Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Profissão: Dentista

18 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Ter um sorriso bonito e boa saúde bucal fazem maravilhas pela autoestima e o bem-estar das pessoas. Elas conseguem comer melhor, falar com mais clareza, sorrir e gargalhar – mostrando os dentes sem sentir vergonha – e aproveitar mais sua vida social e o convívio com outras pessoas.

O Dentista é o profissional que cuida da saúde da boca, dos dentes e dos ossos da face. Ele atende pessoas saudáveis que desejam apenas melhorar a estética do seu sorriso e também pacientes que possuem algum problema (cárie, mordida cruzada, dor, etc.).

A faculdade de Odontologia é uma das mais concorridas nos vestibulares. Em algumas instituições de ensino, a relação candidato/vaga é bastante alta e só perde para o curso de Medicina.

Saiba como funciona a profissão de Dentista e entenda porque esta é uma das carreiras mais procuradas da Saúde. Veja também onde estudar para se destacar nesta área!

Sobre a profissão de Dentista

Antigamente, ir ao Dentista era sinônimo de sofrimento, de ficar horas sentado naquela cadeira com a boca aberta e sentindo dor. Muita gente fugia deste profissional e só marcava consulta em último caso, quando a dor de dente já estava insuportável.

Felizmente, a odontologia evoluiu muito. Os avanços da tecnologia trouxeram novos e melhores equipamentos utilizados pelos Dentistas. Com isso, foi possível fazer tratamentos odontológicos em menos tempo e quase sem dor.

O Dentista é o profissional da área da Saúde responsável por cuidar da estética e de problemas bucais relacionados aos nossos dentes, gengivas, maxilar, língua, ossos, bochechas e lábios. Ele atende pessoas de todas as idades, desde crianças com seus primeiros dentinhos de leite até idosos que precisam de dentadura. Suas tarefas variam bastante, vão desde uma higiene ou limpeza dos dentes até cirurgias complexas de reconstrução da arcada dentária.

O Dentista precisa primeiro investigar o estado de saúde dos pacientes. Para isso ele observa a boca, dentes e gengivas e pede exames, como radiografias. Depois, elabora um diagnóstico, prescreve medicamentos e tratamentos odontológicos, acompanha a evolução dos pacientes e pode também indicar ou fazer cirurgias em hospitais e ambulatórios.

Assim como acontece em hospitais ou clínicas médicas, a higiene é importantíssima em consultórios odontológicos. O Dentista deve sempre trabalhar com luvas e máscara, além de esterilizar todos os equipamentos para evitar contaminações.

Para se tornar um bom Dentista é preciso gostar de cuidar de outras pessoas, ter boa coordenação motora e ser meticuloso, prestar atenção a pequenos detalhes. As habilidades manuais necessárias para a profissão são aprendidas e praticadas durante a faculdade.

No Brasil, a profissão de Dentista é regulamentada por lei. Só pode exercer essa atividade quem concluiu o curso superior de Odontologia em uma instituição reconhecida pelo MEC e possui o registro profissional junto ao CRO (Conselho Regional de Odontologia) do estado onde atua.

Quais as possíveis áreas de atuação de um Dentista?

Quem escolhe seguir a profissão de Dentista encontra um mercado amplo, com diversas áreas de atuação. Em algumas cidades do País, como nos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, o mercado é bastante concorrido. No entanto, de maneira geral a carreira oferece bons índices de empregabilidade e possibilidade de alta remuneração.

Um Dentista pode atuar em mais de 20 áreas diferentes reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Vamos conhecer algumas delas:

  • Dentística Restauradora – restabelece a forma e a função dos dentes, realiza procedimentos como clareamentos e correções estéticas.
  • Endodontia – conhecida como “tratamento de canal”, esta é a área que cuida de lesões e doenças no nervo e na raiz dos dentes.
  • Estomatologia – diagnostica, previne e trata de doenças do sistema estomatognático (que é constituído pelos lábios, glândulas salivares, mucosa, oral, palatinas e outras estruturas da boca e faringe).
  • Implantodontia – restaura espaços ausentes de dentes com implantes e próteses dentárias.
  • Odontologia Legal – identifica cadáveres pela arcada dentária, realiza exames periciais, elabora relatórios e pareceres. Também atua na área de balística forense.
  • Odontopediatria – cuida da saúde bucal de crianças.
  • Ortodontia – trata de problemas de crescimento e amadurecimento da arcada dentária, corrige a posição dos dentes e altera o formato da mordedura através da utilização de aparelhos ortodônticos.
  • Periodontia – cuida das gengivas, tratando os processos inflamatórios e infecciosos, realizando cirurgias e raspagens para remover placas bacterianas. Faz a prevenção de doenças que provocam a queda dos dentes.
  • Próteses Dentárias – cria o projeto e fabrica próteses dentárias para substituir dentes danificados.
  • Traumatologia e Cirurgia – realiza cirurgias para recuperar o aparelho mastigatório.

Onde estudar para se tornar um Dentista?

Existem inúmeras instituições de ensino que oferecem o curso superior de Odontologia no Brasil. É importante verificar se a instituição escolhida é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), caso contrário você não poderá exercer a profissão.

Conheça algumas das principais universidades autorizadas pelo MEC que possuem o curso de Odontologia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Os 40 cursos mais bem remunerados

Ficou interessado em seguir a profissão de Dentista? Qual das áreas de atuação deste profissional chamou mais sua atenção? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.