Você sabia que existem dois tipos de formação em Educação Física? É possível cursar um bacharelado e uma licenciatura, que duram cerca de 4 anos e podem ser realizados presencialmente ou a distância.

Mas há detalhes importantes: as formações e as áreas de atuação são diferentes para o bacharel e para o licenciado em Educação Física. Eles não podem ocupar os mesmos cargos.

Por isso, é importante conhecer as áreas de atuação para entender melhor essa diferença e escolher a formação certa. Continue lendo para descobrir onde é possível trabalhar com cada diploma e conferir onde estudar Educação Física!

Educação Física: áreas de atuação do bacharel

No bacharelado em Educação Física, o estudante aprende tudo sobre o funcionamento do corpo humano. Isso é necessário para ele ser capaz de organizar, recomendar e conduzir os exercícios e as atividades físicas adequadas aos seus clientes jovens, adultos e idosos.

Como o foco é melhorar o condicionamento físico e promover saúde e bem-estar com segurança, o bacharel pode atuar com Lazer, Saúde e Esportes. Contudo, não pode ocupar cargos no ensino básico como professor de Educação Física.

Saiba mais sobre as áreas de atuação do bacharel:

Lazer

Nesse ramo, é possível trabalhar com recreação e turismo ecológico em clubes, hotéis, colônia de férias, cruzeiros, resorts, eventos e reservas ecológicas.

Saúde

Aqui, a meta é recuperar, promover e/ou melhorar a saúde e bem-estar dos clientes, funcionários ou pacientes. Os locais de trabalho são academias, hospitais, clínicas de fisioterapia e empresas (ginástica laboral).  

Esportes

É o ramo ideal para o bacharel em Educação Física que deseja seguir carreira treinando atletas amadores e profissionais em várias modalidades esportivas, como voleibol, natação, basquete, ginástica rítmica, ginástica artística, atletismo e futsal.

Educação Física: áreas de atuação do licenciado

O foco da licenciatura em Educação Física é preparar o aluno para ser educador físico, ou seja, ser o famoso professor de Educação Física do ensino básico.

Por isso, os conteúdos estudados na licenciatura e as áreas de atuação são diferentes. O mundo do licenciado é a educação e ele não pode ocupar os mesmos cargos que um bacharel.

Veja quais são as áreas de de atuação:

Docência

Ensino de Educação Física em escolas públicas e privadas nas turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento psicomotor e nas competências sociais, cognitivas e motrizes.

Gestão Escolar

Nesse ramo, o licenciado planeja, executa e avalia atividades de Educação Física em instituições de ensino básico e colabora com o desenvolvimento do currículo escolar em escolas públicas e privadas.

Ensino Superior

Cursando uma pós-graduação, é possível seguir carreira acadêmica como professor ou pesquisador em universidades públicas e privadas.

Mercado de trabalho para quem faz Educação Física

Você sabia que o preparador físico foi um dos 15 profissionais mais contratados no Brasil em 2018? Segundo um levantamento realizado pelo Quero Bolsa baseado em dados do Ministério do Trabalho, 3.797 contratações foram realizadas.

O bacharel em Educação Física encontra bastante oportunidades em diferentes estabelecimentos: academia, clínicas de fisioterapia, hotéis, clubes, reservas ecológicas, cruzeiros, resorts e clubes esportivos, por exemplo.

Já o licenciado encontra oportunidades em todo o Brasil em concursos públicos federal, estadual e municipal, além de vagas em escolas e universidades privadas.

Onde estudar Educação Física

Há muitas ofertas de bacharelado e licenciatura em Educação Física na modalidade presencial em faculdades públicas e privadas. Você também pode estudar Educação Física a distância.

Para ajudar você, listamos algumas instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem bacharelado e licenciatura em Educação Física presencial e EAD.

As faculdades abaixo concedem bolsas de estudos aos alunos, participam do FIES e do ProUni e permitem financiar a graduação com crédito universitário privado:

Veja também:

Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Educação Física EAD

Saiba qual é a mensalidade da faculdade de Educação Física

Pronto! Agora você está bem informado sobre o curso de Educação Física e as áreas de atuação do bacharel e do licenciado. Compartilhe conosco a sua escolha: deixe um comentário aqui embaixo explicando por que decidiu cursar Educação Física!