A faculdade de Medicina Veterinária prepara o profissional para cuidar da saúde dos animais isso tudo mundo sabe. Mas, diferentemente do Dr. Dolittle — personagem de Eddy Murphy, no filme de mesmo nome —, o campo de atuação do veterinário não se restringe apenas a cuidar dos bichinhos.

Embora essa seja a prática mais comum entre os profissionais da área, o campo de atuação do veterinário é bastante amplo e vai desde acompanhamento da saúde dos animais de estimação até o controle de doenças em grandes grupos de animais silvestres.

Neste post, vamos apresentar a você a faculdade de Medicina Veterinária, falar um pouco sobre a carreira, mercado de trabalho e onde estudar. Acompanhe!

A faculdade de Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária é oferecido na modalidade bacharelado e pode ser feita tanto de forma presencial quanto a distância. A duração do curso é de 5 anos, ou 10 semestres.

Os cursos presenciais podem ser feitos de forma integral ou apenas em 1 turno (manhã ou noite), dependendo da instituição. No caso do curso EAD, ele é oferecido no formato semipresencial, pois o Ministério da Educação (MEC) exige a realização de aulas práticas em laboratório.

Além disso, para conseguir o diploma, é obrigatória a realização de um estágio supervisionado e a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No entanto, não basta ter um diploma de uma faculdade reconhecida pelo MEC para exercer a profissão. Após a conclusão do curso, o graduado deverá se registrar junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

O que se estuda na faculdade de Medicina Veterinária

As disciplinas do curso variam de acordo com a instituição, mas no geral os primeiros semestres são voltados para a introdução dos conceitos biológicos da área, essenciais para o exercício da profissão. Depois dessa fase, é hora de os estudantes terem contato com disciplinas mais específicas e aprofundadas.

No mais, os alunos aprendem sobre doenças comuns em animais, técnicas cirúrgicas, clínica médica, farmacologia, reprodução e melhoramento animal, entre outros assuntos essenciais para o veterinário.

De acordo com o MEC, as disciplinas mais comuns nos cursos de Veterinária são:

  • Morfofisiologia dos Animais

  • Anatomia

  • Bioquímica e Biofísica

  • Biologia Molecular e Genética

  • Imunologia

  • Histologia

  • Microbiologia

  • Parasitologia

  • Ciências Humanas e Sociais

  • Economia, Administração Rural e Empreendedorismo

  • Patologia Animal

  • Diagnóstico por Imagem

  • Farmacologia e Toxicologia

  • Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal

  • Clínica Cirúrgica Animal

  • Clínica Médica e Terapêutica Animal

  • Biotecnologia e Fisiopatologia da Reprodução

  • Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública

  • Alimentação e Nutrição Animal

  • Criação de Animais Domésticos e Silvestres

  • Bioética

Áreas de atuação do médico veterinário

O campo de atuação do médico veterinário é bastante amplo. Além de poder bancar o Dr. Dolittle e cuidar dos bichinhos com muito amor e carinho, ao ser formar na área você poderá trabalhar também em um dos setores que citaremos logo a seguir. Confira!

Centros de pesquisa

O veterinário pode atuar no campo de pesquisas, buscando soluções tecnológicas para o mercado, como um novo aparelho para facilitar seu trabalho ou uma nova fórmula de ração que ajude a manter a saúde dos bichinhos em dia.

Clínica e cirurgia

Esta é a área predileta da maior parte dos veterinários, pois lida diretamente com os bichos. O  médico veterinário clínico e cirurgião é responsável pelo atendimento clínico e por fazer procedimento cirúrgico em animais de todos os portes — dependendo de sua área de especialização.

Conservação de espécies

No Brasil existem diversos tipos de animais em risco de extinção. Nesse contexto, o veterinário pode atuar na preservação dessas espécies, lidando com as questões relacionadas ao bem-estar do animal e à reprodução em cativeiro.

Produção e sanidade animal

Muito requisitados em fazendas de criação de animais para o abate, o veterinário que atua nesta área é responsável por cuidar da saúde dos bichos, prevenindo e tratando doenças.

Além desses setores, o veterinário ainda pode atuar em laboratórios, em indústrias de produtos de origem animal, inspeção e segurança alimentar, e diversas outras áreas. Não vamos comentar sobre todas, mas é bom saber que o veterinário encontra oportunidades em mais de 80 áreas diferentes.

Mercado de trabalho para o veterinário

O mercado de pets no Brasil é o terceiro maior do mundo e se encontra em grande expansão, o que gera uma grande demanda para o médico veterinário nas indústrias e empresas em geral. As melhores oportunidades para o profissional estão no segmento de atendimento clínico para animais de estimação, no setor de agronegócio e na indústria de produtos de origem animal.

Além disso, o veterinário pode atuar como profissional liberal, prestar concursos públicos ou seguir carreira acadêmica, dando aulas em faculdades e universidades, desde que faça mestrado ou doutorado.

Onde fazer o curso de Medicina Veterinária

No Brasil, há diversas instituições que oferecem o curso de Veterinária, públicas e particulares. Mas, na hora de escolher a instituição, é preciso estar atento e verificar junto ao MEC se a faculdade tem autorização e o curso é reconhecimento. Sem a aprovação do MEC, seu diploma não terá validade e você não poderá exercer a profissão.

A seguir, apresentamos uma lista de instituições que oferecem o curso de Medicina Veterinária, algumas delas são públicas e outras particulares. Além disso, nas três primeiras instituições, é possível encontrar o curso na modalidade EAD.

Esses são apenas alguns exemplos de onde você pode fazer uma faculdade de Medicina Veterinária. E caso você não tenha condições de pagar o curso e não consiga ser aprovado em uma instituição pública, não se preocupe, pois você pode recorrer ao Fies ou ao ProUni. As faculdades Anhanguera, UNICSUL e UNICID têm também programas internos de bolsas para quem se destaca no processo seletivo.

Veja também:

Curso de Medicina Veterinária

Biologia ou Veterinária: qual a melhor opção?

Pensando em fazer Veterinária? Deixe seu comentário contando para nós por que escolheu essa profissão.