A graduação em Artes Visuais pode ser encontrada nos graus bacharelado e licenciatura. 

Ambos possuem as mesmas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC), assim como o mesmo período de duração. 

O bacharelado é o tipo tradicional de graduação, na qual a maior parte dos cursos é ofertados. Ele forma profissionais para trabalhar em diferentes áreas de atuação. Já a licenciatura possui características específicas. 

O curso

Com duração média de quatro anos, o curso de licenciatura em Artes Visuais caracteriza-se pelo enfoque voltado para a docência no ensino básico. Ou seja, ele forma profissionais exclusivamente para dar aulas sobre artes.

Isso significa que o formado em licenciatura não pode exercer as funções de um artista plástico. Por outro lado, o bacharel pode atuar em diversos setores do mercado de trabalho, mas não pode dar aula.

Por esse motivo, todo a formação é voltada para a formação de um professor e, ao final do curso, é obrigatório entregar atividades complementares, realizar o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para retirar o diploma.

Grade curricular

Além das disciplinas da área de humanas e as específicas da área, a grade curricular do curso de licenciatura possui matérias relacionadas à métodos de ensino e aprendizagem. Confira:

  • Práticas de ensino
  • Didática
  • O ensino da arte
  • Psicologia da educação
  • História da educação
  • Legislação e políticas educacionais no Brasil
  • Sociologia da educação
  • História da arte
  • Desenho
  • Sociologia
  • Processos fotográficos
  • Linguagem tridimensional
  • Antropologia
  • Pintura
  • Gravura

Modalidades

A modalidade de um curso é o formato em que ele é oferecido. As principais são a presencial, semipresencial e EaD. A graduação em Artes Visuais pode ser encontrada nas três.

No formato presencial, todas as aulas, atividades e avaliações acontecem em sala de aula, na instituição de ensino. Já no semipresencial, 80% das aulas acontecem de forma presencial e até 20% dos conteúdos são repassados aos alunos de forma on-line.

Por fim, no ensino a distância, até 100% das aulas podem ocorrer virtualmente. As instituições que ofertam cursos EaD o fazem por meio de uma plataforma digital, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Com aparelhos eletrônicos como computadores, tablets ou celulares, os alunos acessam as aulas ao vivo ou gravadas, atividades e também interagem com os colegas de classe e professores.

Nesse formato, há tutores disponíveis para tirar as dúvidas e prestar auxílio aos universitários. É importante ressaltar, porém, que ainda que o curso seja on-line, algumas instituições possuem atividades ou avaliações presenciais. A quantidade de atividades pode variar.

Mercado de trabalho

Como a licenciatura em Artes Visuais forma professores de artes, o mercado de trabalho desse profissional é voltado para a área de ensino. Ele passará adiante os conhecimentos aprendidos ao longo dos quatro anos de graduação.

Sendo assim, é possível trabalhar em escolas regulares públicas e privadas, ONGs, escolas de cursos livres, instituições artísticas e culturais. 

Nas escolas regulares, o professor pode dar aulas para o Ensino Fundamental e Médio, pois há uma lei que determina o ensino de artes para o Ensino Básico. Nas instituições, além de aulas é possível participar de ações educativas.

Salários

De acordo com o site Glassdoor, de avaliação de empresas e de informações sobre salários, o salário médio de um professor de artes é de R$3.358,00. 

A remuneração pode passar por pequenas alterações em diferentes estados ou locais de trabalho.

Onde estudar?

O diploma no curso de Artes Visuais é essencial para exercer a profissão e, além disso, ele pode aumentar a média salarial em até 237%, de acordo com dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp). Porém, para que o documento seja válido em todo o território nacional, a graduação deve ser autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Por meio de uma avaliação, o órgão garante que a instituição possui a estrutura e atende aos padrões de qualidade necessários para ofertar o curso. Portanto, é fundamental conferir essas informações sobre o curso antes de efetuar a matrícula em uma instituição de ensino.

A seguir, veja algumas opções de centros universitários e universidades que oferecem o curso de Artes Visuais e outras graduações nas modalidades presencial e de ensino a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Leia também:

As oportunidades e o curso de Artes Cênicas
Conheça tudo sobre a faculdade de Artes Visuais

Tirou suas dúvidas sobre o curso de licenciatura em Artes Visuais? Responda nos comentários abaixo!