Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Faculdade de Assistente Social

9 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A faculdade que forma assistentes sociais recebe o nome de Serviço Social. Esta graduação prepara o estudante para combater as desigualdades e melhorar as condições de vida de pessoas carentes.

O assistente social trabalha com crianças, mulheres, adultos ou adolescentes em situação de pobreza, que estejam excluídos, marginalizados ou discriminados. Ele procura integrar essas pessoas novamente à sociedade, fazer com que elas se sintam bem e, sobretudo, que seus direitos sejam respeitados.

Se você gosta de ajudar as pessoas, acredita que todos devem ter acesso aos seus direitos e quer contribuir para que tenhamos um mundo mais justo, a profissão de assistente social pode ser uma boa escolha.

Conheça a faculdade de Serviço Social, o que se estuda e onde encontrar esta graduação!

Como funciona a faculdade de Serviço Social?

Um dos objetivos da faculdade de Serviço Social é fazer com que o estudante conheça as diferentes classes e manifestações sociais de diversas regiões do país.

O curso possui matérias que exigem muita leitura e, no decorrer das aulas, são feitos vários debates para discutir a realidade social em que vivemos. O aluno aprende algumas noções de Economia e História Brasileira para entender como a nossa sociedade foi se formando.

O trabalho de um assistente social é defender os direitos humanos e ajudar a população a ter acesso a direitos básicos como saúde, educação, aposentadoria, moradia, etc.

Por esta razão a faculdade conta com algumas disciplinas da área jurídica. Não é um estudo muito aprofundado no assunto, são apenas matérias introdutórias sobre Direitos Humanos e Cidadania.

Durante sua vida profissional, o assistente social costuma realizar muitas pesquisas para, por exemplo, identificar o número de crianças que estão fora da escola, a quantidade de pessoas desempregadas, quais as principais necessidades médicas de determinada região, quem precisa de auxílio-moradia, etc. Por isso, a faculdade de Serviço Social ensina técnicas de pesquisa aos seus alunos. Eles aprendem conceitos básicos de estatística, como fazer um levantamento dos dados (através de questionários, relatos ou observações) e como organizar as informações em relatórios e indicadores sociais.

Ao longo do curso o estudante tem a oportunidade de realizar algumas saídas de campo, desenvolver trabalhos junto a comunidades carentes e em alguns espaços sociais.

A maioria das faculdades é do tipo bacharelado – o aluno recebe o diploma de bacharel em Serviço Social e pode trabalhar como assistente social.

Existe hoje, no Brasil, apenas uma universidade que oferece a faculdade de Serviço Social na modalidade licenciatura, a Universidade Cândido Mendes (UCAM). A licenciatura tem como objetivo formar professores. O aluno recebe o diploma de licenciado em Serviço Social e pode dar aulas de disciplinas relacionadas a esta área.

Para concluir a faculdade de Serviço Social é obrigatório realizar um estágio supervisionado. Na maioria dos casos o estágio pode ser feito ao longo do curso. Outras universidades exigem que seja feito no último ano. Esta faculdade tem duração média de quatro anos.

O que se estuda na faculdade de Serviço Social?

Cada instituição de ensino organiza de uma maneira diferente a grade curricular da faculdade de Serviço Social. O nome das matérias pode variar de uma universidade para outra, mas o conteúdo dos cursos é bastante semelhante.

De modo geral, estas são algumas das principais disciplinas:

  • Administração e Planejamento em Serviço Social
  • Assistência Social
  • Classes Sociais e Movimentos Sociais
  • Direitos Humanos
  • Família e Sociedade
  • Formação Social, Econômica e Política do Brasil
  • Pesquisa em Serviço Social
  • Psicologia Social
  • Realidade Social
  • Serviço Social, Direito e Cidadania
  • Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Onde um assistente social pode trabalhar depois de formado?

O assistente social encontra boas oportunidades de emprego no setor público. O Brasil é um país de muitas desigualdades. Nos últimos anos, tem sido criadas novas políticas de inclusão e acesso da população a serviços básicos como moradia, saúde e educação.

O assistente social pode realizar atividades como:

  • Pesquisar e estudar a situação social de determinada população.
  • Criar programas sociais.
  • Desenvolver atividades de orientação da população e coordenar equipes de profissionais diversos que atuam nestes programas (médicos, enfermeiros, psicólogos, etc.). 

Quem se forma na faculdade de Serviço Social também pode trabalhar em empresas privadas, ONGs, movimentos sociais, associações, universidades, institutos de pesquisa ou como autônomo (prestando consultoria).

Onde estudar para se tornar um assistente social?

Conheça algumas das principais faculdades de Serviço Social credenciadas pelo MEC:

Universidades Privadas:


Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto custa estudar Serviço Social?

Você se identificou com a faculdade de Serviço Social? Gostaria de se tornar um assistente social e trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.