A Matemática assusta algumas pessoas e fascina outras. Muito presente em nosso cotidiano, esta ciência nos ajuda a desenvolver características muito valorizadas no mercado de trabalho, como raciocínio lógico e capacidade para lidar com desafios.

Se você é apaixonado por Matemática, saiba que há inúmeras carreiras que dependem de cálculos, como as que fazem parte das áreas de Finanças, Estatística, Engenharias e Tecnologia da Informação, por exemplo.

Para lhe ajudar a descobrir qual a profissão que mais combina com você, preparamos esse material, com 8 cursos para quem gosta de Matemática. Aproveitamos e selecionamos também boas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar. Confira!

1. Matemática

Esta é uma das mais comuns opções de cursos para quem gosta de Matemática e deseja se dedicar integralmente a estudá-la. É possível optar por duas graduações diferentes: a licenciatura e o bacharelado.

O curso de licenciatura é voltado para quem almeja atuar em sala de aula, lecionando em turmas de ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante. 

Já quem prefere se dedicar à pesquisa científica ou Matemática Aplicada, o ideal é optar pelo bacharelado.

Em ambos os casos, os alunos irão estudar disciplinas como Cálculo, Geometria, Álgebra Linear, Trigonometria e demais matérias ligadas à Matemática. 

A diferença é que na licenciatura também são ministrados conteúdos de Física, Computação e Educação.

2. Física

Outra opção para quem gosta de cálculos é o curso de Física: durante a graduação, são estudadas matérias como Mecânica, Termodinâmica, Álgebra Linear, Análise Vetorial em Física, entre outras.

Assim como no caso de Matemática, o curso de Física também é oferecido em grau licenciatura ou bacharelado. 

Ou seja, os interessados em dar aulas de Física devem optar pela licenciatura, enquanto aqueles que desejam trabalhar em laboratórios de pesquisa e Física Aplicada, irão aproveitar mais o bacharelado.

3. Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis está diretamente ligado à Matemática. Afinal, o contador é o profissional responsável por gerenciar os lucros, despesas e receitas da empresa. 

Sua função é estudar os dados financeiros da companhia, coordenando, planejando e controlando todos os registros das negociações e auxiliando o setor de compra e venda da companhia.

Durante o curso, o aluno irá estudar disciplinas ligadas a área de Administração, Economia, Contabilidade, Sociologia, Direito e outras. 

4. Administração

O administrador de empresas é um profissional estratégico: dentre as suas funções estão o gerenciamento de recursos humanos e financeiros, elaboração estratégias de vendas e planejamento de ações de marketing de uma organização. 

Suas tomadas de decisão estão diretamente ligadas aos dados, números e estatísticas da empresa, sendo fundamental que ele conheça seus faturamentos, metas de vendas, despesas fixas e custos de produção.

Dessa maneira, o curso de Administração é mais uma das boas opções de cursos para quem gosta de Matemática. 

Durante a graduação, o aluno irá estudar disciplinas como Análise Financeira, Estatística, Matemática Financeira, Contabilidade de Custos, Contabilidade Geral etc., onde poderá desenvolver suas habilidades de cálculo para a área administrativa.

5. Engenharias

A Engenharia é uma área ampla, formada por mais de 35 cursos diferentes, onde são aplicados princípios da Matemática e da Física. 

Seja para a construção de máquinas e equipamentos, para a criação de novos produtos ou desenvolvimento de técnicas de produção, a Matemática sempre está na base da atividade do engenheiro.

Embora os cursos sejam diferentes entre si, com alguns aplicando mais Matemática do que outros, ela irá aparecer em diversas disciplinas como Química, Cálculo Numérico e Geometria Analítica, por exemplo. 

Sendo assim, se você gosta de Matemática e se interessa por Engenharia, deve encontrar a área com a qual possui maior afinidade. Dentre algumas opções, listamos:

  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia de Sistemas
  • Engenharia Aeroespacial

6. Estatística

A Estatística é uma especialidade da Matemática que opera com a coleta, análise, processamento e apresentação de dados. 

Seu objetivo é fornecer a empresas, organizações e governos respostas com a menor margem de erro possível, para que, através da interpretação dos dados, sejam tomadas as melhores decisões.

A Estatística é empregada em diversas ocupações, desde experimentos científicos a estudos de risco no mercado financeiro. 

Durante o curso, o aluno de Estatística irá estudar disciplinas como Métodos Estatísticos, Análise de Dados, Probabilidade, Álgebra Linear, entre outras.

7. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O analista de sistemas é o profissional que atua com na criação de sistemas informatizados, projetando, desenvolvendo, analisando e implementando sistemas computacionais e softwares utilizados pelas empresas.

Embora o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas seja voltado para as linguagens computacionais, sem ênfase em disciplinas específicas da Matemática como Cálculo e Álgebra, os conceitos matemáticos estão presentes na linguagem da programação, sendo necessário que o aluno compreenda questões de lógica, algoritmos e modelagem.

8. Logística

A Logística é a área que se ocupa de toda a cadeia produtiva de uma empresa, desde a obtenção da matéria prima até a entrega para o consumidor final. 

Assim, cabe ao profissional de Logística o planejamento, organização e controle da movimentação de produtos. 

Sua função é definir que objetos e materiais devem ser adquiridos, como os produtos serão armazenados, embalados e distribuídos e de que maneira chegarão aos clientes.

Para se tornar um profissional de Logística capacitado, o aluno irá desenvolver habilidades e conhecimentos de áreas como a Matemática e a Administração, estudando disciplinas de Estatística e Custos Logísticos, por exemplo.

Cursos para quem gosta de Matemática: onde estudar

Se você se interessou pelas carreiras mostradas neste artigo e quer saber onde estudar, não se preocupe: selecionamos faculdades de qualidade, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos para quem gosta de Matemática com mensalidades acessíveis e vários benefícios. Conheça:

Dentre as vantagens oferecidas pelas faculdades listadas acima, estão a oferta de bolsas de estudo, descontos na mensalidade, convênios e financiamentos para facilitar seus estudos. Entre no site da instituição desejada e saiba como se inscrever!

Veja também:

Descubra como usar o FIES para pagar a faculdade

Conheça as faculdades que utilizam o Enem como vestibular

Gosta de Matemática? Conte para a gente nos comentários qual curso relacionado a esta ciência você gostaria de fazer!