma vaga, antes de tudo é fundamental fazer o Enem – o famoso Exame Nacional do Ensino Médio – e obter um bom desempenho nas provas.

Veja os caminhos que você pode seguir:

Como fazer cursos presencias grátis numa universidade pública

Todos os anos o Sisu distribui mais de 300 mil vagas em universidades e institutos federais de educação pelo país.

São todas para cursos presenciais 100% gratuitos.

Para concorrer a uma delas, o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e obtido nota acima de zero na redação.

A princípio pode parecer simples, mas a verdade é que estamos falando de um dos processos seletivos mais concorridos do país.

As inscrições abrem no início e no meio do ano. A disputa acontece com base nas notas do Enem. Quem chegar com uma boa pontuação tem mais chances de conseguir entrar em um curso presencial gratuito.

No decorrer de quatro dias, o Sisu permite que os inscritos entrem no sistema e escolham até dois cursos na plataforma de seleção.

Diariamente, as notas mínimas para ingressar em cada graduação podem mudar. Se isso acontecer, o inscrito pode mudar de curso sempre que preciso.

O resultado sai logo em seguida.

Aqueles que conseguirem passar no Sisu vão ter o privilégio de estudar em algumas das universidades mais renomadas do país.

Como fazer cursos presencias grátis numa faculdade privada

O melhor caminho para fazer um curso presencial gratuito em faculdades privadas é pelo ProUni.

O programa é uma máquina de distribuir bolsas: são mais de 400 mil por ano!

Com elas, os estudantes podem ingressar cursos em todas as áreas sem precisar pagar as mensalidades – é tudo bancado pelo governo federal.

Para isso é preciso cumprir alguns requisitos.

O primeiro passo é ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Depois é se inscrever (a seleção abre duas vezes ao ano), escolher os cursos que quer fazer nas faculdades listadas no sistema e, durante quatro dias, acompanhar a evolução das notas de corte. Dá para mudar de opção caso a mínima para entrar fique muito alta.

O programa é voltado a estudantes de baixa renda familiar mensal (até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a bolsas integrais) que fizeram o ensino médio em escola da rede pública e não têm diploma de nível superior.

Há vagas em cursos de todas as áreas, inclusive naqueles que são superconcorridos nas universidades públicas, como Direito, Medicina e Engenharia.

Para quem preferir, o ProUni também tem bolsas integrais em cursos a distância.

Candidatos com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa podem concorrer a bolsas parciais, que cobrem metade do valor das mensalidades.

Outras alternativas para fazer uma faculdade presencial grátis

Se você se ligar, vai encontrar vários outros caminhos para fazer sua faculdade presencial grátis.

Nas secretarias estaduais e municipais de educação, por exemplo, há programas que destinam bolsas de estudos a candidatos de baixa renda que buscam fazer um curso superior. As quantidades são menores que as do ProUni, evidentemente, mas as condições de participação geralmente são mais tranquilas e menos concorridas.

Outra maneira de estudar de graça é por meio de convênios. Empresas de grande porte geralmente têm acordo com faculdades privadas que permitem a seus funcionários obterem uma formação superior gratuitamente ou pagando apenas uma fração da mensalidade. Se você trabalha em uma delas, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos para conferir as opções.

Também dá para buscar bolsas parciais e aproveitar as promoções oferecidas aos montes, todos os semestres, pelas faculdades privadas. Só ficar de olho no site da instituição desejada.

Se você está decidido a estudar numa universidade pública, uma alternativa ao Sisu são os vestibulares tradicionais que ainda são aplicados por algumas (poucas) instituições pelo Brasil. Confira as opções naquela mais perto de você.

Onde fazer um curso presencial grátis

Quer estudar numa universidade pública? Só no Sisu são aproximadamente 150 opções à disposição.

Entre as faculdades privadas que participam do ProUni ou de outras formas de concessão de bolsa, o número é muito maior!

Por estar em um universo tão amplo, o candidato que quiser estudar de graça deve sempre se atentar à qualidade do ensino.

Instituições reconhecidas que têm cursos bem avaliados junto ao Ministério da Educação (MEC) são as mais recomendadas.

Abaixo, a gente separou algumas para você conhecer.

Nelas, você pode estudar gratuitamente via ProUni ou tentar bolsas por outros meios.

Confira:

Veja também:

Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem

E aí, qual forma de estudar gratuitamente você vai buscar? Conte para a gente nos comentários!