Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

O que se estuda em Enfermagem?

18 de outubro de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O enfermeiro é o profissional responsável por cuidar de pacientes de hospitais e outras instituições de saúde. Seu papel envolve o atendimento às pessoas doentes, seja auxiliando os médicos, prestando os primeiros socorros, administrando medicamentos, colhendo amostras para exames ou fazendo curativos, entre outras atribuições.

Além de unidades de saúde, o enfermeiro tem várias outras áreas de atuação: atendimento domiciliar, laboratórios de exames, resgates de acidentados, pesquisa acadêmica, gestão de equipes de enfermagem são alguns exemplos.

O curso superior de Enfermagem dá a base necessária para trabalhar em qualquer desses ambientes com confiança, responsabilidade e competência.

Se você tem interesse em seguir essa profissão mas ainda não sabe exatamente como funciona o curso, veio ao lugar certo!

Aqui você vai encontrar um guia super completo sobre o que se estuda no curso de Enfermagem. Ao final, poderá conferir uma lista com ótimas faculdades que oferecem a graduação. Vamos lá?

O que se estuda em Enfermagem?

A enfermagem abrange o estudo do corpo humano, com foco na localização e nas relações estruturais dos órgãos e sistemas. Essa disciplina promove uma análise abrangente do corpo, abordando os sistemas locomotor, respiratório, cardiovascular, nervoso, digestivo, urinário, reprodutivo, entre outros.

Sobre o curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem dura 5 anos (10 semestres). O estágio é obrigatório durante os últimos anos e geralmente os alunos completam a carga horária em diversas especialidades da área de Enfermagem, de Saúde da Mulher à Saúde Mental.

Para obter o diploma é necessário também entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e cumprir as atividades complementares, que podem ser conseguidas com presenças em eventos, simpósios, palestras, cursos livres, cursos de idiomas e outras tarefas relevantes à formação pessoal e acadêmica de um estudante de Enfermagem.

Disciplinas do curso de Enfermagem

Antes de mais nada, você deve ter em mente que a grade curricular do curso de Enfermagem pode variar de acordo com a instituição de ensino. O conteúdo abordado é muito parecido, normalmente. O que muda é a nomenclatura das disciplinas e a ordem em que são apresentadas durante a graduação.

A maior parte do currículo é de Ciências Biológicas, com algumas pitadas de matérias das Ciências Humanas. Algumas disciplinas são teóricas e outras são práticas, com atividades em laboratórios e contato direto com pacientes, principalmente durante os estágios realizados nos últimos anos da faculdade.

Quer conhecer algumas das matérias que você encontrará durante o curso? Dê uma olhada nas principais:

Anatomia Aplicada à Enfermagem: Estuda desde a localização dos órgãos e sistemas até o detalhamento de suas estruturas.

Bases do Cuidado em Enfermagem: Ensina a realizar exames físicos gerais em adultos e idosos, bem como os procedimentos básicos de Enfermagem.

Bioquímica Clínica Aplicada à Enfermagem: Estuda a bioquímica básica das proteínas, das enzimas, do sangue, da linfa e das secreções digestivas, além de apresentar a estrutura dos carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas.

Ciência da Enfermagem: Estuda as correntes teóricas da Enfermagem, contextualizando o processo de cuidar de pacientes. Leva em consideração o trabalho dos enfermeiros e as relações com o sistema de saúde, o sistema hospitalar e os serviços de apoio técnico-administrativo.

Citologia e Histologia: Estuda citologia, embriologia, genética e evolução, bem como os tecidos fundamentais do organismo humano.

Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica: Ensina os princípios de assepsia para instrumentação e montagem de sala cirúrgica.

Enfermagem em Doenças Infecciosas e Parasitárias: Estuda as formas de transmissão de doenças e apresenta medidas de prevenção, controle e tratamento dessas doenças.

Enfermagem em Reprocessamento de Materiais: Fornece conhecimentos necessários para limpar, descontaminar, desinfetar e esterilizar instrumentos e materiais hospitalares.

Enfermagem em Saúde da Criança: Estuda o crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, apresentando os procedimentos de enfermagem direcionados a esse grupo, além de maneiras de prevenir os acidentes e tratar as doenças que mais afetam essa faixa etária.

Enfermagem em Saúde da Mulher: Estuda a saúde da mulher contemplando aspectos sociais, culturais e de gênero. Apresenta noções de sexualidade e reprodução, concepção, contracepção e menopausa. Dá as bases para que o futuro enfermeiro identifique doenças ginecológicas, oncoginecológicas e sexualmente transmissíveis.

Enfermagem em Saúde Materna: Estuda a enfermagem voltada para a mulher no período gestacional, além de apresentar as principais doenças e males que ocorrem durante a gravidez.

Enfermagem em Saúde Pública e Coletiva: Analisa as políticas, os programas e os indicadores de saúde e de assistência à saúde da mulher, do adulto e do idoso. Aborda as principais doenças crônicas como problemas de saúde pública e promove um estudo crítico sobre como tratar e prevenir esses males.

Enfermagem em Situações de Risco: Estuda os cuidados com a saúde de internados em situações de urgência e emergência.

Ética e Legislação Profissional: Apresenta as questões éticas e legais do exercício da profissão, discutindo temas de bioética e ensinando conhecimentos sobre as entidades representativas da enfermagem.

Farmacoterapêutica Aplicada à Enfermagem: Envolve o estudo e análise das medicações e suas interações com o corpo humano.

Imunologia Aplicada à Enfermagem: Estuda os elementos do sistema imunológico.

Microbiologia Aplicada à Enfermagem: Características estruturais, morfológicas e fisiológicas dos microrganismos: bactérias, vírus e fungos. Apresenta infecções bacterianas, viroses e micoses e como o enfermeiro deve lidar com esses males.

Princípios de Saúde Mental: Estuda as bases teóricas para o entendimento da saúde e das doenças mentais.

Faculdades que oferecem o curso de Enfermagem

Pretende fazer a graduação em Enfermagem mas ainda não faz ideia de onde estudar? Podemos lhe ajudar com uma super seleção de faculdades que oferecem o curso de Enfermagem.

Toda as instituições a seguir foram bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), a maior autoridade educacional do país. O diploma é válido em todo o território nacional e reconhecido pelo mercado de trabalho.

Além disso, todas as faculdades que selecionamos trabalham com bolsas de estudo e participam do ProUni e do FIES, dois programas governamentais que auxiliam quem não tem condições financeiras de estudar. Dê uma olhada:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

E tem mais: caso não se encaixe nos requisitos do ProUni e do FIES, nas faculdades que listamos acima você vai encontrar uma série de condições facilitadas para estudar Enfermagem: descontos, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Qual o salário de um enfermeiro?

Está pensando em cursar Enfermagem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.