Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Saiba tudo sobre o curso de Fabricação Mecânica

16 de outubro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Projeto, instalação e gerenciamento da operação e manutenção de máquinas é alguma das funções do profissional de Fabricação Mecânica. Para exercê-las, é necessário passar antes por uma formação na área.

Como é o curso de Fabricação Mecânica?

O curso de Fabricação Mecânica pode ser encontrado nos níveis técnico e tecnológico. O técnico em Fabricação Mecânica possui duração menor, com até um ano e meio de duração, e trata-se de uma formação de nível profissionalizante. Sendo assim, após concluir o curso, o profissional não recebe diploma ou titulação na área.

Já o tecnológico possui duração média de três anos e é uma graduação, portanto, pertence ao nível superior. Após a formação, o profissional recebe o diploma que garante o título profissional. O salário também é maior para os tecnólogos.

Na graduação, os alunos têm contato com conteúdos sobre a aplicação de materiais utilizados na fabricação mecânica, fabricação de equipamentos e produtos, e desenhos técnicos. Ao final do curso, é necessário desenvolver e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sujeito à aprovação.

O que se estuda no curso de Fabricação Mecânica?

As principais disciplinas da grade curricular do curso tecnológico em Fabricação Mecânica, são:

  • Desenho técnico
  • Matemática aplicada
  • Geometria
  • Cálculo
  • Resistência dos materiais
  • Mecânica dos fluidos
  • Máquinas hidráulicas
  • Instrumentação
  • Máquinas elétricas
  • Instalação e comandos elétricos
  • Termodinâmica
  • Automação industrial
  • Fabricação mecânica
  • Usinagem
  • Sistemas de refrigeração e aquecimento

Qual é o valor do curso de Fabricação Mecânica?

É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 159,00, de acordo com informações do site Quero Bolsa.

Em quais modalidades o curso de Fabricação Mecânica é ofertado?

O curso de tecnólogo em Fabricação Mecânica pode ser encontrado nas modalidades presencial, semipresencial e no ensino a distância (EaD).

A principal diferença entre as três modalidades está no formato em que as aulas acontecem. No presencial, a maior parte das aulas e atividades do curso são realizadas em sala de aula, na instituição de ensino. Já no semipresencial, parte dos conteúdos são abordados em sala de aula, e a outra parcela acontece online, por meio da plataforma conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse caso, os alunos só vão até a faculdade algumas vezes por semana.

Por fim, no ensino a distância, a maior parte do curso é realizada de forma online. No AVA, os alunos podem acessar aulas ao vivo e gravadas, atividades e materiais de estudo. Também é possível tirar dúvidas com os tutores e interagir com os professores e os colegas de classe. Porém, mesmo na modalidade EaD, as avaliações normalmente são realizadas de forma presencial. Algumas instituições também podem oferecer atividades presenciais, que acontecem nos polos das faculdades. Isso ocorre porque o Ministério da Educação (MEC) também exige que cursos EaD ofereçam conteúdos presenciais.

Onde encontrar o curso de Fabricação Mecânica?

O curso tecnológico de Fabricação Mecânica é fundamental para atuar na área. Além disso, de acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com diploma de nível superior ganham mais que o dobro do que aquelas que possuem apenas o nível médio.

Porém, para que o diploma seja válido em todo o país, é importante verificar se a instituição de ensino escolhida oferece o curso com autorização e reconhecimento do MEC antes de efetuar a matrícula. Essa informação pode ser obtida no site e-mec.

Abaixo, também é possível conferir algumas instituições que oferecem o curso técnico de Fabricação Mecânica, além de outros cursos de graduação semelhantes, como o de Engenharia Mecânica. Veja:

O que faz o profissional de Fabricação Mecânica?

Dentre as funções do profissional formado em Fabricação Mecânica, é possível destacar: planejamento, controle e gerenciamento de processos produtivos; desenvolvimento de produtos e processos de fabricação mecânica; avaliação da qualidade dos produtos e dos processos de reciclagem envolvidos; pesquisa e otimização da qualidade, viabilidade e sustentabilidade dos processos; realização de vistorias e emissão de pareceres técnicos em sua área de formação. As informações são do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Onde o profissional de Fabricação Mecânica pode atuar?

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o profissional formado em Fabricação Mecânica pode atuar nas seguintes áreas:

  • Indústrias de manufatura e ferramentaria
  • Indústrias metalúrgicas
  • Indústrias siderúrgicas
  • Montadoras de automóveis
  • Institutos e centros de pesquisa
  • Instituições de ensino, desde que tenha a formação exigida

Há, ainda, a possibilidade de trabalhar como autônomo, abrir sua própria fábrica, ou prestar consultoria e assistência técnica.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

E aí? Tirou suas dúvidas sobre o curso de Fabricação Mecânica? Preparado para ingressar na área? Responda nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.