Os cinco melhores cursos para quem sabe desenharDesenhar é o processo de produção de obras através de traçados formados por pontos, linhas e formas. O desenho pode ser uma forma de expressão dos sentimentos, uma forma de manifestação ou somente a representação de objetos. O desenho pode ser representado de diversas maneiras como pinturas, gravuras entre outras representações.

Ter o dom para o desenho é privilégio somente de algumas pessoas. Porém, se você gosta de desenhar, mas não possui o dom para o desenho, não desanime! Os cursos relacionados ao desenho possuem diversas disciplinas que ensinam os alunos a desenhar. Mas, fique atento, pois alguns cursos possuem provas de habilidade específicas, por isso é importante que o aluno tenha noções de como desenhar e se prepare para essas provas. Confira os cinco melhores cursos para quem sabe desenhar!

Design de games

Design de games é a área que se destina ao desenvolvimento e à criação de jogos eletrônicos para computadores, celulares e videogames. O profissional dessa área analisa as tendências do mercado, as características e as preferências do público-alvo além do contexto social em que se encontram. Cuida dos cenários, da estética e da modelagem dos personagens que estarão presentes no jogo a ser criado. O curso possui grande parte das suas disciplinas voltada para a área do desenho como gestão do design, linguagem visual e desenho.

Moda

Moda é a ciência que cria e comercializa peças e acessórios de acordo com as tendências e estilos. O profissional dessa área tem como principal função criar peças de roupas, jóias e calçados definindo as tendências e estilos. Também desenha estampas em peças cruas. Além de saber desenhar, é necessário que o aluno do curso de desenho tenha muito criatividade. O curso oferece diversas disciplinas de desenho como moda e criação, modelagem e estilismo.

Arquitetura

A arquitetura é a arte de organizar, projetar e implementar espaços, sejam eles externos ou internos, de acordo com a estética e a funcionalidade. O profissional dessa área faz a planta das construções e desenha o interior delas. Pode também criar objetos e logotipos. Em grande parte das universidades é exigida uma prova de habilidades específicas para ingressar no curso de arquitetura. Possui diversas disciplinas ligadas ao desenho como urbanismo, desenho arquitetônico e geometria gráfica.

Design de interiores

O curso de design de interiores tem como objetivo preparar o aluno para ter habilidades, a fim de arranjar e planejar ambientes de acordo com padrões de funcionalidade e estética. O profissional dessa área planeja como ficará o interior de determinado ambiente com objetos, iluminação, acabamento e materiais. Faz todo o projeto de decoração. O curso possui grande parte de sua carga horária destinada a matérias práticas relacionadas ao desenho como perspectiva prática e desenho arquitetônico.

Artes visuais

A arte visual é a ciência que se dedica à criação de obras como pinturas e desenhos, utilizando-se de elementos táteis e visuais. Utilizam-se papéis, tintas e outros tipos de materiais para criar um trabalho. O profissional dessa área pode atuar como expositor em galerias, ilustrador de livros e criador de animação. A grade curricular do curso de artes visuais está intimamente ligada ao desenho. O aluno trabalha com desenho durante todo o curso em disciplinas como pintura, desenho e imagens digitais. Esse curso também exige que os alunos realizem uma prova específica para ingressar nele.

Onde estudar

Já escolheu seu curso?

Agora é a hora de buscar uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) para dar o pontapé inicial em uma carreira de sucesso.

Selecionamos algumas para você a seguir. Todas elas trabalham com facilidades como ProUni, FIES, bolsas, descontos e parcelamentos.

Veja também:

Os 24 melhores cursos de tecnólogo

E você, já sabe desenhar ou pretende aprender? Então conte para gente qual curso mais lhe atraiu!