Você é uma pessoa atenta às necessidades de amigos, familiares, colegas e até mesmos desconhecidos? Gosta de escutar pessoas? 

Então fique por dentro de graduações para quem gosta de ouvir o próximo! Listamos 5 cursos em que a escuta é crucial para o exercício da profissão.

1. Psicologia

Quando você pensou em cursos para quem gosta de ouvir as pessoas, a graduação em Psicologia apareceu em seus pensamentos? Então você está no caminho certo!

Escutar indivíduos é uma das principais atividades da rotina do psicólogo. Afinal, é a escuta que permite a esse profissional estudar, compreender e lidar com questões relacionadas aos processos mentais e comportamentos de seus pacientes.

Para poder exercer a profissão, é necessário cursar um bacharelado em Psicologia na modalidade presencial — não existe curso EAD! 

A graduação dura 5 anos e exige a realização de estágios supervisionados. Durante a faculdade e os estágios, você aprenderá a:

  • Escutar seus pacientes atentamente, 
  • Conversar adequadamente com eles, 
  • Fazer registros corretos durante o atendimento,
  • Aplicar testes e usar técnicas para diagnosticar o que prejudica a saúde mental dos pacientes,
  • Indicar o melhor tratamento para intervir e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

2. Medicina

Esta graduação não pode ficar de fora da lista de cursos para quem gosta de ouvir as pessoas.

Sabe por quê? Para chegar a um diagnóstico e a um tratamento correto, o médico precisa escutar atentamente o seu paciente. Afinal, uma informação confusa ou omitida pode colocar vidas em risco.

Ouvir pessoas é um processo que integra a prática da medicina. Para tomar decisões, o médico precisa conversar e escutar seus pacientes e respectivos familiares, colegas de trabalho, enfermeiros, entre outros profissionais da saúde.

Interessado nessa carreira? O curso de Medicina dura cerca de 6 anos e pode ser realizado presencialmente em faculdade pública ou privada. A graduação forma médicos que atuam promovendo a saúde, prevenindo e tratando doenças. 

No último ano da faculdade, o estudante realiza estágios obrigatórios em diferentes áreas médicas (Cirurgia, Pediatria, Gineco-Obstetrícia, Oftalmologia, entre outros ramos) e escolhe qual especialização seguir ao longo da carreira.

3. Nutrição

Nutrição é um ótimo curso para quem gosta de ouvir as pessoas, tem interesse por saúde e curte alimentação saudável.

O nutricionista é o profissional que avalia, diagnostica e acompanha o estado nutricional de pacientes doentes e saudáveis. 

Nesse processo, o profissional precisa escutar com atenção os relatos do paciente para descobrir hábitos, estado geral de saúde, estilo de vida, necessidades e objetivos em relação à nutrição. 

A escuta ajuda a iniciar um bom relacionamento e a desenvolver o plano alimentar mais adequado ao estado em que se encontra o paciente.

Gostou? Nutrição é um bacharelado que dura 4 anos e pode ser cursado presencialmente ou a distância em uma faculdade pública ou privada. 

Durante os estudos, o aluno aprende a promover, prevenir, recuperar e reabilitar a saúde de indivíduos e da comunidade por meio da alimentação e nutrição adequada.

4. Serviço Social

Serviço Social é um excelente curso para quem gosta de ouvir as pessoas e de ajudá-las a alcançar uma vida melhor.

O assistente social trabalha com as questões sociais da sua região de atuação. Ele é capacitado para garantir os direitos sociais de pessoas, famílias, comunidades e instituições.

Além disso, esse profissional formula e implementa políticas públicas, políticas sociais e programas sociais na região em que atua.

Em seu dia a dia, o assistente social precisa saber escutar as pessoas para conhecer a realidade desses indivíduos (que podem estar marginalizados e/ou em situação de risco) e decidir qual o melhor plano para garantir a efetivação de seus direitos sociais.

Curtiu? Serviço Social é um bacharelado que dura 4 anos e pode ser cursado nas modalidades presencial ou EAD.

Onde fazer cursos para quem gosta de ouvir as pessoas

Conheça algumas faculdades que oferecem essas graduações presencialmente ou a distância. 

Listamos algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que concedem descontos especiais, possuem programas de bolsas de estudo e permitem financiar o curso sem burocracia:

Veja também:

Descubra quanto ganha um Psicólogo

Descubra quanto ganha um Médico

Descubra quanto ganha um Nutricionista

Descubra quanto ganha um Assistente Social

Pronto! Agora que você está por dentro de alguns cursos para quem gosta de ouvir as pessoas, conte para a gente aqui nos comentários: qual dessas opções você achou mais interessante?