Ciência da Computação é um curso bastante querido pelos brasileiros.

Tanto que hoje contabiliza quase 70 mil estudantes por todo o país. É a graduação ideal para quem gosta de explorar as inúmeras potencialidades que os computadores, os sistemas e as redes nos oferecerem.

Mas será que é fácil conseguir vaga em Ciência da Computação pelos principais programas de acesso ao ensino superior que usam a nota do Enem?

A seguir, descubra qual é a nota de corte para Ciência da Computação e conheça algumas boas faculdades onde você pode estudar!

Nota de corte para Ciência da Computação

Quem faz o Enem pode, dependendo do perfil socioeconômico, participar de pelo menos quatro programas que dão acesso a vagas em faculdades públicas e privadas: o Sisu, o ProUni, o FIES e o ingresso direto.

Cada um deles tem uma nota de corte diferente.

Para poder contar a você com funcionam esses processos seletivos e se é difícil ou não entrar em Ciência da Computação, a gente foi atrás das notas de corte mais recentes.

Confira a seguir.

Nota de corte para Ciência da Computação no Sisu

O Sisu costuma ser o programa mais difícil de conseguir vaga, por causa da alta concorrência que eleva as notas de corte na maioria dos cursos.

O motivo para tanta dificuldade não poderia ser outro: esse é o programa que distribui vagas em universidades públicas!

Para participar, os candidatos precisam ter feito a edição mais recente do Enem e não podem ter tirado zero na redação.

As notas de corte para Ciência da Computação no Sisu são:

  • Média nacional: 682 pontos
  • Maior nota: 820 pontos
  • Menor nota: 577 pontos

A partir de 2020.2 o Sisu passa a oferecer também vaga em cursos a distância, o que pode ajudar a diminuir um pouco essas notas de corte!

Nota de corte para Ciência da Computação no ProUni

O ProUni é aquele programa do governo federal que distribui bolsas de estudos em faculdades da rede privada. Nele, os candidatos encontram vagas em cursos presenciais ou EAD por todo o país.

Em Ciência da Computação, a situação das notas de corte no ProUni é a seguinte:

  • Média nacional: 700 pontos
  • Maior nota: 738 pontos
  • Menor nota: 672 pontos

Para poder concorrer ao ProUni o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e atender a quatro critérios de participação:

  1. Ter obtido pelo menos 450 pontos na média as provas, sem ter zerado a redação.
  2. Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública, ou na particular como bolsista integral.
  3. Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
  4. Não ter curso de nível superior.

Nota de corte para Ciência da Computação no FIES

O FIES dá uma forcinha para quem precisa arcar com os custos de um curso superior. O programa financia graduações presenciais a juros baixos e oferece condições facilitadas de pagamento da dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura.

O crédito estudantil é distribuído por meio de uma seleção similar à do Sisu e do ProUni.

As notas de corte para Ciência da Computação são:

  • Média nacional: 563 pontos
  • Maior nota: 668 pontos
  • Menor nota: 451 pontos

Para poder concorrer ao FIES o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e atender aos requisitos de desempenho e renda familiar mensal bruta exigidos pelo MEC.

Nota de corte para Ciência da Computação no Ingresso Direto

O ingresso direto é o sistema que permite aos participantes do Enem entrarem em faculdades privadas sem precisar fazer vestibular. É só apresentar as notas do exame e pronto (só não pode ter zero na redação).

As notas de corte aqui são bem variadas, pois são estabelecidas pela faculdade. No entanto, pode ter certeza de que são bem mais baixas que as do Sisu, do ProUni e do FIES.

Todos esses programas acontecem duas vezes ao ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre.

Sobre o Curso de Ciência da Computação

Ciência da Computação é uma verdadeira viagem ao universo da informática. Os estudantes vão investigar todos os componentes, dispositivos e tecnologias por trás de computadores, softwares, hardwares, redes, dispositivos móveis, protocolos e linguagens.

O curso é um bacharelado com duração de quatro anos. Nesse tempo, os alunos vão conhecer diferentes soluções baseadas no processamento de informações usando conhecimentos de matemática, física, lógica, engenharia e administração.

Os profissionais deixam a faculdade com capacidade para desenvolver softwares em diferentes linguagens, fazer gestão de redes, análise de requisitos, projetar arquitetura de sistemas computacionais, identificar problemas e apresentar soluções.

Podem trabalhar com áreas em alta, como:

  • Inteligência artificial
  • Banco de dados
  • Redes de computadores
  • Big data
  • Programação orientada a objetos
  • Estrutura de dados
  • Sistemas distribuídos
  • Modelagem e simulação de fenômenos
  • Computação gráfica
  • Robótica
  • Segurança da informação
  • Internet das Coisas

Na maioria das faculdades, a formação está antenada com as inovações do setor, incentiva pesquisa de desenvolvimento tecnológico e busca atender às grandes demandas do mercado de trabalho.

Os formados em Ciência da Computação podem trabalhar como desenvolvedores, analistas de sistema, programadores, arquitetos de software e gestores de projetos de tecnologia.

Onde estudar Ciência da Computação

Ciência da Computação está disponível em cerca de 300 faculdades pelo país.

Em mais ou menos 30 delas dá para fazer o curso a distância – uma boa alternativa para quem busca mais flexibilidade no seu dia a dia.

Antes de escolher a faculdade é importante fazer uma pesquisa para saber se a instituição vale a pena. Por se tratar de uma área bastante concorrida, é fundamental que o profissional tenha acesso a um ensino de qualidade, o que representa um diferencial importante no mercado de trabalho.

Por isso, garanta que a faculdade escolhida seja reconhecida e bem avaliada pelo MEC, independentemente se você vai estudar presencialmente ou a distância.

Abaixo, a gente selecionou algumas onde você encontra Ciência da Computação:

Veja também:

Curso de Engenharia de Software

O que achou das notas de corte de Ciência da Computação? Dá para encarar na boa? Conte para a gente nos comentários!