Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça tudo sobre a faculdade de Marketing

10 de janeiro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Se você tem curiosidade sobre o que está por trás das propagandas, porque uma empresa desenvolveu um produto com determinadas características, como ela se posiciona no mercado e se relaciona com seus consumidores, a faculdade de Marketing pode ser uma escolha acertada.

A faculdade de Marketing pode ser do tipo tecnológica ou de bacharelado e dura entre 2 e 4 anos, dependendo da modalidade. Quem se forma neste curso encontra um mercado de trabalho amplo, com áreas bastante promissoras.

Saiba mais sobre a faculdade de Marketing, onde estudar e como é o mercado de trabalho para este profissional!

Faculdade de Marketing

A faculdade de Marketing pode ser concluída em 2 ou 4 anos, dependendo do grau escolhido:

  • Bacharelado em Marketing: dura 4 anos e forma profissionais generalistas, com matérias teóricas, como Sociologia, Psicologia, Economia e Estatística, disciplinas relacionadas a diferentes áreas do Marketing e também uma formação ligada à gestão de empresas, custos e precificação.
  • Tecnólogo em Marketing: dura em média 2 anos e concentra o conteúdo privilegiando uma formação rápida e de qualidade para ingresso no mercado de trabalho, com várias disciplinas de caráter mais prático.

As disciplinas estudadas na faculdade de Marketing podem variar de acordo com o grau conferido, com a habilitação do curso e a instituição. Veja algumas matérias que você poderá encontrar nesta graduação:

  • Comportamento do Consumidor
  • Comportamento Organizacional
  • Empreendedorismo
  • Endomarketing
  • Estatística
  • Estratégias de Preço
  • Ética
  • Gestão de Projetos em Marketing
  • Gestão de Vendas
  • Gestão em Marketing
  • Logística Empresarial
  • Marketing de Produtos
  • Marketing de Serviços
  • Marketing Digital
  • Marketing para o Terceiro Setor
  • Matemática
  • Pesquisa de Mercado
  • Processos Gerenciais
  • Promoção, Publicidade e Propaganda
  • Relacionamento com o Consumidor

Onde fazer faculdade de Marketing

Existem opções de tecnólogo e bacharelado em Marketing em faculdades públicas e privadas de todo o País.

Conheça algumas das principais instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso superior de Marketing:

A faculdade de Marketing também pode ser cursada a distância. Vale lembrar que o diploma obtido em uma graduação EAD reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Você pode consultar todas as faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Marketing (bacharelado ou tecnólogo) no portal e-mec.

Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo em diversas faculdades para cursar Marketing EaD.

Mercado de trabalho

O profissional de Marketing pesquisa o mercado para entender o perfil do consumidor e, a partir destes dados, define estratégias de comunicação e vendas, que podem envolver desde o posicionamento da marca até o preço final para os consumidores.

O campo de atuação é vasto e compreende empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Dependendo de sua formação e especialização, quem se forma em Marketing pode desenvolver suas atividades em uma série de departamento e áreas, como por exemplo:

  • Endomarketing: é o marketing voltado para dentro da empresa e tem o objetivo de engajar funcionários e comunicar estratégias da gestão.
  • Marketing Cultural: está ligado à associação de marcas e empresas a projetos na área da cultura, por meio de apoios ou patrocínios.
  • Marketing de Relacionamento: pode envolver consumidores, fornecedores e parceiros e está ligado à relação da empresa com esses grupos, bem como a criação e gestão de canais de comunicação.
  • Marketing Digital: é uma das áreas que está em alta e envolve o uso da Internet para se relacionar com o cliente e realizar vendas, com grande foco em sites institucionais, comércio eletrônico, aplicativos de celular e mídias sociais
  • Marketing Esportivo: é o patrocínio de atletas, times e eventos esportivos.
  • Marketing Político: como o próprio nome indica, trata da adequação da imagem de um político ou candidato junto aos seus eleitores, seja no período das eleições ou durante o mandato.
  • Marketing Social: é a promoção de uma causa ou comportamento social e pode ser aplicado para conscientizar, educar e promover mudanças comportamentais em indivíduos e sociedade.

Veja também:

Tecnólogo ou bacharelado: qual o melhor?

Ficou interessado em fazer uma faculdade de Marketing? Vai escolher o bacharelado ou tecnólogo? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.