Pegar a estrada (ou o avião), mudar de ares, conhecer lugares e pessoas diferentes: seguir uma carreira em que seja possível viajar com frequência é o sonho de muita gente. 

Embora a internet e as ferramentas de videoconferência tenham encurtado as distâncias, ainda existem profissões em que viajar faz parte da rotina.

Selecionamos, a seguir, os melhores cursos superiores para quem gosta muito de viajar. Conheça as opções e escolha a que mais combina com você.

Comércio Exterior

Os profissionais de Comércio Exterior trabalham com atividades de importação e exportação, operações cambiais, logística internacional e normas aduaneiras. Além disso, analisam tendências do mercado e elaboram estratégias de marketing e negócio.

Quem trabalha na área pode viajar para conhecer possíveis clientes e parceiros, pesquisar diferentes mercados, firmar acordos e participar de visitas e reuniões.

É possível fazer a graduação em Comércio Exterior nos graus bacharelado (duração de quatro anos) e tecnológico (duração de dois anos), nos formatos presencial ou a distância (EAD).

Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais forma profissionais capazes de analisar os fenômenos internacionais e identificar quais impactos eles terão em empresas, governos e outros tipos de organizações.

Esses profissionais viajam para participar de reuniões, visitas e eventos. A carreira mais tradicional da área é a de diplomata, que inclui períodos de vivência em outros países.

Jornalismo

Quem se forma em Jornalismo e decide seguir a área de reportagem também tem grandes chances de viajar bastante. Muitas vezes, é preciso apurar as matérias nos locais em que os fatos ou problemas aconteceram. 

No dia a dia das grandes redações, também é comum enviar repórteres para cobrir eventos em diferentes locais do Brasil e do exterior. Repórteres da área de tecnologia, por exemplo, costumam viajar para cobrir feiras especializadas e lançamentos de novos produtos.

Também existem muitos jornalistas autônomos (freelancers) que, enquanto viajam, produzem reportagens e vendem suas matérias para veículos brasileiros.

A faculdade de Jornalismo dura quatro anos e inclui disciplinas voltadas à formação humanista, como Sociologia, História, Filosofia e Teoria da Comunicação.

Marketing

De modo geral, profissionais de Marketing são responsáveis por elaborar estratégias de vendas e comunicação de produtos e serviços.

Dentro da área, é possível se especializar na organização de eventos, como seminários, cursos e premiações. Existe espaço para esse profissional em praticamente todos os setores: esportivo, cultural, corporativo, científico etc. 

Muitas empresas organizam eventos em diferentes cidades brasileiras e do mundo. Assim, é preciso que os profissionais responsáveis pela organização viajem até esses locais.

Letras e Tradução

A maioria dos cursos de Letras é voltada à formação de professores (licenciatura). Mas também existe o bacharelado com habilitação em tradução, que forma profissionais capacitados a atuar como tradutores e intérpretes. 

Essa graduação está disponível em grandes instituições – como, por exemplo, a Universidade Anhanguera. Existem cursos para habilitar profissionais em diferentes idiomas, mas a formação mais procurada e requisitada é a de língua inglesa.

Quem trabalha com tradução simultânea ou como intérprete muitas vezes precisa acompanhar empresários, políticos, equipes esportivas ou cientistas em eventos internacionais.

Turismo

Formados no curso de Turismo podem desempenhar diferentes atividades relacionadas a viagens. Em algumas delas, o profissional é responsável por elaborar roteiros e coordenar equipes. 

Em outras funções, o profissional de Turismo precisa viajar para conhecer os lugares, promover eventos e coordenar a exploração turística de determinadas regiões.

O curso de Turismo está disponível no grau bacharelado, com duração de 3 ou 4 anos. Também existem opções mais especializadas, de grau tecnológico e com formação mais rápida. Na UNOPAR, por exemplo, o curso de Gestão de Turismo dura dois anos no formato EAD.

Arqueologia e outras áreas de pesquisa

Os arqueólogos estudam os vestígios de antigas comunidades e civilizações. Quem se especializa nessa área precisa viajar para realizar pesquisas de campo. 

Poucas universidades brasileiras oferecem a graduação em Arqueologia – o curso é encontrado em algumas instituições federais, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Formados em História e Geografia, contudo, podem se especializar na área e seguir carreira em pesquisa.

Vale lembrar que viagens frequentes também fazem parte do dia a dia de pesquisadores e cientistas de outras áreas, como Geologia, Oceanografia e Antropologia.

Onde estudar

É possível encontrar os cursos que apresentamos aqui em universidades brasileiras públicas e privadas. Ao decidir onde estudar, lembre-se de escolher uma instituição que seja credenciada e bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). 

Apenas faculdades habilitadas pelo Ministério podem fornecer diplomas válidos, aceitos em todo o território nacional pelos setores público e privado.

Selecionamos algumas grandes universidades que cumprem esses requisitos e oferecem diversas opções de cursos, incluindo os que citamos neste artigo. Confira:

Entre em contato com a universidade de seu interesse para saber mais sobre processos seletivos, mensalidades e opções de bolsas e descontos. Conseguir um diploma de ensino superior e trabalhar viajando pode estar mais perto da sua realidade do que você imagina!

Leia mais:

Descubra o que faz um diplomata

Saiba o que se estuda em Turismo

Você está em busca de uma carreira em que possa viajar bastante? Que curso está pensando em fazer? Deixe seu comentário!