Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Medicina Veterinária

27 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A faculdade de Medicina Veterinária prepara o profissional para cuidar da saúde dos animais isso tudo mundo sabe. Mas, diferentemente do Dr. Dolittle — personagem de Eddy Murphy, no filme de mesmo nome —, o campo de atuação do veterinário não se restringe apenas a cuidar dos bichinhos.

Embora essa seja a prática mais comum entre os profissionais da área, o campo de atuação do veterinário é bastante amplo e vai desde acompanhamento da saúde dos animais de estimação até o controle de doenças em grandes grupos de animais silvestres.

Neste post, vamos apresentar a você a faculdade de Medicina Veterinária, falar um pouco sobre a carreira, mercado de trabalho e onde estudar. Acompanhe!

Veja também:
+ Quanto ganha um Veterinário? Salário e Áreas de Atuação!

A faculdade de Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária é oferecido na modalidade bacharelado e pode ser feita tanto de forma presencial quanto a distância. A duração do curso é de 5 anos, ou 10 semestres.

Os cursos presenciais podem ser feitos de forma integral ou apenas em 1 turno (manhã ou noite), dependendo da instituição. No caso do curso EAD, ele é oferecido no formato semipresencial, pois o Ministério da Educação (MEC) exige a realização de aulas práticas em laboratório.

Além disso, para conseguir o diploma, é obrigatória a realização de um estágio supervisionado e a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No entanto, não basta ter um diploma de uma faculdade reconhecida pelo MEC para exercer a profissão. Após a conclusão do curso, o graduado deverá se registrar junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

O que se estuda na faculdade de Medicina Veterinária

As disciplinas do curso variam de acordo com a instituição, mas no geral os primeiros semestres são voltados para a introdução dos conceitos biológicos da área, essenciais para o exercício da profissão. Depois dessa fase, é hora de os estudantes terem contato com disciplinas mais específicas e aprofundadas.

No mais, os alunos aprendem sobre doenças comuns em animais, técnicas cirúrgicas, clínica médica, farmacologia, reprodução e melhoramento animal, entre outros assuntos essenciais para o veterinário.

De acordo com o MEC, as disciplinas mais comuns nos cursos de Veterinária são:

  • Morfofisiologia dos Animais

  • Anatomia

  • Bioquímica e Biofísica

  • Biologia Molecular e Genética

  • Imunologia

  • Histologia

  • Microbiologia

  • Parasitologia

  • Ciências Humanas e Sociais

  • Economia, Administração Rural e Empreendedorismo

  • Patologia Animal

  • Diagnóstico por Imagem

  • Farmacologia e Toxicologia

  • Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal

  • Clínica Cirúrgica Animal

  • Clínica Médica e Terapêutica Animal

  • Biotecnologia e Fisiopatologia da Reprodução

  • Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública

  • Alimentação e Nutrição Animal

  • Criação de Animais Domésticos e Silvestres

  • Bioética

Áreas de atuação do médico veterinário

O campo de atuação do médico veterinário é bastante amplo. Além de poder bancar o Dr. Dolittle e cuidar dos bichinhos com muito amor e carinho, ao ser formar na área você poderá trabalhar também em um dos setores que citaremos logo a seguir. Confira!

Centros de pesquisa

O veterinário pode atuar no campo de pesquisas, buscando soluções tecnológicas para o mercado, como um novo aparelho para facilitar seu trabalho ou uma nova fórmula de ração que ajude a manter a saúde dos bichinhos em dia.

Clínica e cirurgia

Esta é a área predileta da maior parte dos veterinários, pois lida diretamente com os bichos. O  médico veterinário clínico e cirurgião é responsável pelo atendimento clínico e por fazer procedimento cirúrgico em animais de todos os portes — dependendo de sua área de especialização.

Conservação de espécies

No Brasil existem diversos tipos de animais em risco de extinção. Nesse contexto, o veterinário pode atuar na preservação dessas espécies, lidando com as questões relacionadas ao bem-estar do animal e à reprodução em cativeiro.

Produção e sanidade animal

Muito requisitados em fazendas de criação de animais para o abate, o veterinário que atua nesta área é responsável por cuidar da saúde dos bichos, prevenindo e tratando doenças.

Além desses setores, o veterinário ainda pode atuar em laboratórios, em indústrias de produtos de origem animal, inspeção e segurança alimentar, e diversas outras áreas. Não vamos comentar sobre todas, mas é bom saber que o veterinário encontra oportunidades em mais de 80 áreas diferentes.

Mercado de trabalho para o veterinário

O mercado de pets no Brasil é o terceiro maior do mundo e se encontra em grande expansão, o que gera uma grande demanda para o médico veterinário nas indústrias e empresas em geral. As melhores oportunidades para o profissional estão no segmento de atendimento clínico para animais de estimação, no setor de agronegócio e na indústria de produtos de origem animal.

Além disso, o veterinário pode atuar como profissional liberal, prestar concursos públicos ou seguir carreira acadêmica, dando aulas em faculdades e universidades, desde que faça mestrado ou doutorado.

Onde fazer o curso de Medicina Veterinária

No Brasil, há diversas instituições que oferecem o curso de Veterinária, públicas e particulares. Mas, na hora de escolher a instituição, é preciso estar atento e verificar junto ao MEC se a faculdade tem autorização e o curso é reconhecimento. Sem a aprovação do MEC, seu diploma não terá validade e você não poderá exercer a profissão.

A seguir, apresentamos uma lista de instituições que oferecem o curso de Medicina Veterinária, algumas delas são públicas e outras particulares. Além disso, nas três primeiras instituições, é possível encontrar o curso na modalidade EAD.

Esses são apenas alguns exemplos de onde você pode fazer uma faculdade de Medicina Veterinária. E caso você não tenha condições de pagar o curso e não consiga ser aprovado em uma instituição pública, não se preocupe, pois você pode recorrer ao Fies ou ao ProUni. As faculdades Anhanguera, UNICSUL e UNICID têm também programas internos de bolsas para quem se destaca no processo seletivo.

Veja também:

Curso de Medicina Veterinária

Biologia ou Veterinária: qual a melhor opção?

Pensando em fazer Veterinária? Deixe seu comentário contando para nós por que escolheu essa profissão.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.