Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

METEOROLOGIA

13 de outubro de 2007
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A PROFISSÃO DE METEOROLOGISTA

Os meteorologistas estudam e interpretam a composição, a estrutura e a dinâmica da atmosfera e analisam os vários tipos de fenômenos meteorológicos.

Do seu trabalho resultam informações e previsões sobre o estado do tempo, que são utilizadas na vigilância meteorológica destinada à proteção de vidas humanas e de bens e à prestação de serviços às mais diversas atividades econômicas como, por exemplo, a agricultura e a navegação aérea e marítima.

Resultam, igualmente, informações e previsões utilizadas para proteção do clima e do ambiente atmosférico.

Cumpre a estes profissionais estudar o sistema climático, constituído pela atmosfera, litosfera, biosfera e hidrosfera e as relações entre estes subsistemas.

Examinam, por exemplo, a atmosfera no que diz respeito às suas propriedades químicas e físicas, à transmissão de luz, som e ondas de rádio e à transferência de energia.

Estudam, também, fatores relacionados com a formação de nuvens, precipitação, neve e outros fenômenos meteorológicos como tempestades tropicais ou maremotos, recorrendo designadamente a registros de fenômenos como o vento, a pluviosidade, as horas de sol e as temperaturas de determinados locais.

[Comece sua carreira. Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A previsão do estado do tempo é uma das atividades mais conhecidas destes profissionais.

Para a cumprirem começam por recolher informação sobre pressão atmosférica, temperatura e umidade do ar, direção e velocidade do vento, nuvens, precipitação, eletricidade atmosférica, etc.

Com base nas informações recolhidas, elaboram cartas que permitem prognosticar o estado do tempo a curto, médio e até a longo prazo.

Também comunicam e explicam as previsões recorrendo, por exemplo, aos meios de comunicação social, diferenciando a informação em função dos interessados: público em geral ou agentes econômicos, por exemplo, dos setores agrícola, piscatório e dos transportes.

No âmbito da vigilância meteorológica, são responsáveis pelos avisos de ocorrência de fenômenos meteorológicos e climatológicos extremos, tais como precipitações muito intensas, cheias, ventos fortes ou muito fortes e períodos de seca prolongados.

Podem, ainda, apoiar na prevenção e no combate aos fogos florestais.

Os meteorologistas desempenham, também, funções relacionadas com a proteção do ambiente atmosférico, como a verificação dos valores que este apresenta no que se refere a componentes como ozônio, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de azoto, compostos orgânicos voláteis, etc.

Normalmente, estes profissionais lidam com uma grande quantidade de instrumentos.

 Recorrem, por exemplo, a satélites para obter informações sobre o estado do tempo ou sobre a variação da camada de ozônio, a radares para detectar trovoadas e tornados (e respectiva direção e intensidade) e a computadores para tratarem toda a informação recolhida.

Por vezes, determinadas tarefas são realizadas juntamente com profissionais de outras áreas.

 Por exemplo, é natural que no estudo de um terremoto trabalhem com geólogos e quando procedem à vigilância da qualidade do ar trabalhem com engenheiros do ambiente.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa.

Geografia

Informática

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.