Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Licenciatura Plena: o que é, tipos de cursos e como fazer uma

5 de abril de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A escolha do curso é fundamental, a partir dela vamos desenvolver uma carreira. Mas além de escolher com qual área deseja trabalhar, também é importante optar por um tipo de habilitação.

Existem três opções de grau acadêmico, o grau tecnológico, o bacharelado e a licenciatura. Cursos tecnológicos, por exemplo, entregam uma formação mais especializada em áreas científicas e tecnológicas e, normalmente, tem uma duração menor.

O bacharelado, por sua vez, entrega uma formação mais generalista, permitindo que o profissional atue em vários setores de uma área do conhecimento.

Por fim, temos a licenciatura. Os cursos dessa categoria são destinados a pessoas que desejam atuar na área da educação. Abaixo, vamos explicar melhor o que é licenciatura plena. Confira!

O que é licenciatura plena?

Licenciatura plena, também conhecida como magistério, é uma categoria de curso superior que habilita os alunos para lecionar aulas sobre determinada área de formação.

Os profissionais formados em cursos dessa categoria podem dar aulas para o ensino fundamental ou médio. O curso de Pedagogia também possibilita o profissional de atuar na educação infantil.

Geralmente, um determinado curso pode ser feito tanto na categoria licenciatura como no bacharelado. Porém, os cursos de licenciatura vão incluir disciplinas relacionadas à práticas pedagógicas e didática.

Tipos de cursos de licenciatura plena

Abaixo, mostraremos os cursos que estão inseridos dentro da categoria licenciatura plena. Também informaremos como é o curso e a atuação desse profissional.

Curso de licenciatura em Artes Visuais

Curso: a formação do curso é baseada nas diferentes linguagens de expressão artística. Fazem parte do currículo disciplinas teóricas, como história da arte e práticas, como pintura, desenho e imagens digitais.

Áreas de atuação: esse profissional pode ministrar aulas para alunos do ensino fundamental e médio e cursos livres. Também pode trabalhar organizando diferentes eventos em instituições culturais, museus e ONGs.

Curso de licenciatura em Ciências biológicas

Curso: durante o curso, o aluno terá aulas de genética, botânica e ecologia. Como se trata de um curso de licenciatura, as disciplinas relacionadas a estratégias pedagógicas também aparecem.

Áreas de atuação: esse profissional pode ministrar aulas de Biologia em escolas públicas e privadas do ensino médio. No ensino fundamental está apto para atuar na função de educador ambiental ou professor de ciências.

Trabalhar desenvolvendo ações educativa em museus, unidades de conservação, empresas ou ONGs também é uma opção.

Curso de licenciatura em Educação Física

Curso: serão ministradas aulas sobre ortopedia, anatomia e fisiologia, além de administração, estatística e economia. O curso aborda ainda disciplinas relacionadas a educação.

Áreas de atuação: o licenciado em Educação Física pode ministrar aulas para educação infantil, ensino fundamental e médio, educação especial, e de jovens e adultos (EJA). O curso também capacita esse profissional a planejar e elaborar programas de educação física de escolas ou cursos.

Curso de licenciatura em Física

Curso: Além das disciplinas voltadas para práticas pedagógicas e didática, a grade curricular desse curso conta com aulas de matemática e física básica. No segundo ano, o aluno terá física avançada, astrofísica, eletrostática, eletromagnetismo, termodinâmica e muitas aulas práticas.

Áreas de atuação: o profissional formado em Física por lecionar para alunos do  ensinos fundamental, ensino médio ou em cursinhos pré-vestibulares.

Curso de licenciatura em Geografia

Curso: durante o curso, o aluno estudará disciplinas básicas de geografia física, humana, instrumental e regional. Tem ainda as disciplinas relacionadas a educação, como didática e psicologia da educação.

Áreas de atuação: o habilitado em licenciatura poderá atuar como professor dos ensinos fundamental e médio. Também pode dar aulas em cursos pré-vestibulares.

Curso de licenciatura em História

Curso: além das disciplinas pedagógicas, o curso aborda a história tendo como base as regiões (Brasil, Ásia e Europa) e os períodos (pré-história, história antiga, idade média e idade contemporânea).

Áreas de atuação: pode atuar como professor do ensino fundamental e médio ou na educação de Jovens e adultos. Também está apto para ministrar aulas em cursinhos pré-vestibulares.

Fora da sala de aula existem opções em museus, empresas privadas ou ONGs para cuidar de eventos, exposições ou conservação de acervos. Órgãos do setor público, turismo, bibliotecas e centros culturais são outros ambientes em que esse licenciado é requisitado.

Curso de licenciatura em Letras

Curso: o curso conta com disciplinas relacionadas à educação, língua portuguesa, teoria literária, semântica, fonologia e literaturas portuguesa, brasileira e estrangeiras.

Nessas disciplinas os alunos vão ter aulas de análise literária, tradução e produção de textos. Também vão estudar sobre o uso e a evolução dos idiomas.

Áreas de atuação: a principal área de atuação do licenciado em Letras está nas escolas, atuando como professor dos ensinos fundamental e médio. Os profissionais que possuem formação português/inglês podem ministra aulas em escolas de idiomas.

Editoras também buscam por esse profissional para preparar originais, revisar e  traduzir textos. O secretariado bilíngue é outra opção.

Curso de licenciatura em Matemática

Curso: além de disciplinas voltadas para estratégias de ensino, a grade curricular traz disciplinas como álgebra, cálculo diferencial e integral e geometria.

Áreas de atuação: vai atuar como professor do ensino fundamental ou médio. Também pode trabalhar em centros de processamento de dados, em editoras ou com desenvolvimento de softwares educativos

Curso de licenciatura em Pedagogia

Curso: metodologias de ensino, administração escolar e novas tecnologias pedagógicas são algumas das aulas ministradas durante o curso. Filosofia e História da educação também fazem parte do currículo.

Áreas de atuação: escolas, creches, ONGs e RH de empresas, Pedagogia hospitalar, direção de escolas, coordenação pedagógica e supervisão de ensino são algumas das opções para esse profissional.

O pedagogo pode trabalhar ainda em órgãos públicos, executando e administrando projetos educativos ou voltados para a capacitação de pessoal. Editoras também costumam contratar esse profissional para desenvolvimento de obras didáticas e paradidáticas.

Curso de licenciatura em Química

Curso: o licenciado terá formação nas quatro áreas da Química: orgânica, inorgânica, físico-química e analítica. Cinética química, bioquímica e análise de solo também fazem parte do currículo.

Áreas de atuação: além de poder atuar como professor do ensino médio ou em cursinhos pré-vestibulares, pode optar pelo campo da pesquisa.

Onde realizar um curso de licenciatura plena?

A seguir, separamos algumas faculdades que são bem avaliadas pelo MEC e oferecem cursos de licenciaturas. Além disso, todas elas aceitam o Enem como forma de ingresso e possuem programas próprios e bolsas e descontos em mensalidades.

Veja também:

Letras

Faculdade de Química

Está pensando em atuar no setor educacional? Você já sabe o que é licenciatura plena, agora só falta escolher o curso. Conte para a gente no espaço abaixo, qual deles pretende escolher!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.