Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça 8 cursos para quem gosta de Humanas

26 de setembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Ciências Humanas, ou Humanidades, é o nome dado à área do conhecimento dedicada a estudar os indivíduos e suas relações sociais e comportamentais. 

Gostar de ler e refletir sobre a sociedade e o comportamento humano são características geralmente encontradas em pessoas que se dedicam a carreiras da área.

É possível encontrar dezenas de graduações no campo das Ciências Humanas, que são oferecidas nos graus bacharelado, licenciatura ou tecnológico. 

Se você sente afinidade com a área e quer saber mais sobre as possibilidades de carreira, confira agora 8 cursos para quem gosta de Humanas!

8 cursos para quem gosta de Humanas

Veja os principais cursos para quem deseja seguir carreira na área de Humanas:

1. Direito

Direito é a ciência que se ocupa da aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país para manter a ordem e a harmonia entre cidadãos, empresas e poder público.

O bacharel em Direito encontra uma extensa variedade de opções para atuar na profissão, geralmente em cargos com altos salários: ele pode trabalhar como advogado, caso seja aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em escritórios e departamentos jurídicos, e também prestar concurso público para cargos como juiz, promotor, procurador, delegado, entre outros.

Durante o curso, o aluno de Direito estuda matérias específicas como Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial, além de disciplinas relacionadas às Ciências Humanas, como Sociologia, Economia e Filosofia.

2. Publicidade e Propaganda

O publicitário é o profissional apto a trabalhar na criação e execução de campanhas e peças de propaganda que serão veiculadas nos mais diversos meios de comunicação, como jornais e revistas, televisão, rádio e internet, com o objetivo de tornar uma marca conhecida e aumentar suas vendas.

Durante a graduação, o aluno do curso de Publicidade será capacitado a realizar pesquisas de mercado, atender os clientes representados pela agência em que trabalha, escrever roteiros e chamadas diversas, criar jingles para produtos, entre outras funções. 

3. Jornalismo

O curso de Jornalismo é um segmento do campo da Comunicação Social que prepara profissionais capazes de investigar, checar e transmitir informações de interesse público através dos meios de comunicação.

Assim, é imprescindível que o jornalista tenha pleno domínio da expressão escrita e também da oratória. 

Durante o curso, o aluno irá estudar tipos de mídia, técnicas de edição de som e imagem, fotografia, além de disciplinas como Cultura Brasileira e Língua Portuguesa.

4. Ciências Sociais

O cientista social estuda os fenômenos, estruturas e relações sociais e culturais, como migrações, conflitos e movimentos políticos. 

Desse modo, ele pode atuar realizando projeções sociais auxiliando campanhas políticas, ações do governo, planos de desenvolvimento e projetos de urbanização.

Quem estuda Ciências Sociais pode direcionar suas pesquisas para os campos da Antropologia, Sociologia, Ciências Políticas ou Educação.

5. Psicologia

A Psicologia tem como finalidade a análise e compreensão dos indivíduos, buscando solucionar problemas relacionados às emoções e ao comportamento. 

A função do psicólogo, portanto, é atuar no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais, desvios de personalidade ou distúrbios emocionais.

Durante o curso, o aluno irá estudar matérias como Teorias Psicológicas, Psicologia Social e das Organizações, entre outras. 

Ao se formar, o psicólogo poderá atuar em consultório particular, além de clínicas, hospitais, empresas e segmentos de Recursos Humanos.

6. História

História é o campo do conhecimento que investiga, analisa e interpreta a sociedade a partir de fatos históricos relacionados à economia, sociedade, política, cultura, valores e comportamento. 

Por meio dos estudos históricos, é possível interpretar criticamente os eventos do passado, resgatando a memória da humanidade e buscando entender seu presente e conjecturar o futuro.

Quem estuda História tem duas possibilidades de graduação: a licenciatura, que forma professores do ensino fundamental e médio, e o bacharelado, que prepara profissionais capazes de atuar com gestão, pesquisa e turismo cultural e histórico.

7. Pedagogia

A Pedagogia é a ciência que estuda a Educação, se ocupando de questões relacionadas a métodos de ensino e aprendizagem, administração de instituições e coordenação de assuntos educacionais. 

Assim, o pedagogo pode atuar em diversas áreas relacionadas à Educação: na gestão de escolas, orientação a professores, editoras de livros didáticos, órgãos públicos e no magistério.

Durante o curso, o aluno de Pedagogia irá estudar matérias relacionadas às Ciências Humanas como História, Sociologia, Psicologia da Educação, Filosofia, Educação e Sociedade e outras.

8. Serviço Social

O Serviço Social tem como objetivo a integração do indivíduo na sociedade, resolvendo questões de exclusão social. 

É função do assistente social atuar no combate às desigualdades sociais, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.

Durante o curso, o aluno irá estudar disciplinas como Antropologia, Direitos Humanos, Família e Sociedade, Filosofia, Psicologia e outras. 

Ao se formar, o assistente social poderá atuar como autônomo ou no setor público em diversos segmentos como organizações ligadas às áreas de Educação, Habitação, Trabalho, Reabilitação, Saúde e Família.

Cursos para quem gosta de Humanas: onde estudar

Se interessou por algum desses cursos e quer saber onde estudar? O principal é escolher uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação, para garantir um ensino de qualidade e um diploma válido no mercado de trabalho.

Para te ajudar a escolher uma boa instituição, selecionamos algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, que oferecem cursos para quem gosta de Humanas. Conheça:

Todas as faculdades listadas acima possuem mensalidade acessível e ainda contam com vantagens como descontos na mensalidade, convênios, bolsas de estudo e financiamentos. Visite o site da instituição desejada para saber como se inscrever!

Veja também:

Saiba qual é a pontuação para entrar na faculdade pelo Enem

Conheça quais profissões que estão em alta no mercado

Agora que você conhece os 10 principais cursos para quem gosta de Humanas, conte para a gente nos comentários qual você gostaria de estudar!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.