Dúvidas sobre carreira

Eliana - São Paulo

Olá, fiquei muito interessada no site de vcs, então resolvi pedir um conselho a respeito de minha situação:

Estou no 3º ano de cursinho e quero Direito ou Psicologia. Durante os dois anos que passaram fiquei muito doente e tive que fazer um longo tratamento, agora trabalho p poder pagar meu cursinho, não tenho tempo para estudar e estou me cansando muito.

Já pensei em prestar algo mais fácil, mas amo de paixão as profissões que citei. O q fazer??? Devo desistir e aceitar que Universidade não é p mim, já q não tenho como pagar uma particular???

Estou muito angustiada... Não aguento mais as aulas, é tedioso demais ver tudo mais uma vez!! Obrigada pela atenção.

Linda responde:

Olá Eliana.

Obrigado pelo seu e-mail.

Desculpe pela demora em lhe responder, foram muitos e-mails em pouco tempo e tomei o cuidado de responder na ordem de recebimento.

Realmente, não é fácil passar três anos trancada no cursinho vendo todo ano as mesmas matérias, ainda mais quando se trabalha e estuda, isso é tarefa para poucos.

Por isso é tão difícil, você se encontra em uma situação em que estudar exige mais que dedicação, exige persistência e muita paciência. Neste caso é preciso definir suas prioridades.

Não é errado sonhar com a carreira de direito ou psicologia, mas você precisa se perguntar o quanto estudar estas carreiras é importante para você. Ao escolher uma carreira é necessário muito mais do que disposição, interesse e aptidão. Outros fatores precisam ser analisados para que a carreira dos sonhos não se torne um pesadelo.

Antes de tudo é preciso analisar o fator financeiro, muitas carreiras hoje em dia se encontram saturadas de profissionais e devido à grande oferta, há uma diminuição natural da procura. Deste modo, ao se escolher uma carreira, procure conhecer o mercado de trabalho para novos profissionais.

Hoje, muitas pessoas procuram uma carreira que oferece maiores possibilidades de emprego e retorno financeiro para seguirem e quando estabilizadas, procuram exercer ou cursar a carreira tão sonhada como Hobby. É claro, que mesmo que não seja a carreira dos sonhos, ´pe necessário que você possua afinidades e interesse pela carreira que irá seguir.

Contudo, não há uma regra geral que possa ser seguida rumo ao sucesso garantido.

Procure analisar com cuidado outras opções; não precisa abrir mão da carreira de direito e psicologia, mas tente selecionar mais duas ou três opções além das carreiras já citadas.

Recentemente estive com um ex-vestibulando para medicina que após dois anos de cursinho, resolveu selecionar outras opções e hoje é um excelente administrador, que possui MBA, trabalha em uma grande empresa e está muito satisfeito com a profissão. Quando o indaguei sobre a mudança, ele me respondeu: Medicina não era para mim.

Veja outras opções, mas não abra mão dos seus sonhos, somente veja até onde você está disposta a ir para realiza-los

Qualquer dúvida entre em contato.