Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Faculdade de Educação Física: Confira a nota de corte!

8 de outubro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porFernanda Zacchi

Quem está a fim de fazer Educação Física não pode reclamar: tem vaga de sobra!

Milhares delas se espalham por universidades públicas e privadas, no presencial e no online, em bacharelados e licenciaturas.

Nos processos seletivos as notas de corte variam para mais ou para menos de acordo com uma série de fatores.

Você tem alguma ideia de quanto precisa tirar para entrar naquela faculdade tão desejada?

A seguir, descubra quais são as notas de corte de Educação Física!

As notas de corte de Educação Física

As notas de corte para entrar em Educação Física oscilam bastante. Tudo depende da faculdade e do processo seletivo escolhido.

As instituições mais complicadas de entrar são as públicas, pelo Sisu, seguidas das particulares que operam pelo ProUni.

Para que você tenha uma noção clara das notas de corte de Educação Física, a gente separou as médias de acordo com cada tipo de processo seletivo.

Acompanhe:

Notas de corte para entrar em Educação Física pelo Sisu

Com o Sisu é possível disputar vaga em centenas de universidades públicas e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O programa abre inscrições duas vezes por ano, no início dos semestres, e é destinado exclusivamente a quem fez o Enem mais recente. Para participar basta não ter tirado zero na redação.

Mas o que aparenta ser simples é, na verdade, o programa de acesso ao ensino superior mais concorrido do país.

Para conseguir vaga com tranquilidade é preciso ter uma bela pontuação nas provas!

As notas de corte para Educação Física são as seguintes:

  • Menor: 562 pontos
  • Média: 642 pontos
  • Maior: 740 pontos

Nos últimos anos esses números têm oscilado pouco. A menor média geral registrada desde 2013 foi em 2016.1, quando chegou a 635 pontos.

Em seleções recentes, o IFCE (Ceará), a UFPA (Paraná) e a UFRJ (Rio de Janeiro) tiveram as maiores notas de corte. As menores foram registradas na UEMT (Mato Grosso), UFMT (Mato Grosso) e UFPI (Piauí).

Notas de corte para entrar em Educação Física pelo ProUni

Com o ProUni os estudantes de Educação Física (e de qualquer outra graduação) podem fazer um curso com bolsa parcial ou integral bancada pelo governo.

O programa é voltado a estudantes de baixa renda que fizeram o Enem e tiraram boa nota (a mínima exigida é de 450 pontos, sem ter zerado a redação).

Aqui a concorrência é alta, quase tanto quanto no Sisu.

Veja como são as notas de corte para Educação Física:

  • Menor: 595 pontos (mais alta que no Sisu)
  • Média: 600 pontos
  • Maior: 610 pontos

Historicamente, essa é uma das médias mais altas registradas desde 2013. Normalmente é preciso cerca de 570 pontos para conseguir bolsa em Educação Física.

O ProUni também acontece duas vezes por ano. As inscrições abrem logo após o encerramento do Sisu.

Os participantes precisam ter concluído o ensino médio em escola da rede pública, não ter curso superior e comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Notas de corte para entrar em Educação Física pelo FIES

Com o FIES os estudantes podem financiar um curso superior em faculdade privada.

Os diferenciais do programa são os juros baixos (ou até zero em alguns casos) e as facilidades para pagar a dívida em vários anos.

Para conseguir o benefício é preciso encarar um processo seletivo, que também tem nota de corte ? às vezes alta, dependendo da instituição escolhida.

Veja quanto é preciso tirar no Enem para financiar o curso de Educação Física com ajuda do FIES:

  • Menor: 452 pontos
  • Média: 535 pontos
  • Maior: 670 pontos

O FIES exige pontuação mínima no Enem, sem ter zerado a redação (confira a nota para se inscrever no edital, pois pode mudar a cada semestre). Também é preciso se enquadrar em determinado perfil de renda familiar.

Notas de corte para entrar em Educação Física sem fazer vestibular

Há uma maneira ainda mais fácil de entrar em Educação Física com a nota do Enem.

O ingresso direto permite que os candidatos consigam vaga imediatamente, sem precisar fazer vestibular. Basta acessar o site do processo seletivo da faculdade desejada e apresentar a pontuação obtida no Enem. Depois é só contar as horas para o início das aulas.

As notas de corte nesse caso são estabelecidas pelas próprias faculdades, o que impossibilita determinar as menores, maiores e a pontuação média, como fizemos nos demais processos seletivos.

No entanto, pode ter certeza de que são bem mais acessíveis que as do Sisu, ProUni ou FIES.

O curso de Educação Física

Educação Física é um sucesso. A graduação está presente em mais de mil faculdades e tem mais de 360 mil estudantes matriculados.

São dois graus de formação, o bacharelado e a licenciatura ? um para quem quer atuar em clubes, academias, etc. e outro para quem prefere ser professor.

O curso também tem boa disponibilidade no formato a distância.

A duração é de quatro anos. Nesse período, os alunos vão estudar anatomia do aparelho locomotor humano, biomecânica, nutrição esportiva, sistema cardiorrespiratório e os fundamentos das atividades esportivas: dança, basquete, vôlei, futebol, atletismo, ginástica, musculação e por aí vai.

O mercado é amplo, com oportunidades em academias, clubes, hospitais, escolas, universidades, resorts, consultorias e treinamentos individualizados.

Onde estudar Educação Física

Quando a oferta é tão farta, fica fácil encontrar um curso como Educação Física numa faculdade ou num polo de apoio mais próximo.

Fique bem de olho é na qualidade da faculdade escolhida. Para ter acesso a um curso de alto padrão, que garanta uma boa colocação no mercado de trabalho, a instituição deve ser reconhecida e bem avaliada pelo MEC ? e isso vale tanto para graduações presenciais quanto EAD.

E já que você chegou até aqui, a gente aproveita o embalo para apresentar algumas faculdades onde você pode fazer Educação Física com qualidade:

Veja também:

Descubra o que faz um nutricionista e como se tornar um

Vai conseguir entrar em Educação Física? Conte para a gente o que você achou das notas de corte!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.