O glamour de ter uma marca própria e criar coleções para os desfiles mais badalados do mundo é o grande sonho de quem faz faculdade de Moda.

Mas existem várias outras áreas em que um profissional de Moda pode atuar além das passarelas, como por exemplo, em editoriais de revistas, gestão da produção de confecções, consultorias e modelagem.

Conheça um pouco mais sobre a faculdade de Moda, onde estudar esta graduação e como está o mercado de trabalho para este profissional.

Faculdade de Moda

Também conhecida como Design de Moda, a faculdade de Moda tem duração média de 4 anos e possui a habilitação em bacharelado.

O objetivo da graduação em Moda é formar profissionais capazes de criar peças de vestuário e acessórios, além de entenderem todos os aspectos do desenvolvimento, produção e comercialização destes produtos.   

A faculdade de Moda possui muitas aulas práticas em laboratórios, oficinas e ateliês onde são ensinadas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, etc.

Durante a faculdade de Moda o aluno estudará sobre comportamentos que geram tendências, saberá identificar cores, formas, estampas e texturas que estão em evidência, e assim poderá criar produtos de moda que estejam em sintonia com os consumidores.

Além de disciplinas da área de estilismo, o bacharelado em Moda permite que o aluno tenha uma formação voltada também para áreas de gestão, design de superfícies, editorial, estamparia, estudo de mercado, entre outras.

Perfil do Profissional

Criatividade é uma das características mais marcantes de quem estuda Moda. Porém, outras capacidades são levadas em conta ao se contratar este profissional. Cada vez mais as empresas buscam por profissionais que, além de apresentarem um lado artístico bastante desenvolvido, também sejam empreendedores, bons gestores e capazes de coordenar equipes e supervisionar produções.

Para se manter criativo, o profissional deve treinar o seu olhar, não apenas pesquisando referências de moda, mas também observando outras áreas criativas como arquitetura, decoração, design, etc.

Outra característica importante para quem pretende seguir a carreira de Moda é ter sensibilidade para entender o mundo ao seu redor e padrões de comportamento. É importante identificar tendências para então criar produtos adequados ao público-alvo.

Mercado de trabalho para quem faz Moda

O mercado de confecções está em amplo crescimento, e está cada vez mais valorizando o profissional que além de criativo também tenha habilidades de gestão e pensamento estratégico.

De modo geral, um profissional de moda é aquele que cria e comercializa peças de vestuário e acessórios. Porém, muito mais que desenhar modelos, pesquisar cores, estampas e tecidos, um profissional de Moda pode atuar no setor de compras de grandes lojas, na produção de eventos, coordenando processos produtivos em confecções e muito mais.

Conheça algumas das áreas onde um profissional de Moda pode atuar e as atividades que desempenha em cada uma delas: 

  1. Consultoria – Atua como personal stylist, dando dicas do que vestir, como combinar roupas e acessórios, cores e estampas, atendendo pessoas individualmente. Pode trabalhar também com artistas e celebridades, ajudando-os a encontrar e manter um estilo próprio.
  2. Coordenação – Atua em indústrias de confecção, lojas e magazines gerenciando a compra ou confecção de novas coleções. Coordena equipes de estilo e orienta-as sobre as tendências do mercado.
  3. Estilismo – Cria roupas, acessórios, bolsas e sapatos. Também desenha estampas ou novos tecidos para a indústria têxtil.
  4. Fotografia – Produz modelos e ambientes para sessões de fotos de moda para revistas, catálogos, anúncios, etc.
  5. Gerenciamento – Desenvolve produtos e coordena os processos de produção deste produto, a compra de materiais e sua comercialização.
  6. Modelagem – Transfere para moldes os desenhos dos estilistas. Estes moldes serão utilizados como orientação para a fabricação das peças criadas.
  7. Produção – Organiza a produção de desfiles, catálogos, campanhas publicitárias e editorias de revistas.
  8. Ilustrador de Moda – Cria ilustrações e desenhos técnicos que podem ser usados em campanhas publicitárias ou até vendidos como obras de arte.

Onde Estudar Moda

Existem cerca de 150 instituições de ensino, credenciadas pelo MEC e em atividade, que oferecem o curso de graduação em Moda. Conheça algumas:

Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Privada

Universidade Anhanguera (Anhanguera) – Privada

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Privada

Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) – Privada

Universidade Federal de Goiás (UFG) – Pública

Universidade Cândido Mendes (UCAM) – Privada

Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Pública

Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB (IESB) – Privada

Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) – Privada

Universidade FEEVALE (FEEVALE) – Privada

Grade Curricular da Faculdade de Moda

A grade curricular da graduação em Moda dependerá da instituição de ensino que oferece o curso. De modo geral, encontramos as seguintes disciplinas na faculdade de Moda:

  • Administração de Produção
  • Alfaiataria
  • Ateliê de Figurino
  • Ateliê e Modelagem de Confecção
  • Comunicação de Moda e Design
  • Consultoria de Estilo
  • Cultura e Consumo de Moda
  • Desenho de Moda
  • Desenho Técnico
  • Ergonomia
  • Estruturas Visuais
  • Fotografia de Moda
  • Gestão do Design de Moda
  • História da Moda
  • Ilustração de Moda
  • Logística de Eventos de Moda
  • Materiais Têxteis
  • Modelagem Plana
  • Modelagem Tridimensional
  • Negócios e Marketing de Moda
  • Produção de Moda
  • Projeto de Coleção Autoral
  • Projeto de Coleção Comercial
  • Projeto de Coleção Funcional
  • Técnicas de Criação
  • Tecnologia Têxtil
  • Teoria do Design e da Moda

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