Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Faculdade de Empreendedorismo

2 de agosto de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Poucas ferramentas são tão poderosas para o empreendedor quanto uma boa formação. Por isso a gente ouve tanto por aí que fazer uma faculdade de qualidade é o primeiro passo para quem quer se dar bem no mercado de trabalho.
Antes de se matricular, é fundamental pesquisar bem qual instituição tem melhores condições de oferecer aquilo que você busca: o curso certo, com os melhores professores, a melhor infraestrutura e na modalidade que se encaixa na sua rotina.
Essa busca, ao contrário do que muita gente pensa, às vezes é mais simples do que se imagina.

Como a gente quer que você seja um empreendedor de sucesso, fomos atrás de tudo o que diz respeito às faculdades de empreendedorismo: quais são os cursos mais indicados, faculdades que valem a pena e outras dicas essenciais para você se destacar.

Veja tudo isso a seguir!

As faculdades de Empreendedorismo

Existem muitos cursos que oferecem conhecimentos fundamentais a quem quer ser empreendedor. Alguns têm uma pegada mais abrangente, enquanto outros são bem focados em determinadas áreas de atuação.
O segredo é escolher aquele que melhor se encaixa nos seus propósitos.

Se você ainda não sabe exatamente qual fazer, dê uma olhada na seleção dos principais cursos da área que preparamos a seguir. Talvez um deles seja o que você procura:

  • Empreendedorismo – É um curso superior de tecnologia que, em apenas dois anos, oferece todo o conhecimento que o empreendedor precisa para dar seus primeiros passos no mercado de trabalho. Só tem um porém: a graduação ainda não é muito fácil de encontrar nas faculdades brasileiras (por enquanto!).
  • Administração – É o mais conhecido, mais completo e mais procurado curso de formação de empreendedores do Brasil. Tem duração de quatro anos e pode ser encontrado em praticamente todas as faculdades brasileiras.
  • Engenharia de Produção – Vem se popularizando ao longo dos anos por ser um curso que agrega conhecimentos da Administração e da Engenharia: duas áreas em plena ebulição no mercado brasileiro. Dura cinco anos e forma bacharéis.
  • Ciências Contábeis – Um aspecto importante na vida do empreendedor é a capacidade de lidar com finanças: conhecer a fundo temas como investimento, capitais, tributarismo e gestão financeira pode ser um diferencial e tanto para que o negócio dê certo. O curso de Ciências Contábeis ensina tudo isso em apenas quatro anos.
  • Comércio Exterior – Para o empreendedor que quer expandir fronteiras, é o curso ideal. Durante os estudos, o aluno aprende tudo o que é necessário para trabalhar com importação e exportação: dos procedimentos aduaneiros até as legislações vigentes em cada país. O curso pode ser encontrado em grau de bacharelado em algumas faculdades, com quatro anos de duração, ou em nível superior de tecnologia na maioria delas.

Você também pode se interessar por um destes cursos, que também têm uma abordagem abrangente do universo do empreendedor:

  • Gestão Financeira
  • Gestão Comercial
  • Processos Gerenciais
  • Turismo
  • Marketing
  • Negócios Imobiliários
  • Agronegócios

Faculdade de Empreendedorismo a distância

Todos as faculdades que listamos acima também podem ser feitas na modalidade a distância.
A pergunta que bastante gente se faz é: será que dá mesmo para formar empreendedores a distância? A resposta, para surpresa de muitos, é sim! Dá tranquilamente para fazer um curso a distância e ainda ser um empreendedor bem-sucedido.
Parte disso começa na escolha da faculdade a distância: instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC certamente oferecem um ensino de qualidade.
Como grande parte dos cursos de empreendedorismo tem base mais teórica, o aluno vai aprender por meio da tecnologia. Com a ajuda de um ambiente virtual, ele acessa aulas em vídeo, teleconferências, apostilas digitais, livros, e grande variedade de conteúdos a qualquer momento, de qualquer local conectado à internet.

O ambiente oferece bibliotecas virtuais, fóruns, chats e acesso total a professores e tutores – que estão disponíveis a maior parte do dia para tirar suas dúvidas.

Dependendo do formato escolhido, a faculdade pode oferecer mais ou menos encontros presenciais ao longo do semestre.

Os cursos semipresenciais, por exemplo, têm um equilíbrio maior de aulas a distância e in loco. Na maioria dos casos, o aluno precisa comparecer ao polo de apoio uma vez por semana.

Nos cursos totalmente a distância, os encontros são semestrais.

Ao final do curso, o estudante recebe um diploma reconhecido pelo MEC e poderá começar a concretizar a sua ideia de negócio.

Uma das vantagens dos cursos a distância é que eles se encaixam melhor no dia a dia corrido que muitos futuros empreendedores já têm.

Boas faculdades de Empreendedorismo

As faculdades de empreendedorismo se espalham por todo o país. Se você busca cursos como Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, não vai ter qualquer dificuldade de encontrar uma instituição com uma unidade ou polo de apoio perto de você.

Só não se esqueça daquilo que falamos acima: independentemente se vai estudar presencialmente ou a distância, é preciso escolher uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC, sempre!

Quer algumas sugestões para começar sua busca? Então dê uma olhada na lista abaixo:

Veja também:

Grade curricular de Administração

Vai tentar uma faculdade de empreendedorismo? Conte para a gente qual é sua primeira opção de curso!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.