Conhecer as profissões que estão em alta para 2020 e anos seguintes pode ajudar muito quem está em dúvida sobre qual carreira escolher!

Afinal, além das habilidades e preferências de cada um, é importante ter em mente as oportunidades de emprego e renda que determinada ocupação pode oferecer no futuro.

Fizemos um levantamento das profissões que apresentam as melhores perspectivas para os próximos anos, considerando aspectos como oferta de mão de obra atual, demanda do mercado de trabalho e projeção salarial. Veja quais são e como se preparar, a seguir!

Profissões em alta para 2020

Confira abaixo 10 profissões em alta para 2020 e anos seguintes e entenda o que estudar para aproveitar as oportunidades.

Tecnólogo em Agronegócio

O setor de Agronegócio tem um peso importante na economia brasileira e está em constante expansão. Assim, a demanda por profissionais especializados não para de crescer.

Como se preparar: fazer faculdade de Agronegócio, que é uma graduação tecnológica com duração média de 3 anos e pode ser feita na modalidade presencial ou a distância.

Especialista em Transformação Digital

O especialista em transformação digital é um profissional capacitado para auxiliar as empresas na implementação de novas tecnologias digitais, visando melhores resultados.

Como empresas de todos os segmentos e tamanhos precisam passar por esse processo, a profissão é uma grande aposta para 2020 e os próximos anos.

Como se preparar: existem diferentes opções de cursos na área tecnológica para quem pretende atuar como especialista em transformação digital:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciência da Computação
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Ciência da Computação

Engenheiro Ambiental

O engenheiro ambiental tem sua atuação voltada para o desenvolvimento sustentável, uma necessidade cada vez mais urgente em todos os setores da economia. Por isso, a profissão é cotada como em alta por muitos anos.

Como se preparar: para exercer a profissão, é preciso fazer a faculdade de Engenharia Ambiental, um bacharelado com duração média de 5 anos, que existe no formato presencial e também já é oferecido a distância por instituições como o Centro Educacional Anhanguera.

Gestor Hospitalar

O gestor hospitalar é responsável por gerenciar sistemas e instituições de saúde. Como o setor de Saúde está em constante expansão, a área apresenta ótimas perspectivas de emprego e renda para 2020 e os próximos anos.

Como se preparar: uma possibilidade para atuar na área é cursar Administração e depois se especializar em Gestão Hospitalar. Ou fazer a graduação tecnológica em Gestão Hospitalar, que dura em média 2 anos (presencial ou EAD).

Desenvolvedor de Jogos Digitais

O mercado de jogos e aplicativos digitais não para de crescer e é altamente rentável. Logo, há grande demanda no mercado de trabalho por profissionais especializados, com salários atraentes, além da possibilidade de atuar por conta própria.

Como se preparar: faculdades como a Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) já oferecem o curso de Jogos Digitais, que tem duração de apenas 2 anos, e pode ser feito presencialmente ou a distância.

Especialista em Logística

Um especialista em Logística se ocupa da otimização de processos, especialmente aqueles relacionados ao transporte e armazenagem, para diminuir os custos e aumentar a produtividade das empresas.

Como o mercado de trabalho na área está em franca expansão, é uma profissão em alta para os próximos anos.

Como se preparar: fazer o curso superior de tecnologia em Logística, que tem duração média de dois anos e existe nos formatos presencial e EAD.

Consultor/gestor de Marketing Digital

O profissional de Marketing Digital atua na utilização da internet e mídias sociais para fortalecer marcas e impulsionar a venda de produtos e serviços.

A adoção do Marketing Digital por parte de empresas de todos os segmentos e portes é uma tendência crescente.

Como se preparar: uma opção é fazer a faculdade de Publicidade e Propaganda e depois se especializar em Marketing Digital. Outra alternativa é cursar a faculdade de Marketing Digital, uma graduação tecnológica que dura aproximadamente 2 anos (presencial ou EAD).

Gestor de Recursos Humanos

O gestor de Recursos Humanos é responsável por cuidar de uma parte essencial de qualquer empresa: o time de colaboradores. 

Como essa é uma área para a qual as empresas dão cada vez mais atenção e precisam sempre de profissionais qualificados, a profissão oferece ótimas perspectivas para 2020.

Como se preparar: o jeito mais rápido de adquirir uma formação superior na área é fazer a faculdade de Gestão de RH, que dura em média 2 anos. 

O curso pode ser feito no modelo presencial e também é disponibilizado a distância por instituições como a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Gestor Financeiro

Não importa o tamanho ou setor de uma empresa, a área financeira será sempre crucial para a manutenção e crescimento do negócio. Por isso, os profissionais de Gestão Financeira são muito requisitados e encontram bons salários no mercado.

Como se preparar: cursar a faculdade de Gestão Financeira, uma graduação tecnológica que dura 2 anos e pode ser feita de forma presencial ou a distância.

Professor de EAD

A educação a distância é uma ferramenta cada vez mais adotada por instituições de ensino, tanto no nível superior quanto no fundamental e médio. Logo, professores capazes de ensinar nesse formato são muito requisitados no mercado de trabalho.

Como se preparar: a formação de um professor de educação a distância é semelhante à de um profissional que atua no ensino presencial. Assim, é preciso fazer uma licenciatura, como Matemática, História, Geografia, Letras etc.

Porém, além de ter a formação acadêmica, é importante dominar os recursos utilizados no formato EAD.

Para dar aulas no ensino superior, é necessário também complementar os estudos com pós-graduação.

Onde estudar

Agora que você já sabe quais profissões estão em alta para os próximos anos e como se preparar para exercê-las, surge a dúvida: onde estudar?

O primeiro aspecto a ser observado ao tomar essa decisão é saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC. Pois, caso contrário, você não tem a garantia de que receberá um diploma válido ao se formar.

Também é fundamental encontrar uma instituição de ensino que ofereça mensalidades compatíveis com sua situação financeira, para que você consiga pagar seus estudos sem passar por apertos!

Para facilitar sua busca, apresentamos a seguir uma pequena lista de faculdades que apresentam os cursos relacionados às profissões em alta para 2020, todos reconhecidos pelo MEC.

Além do ensino de qualidade, essas faculdades têm mensalidades acessíveis e facilidades como bolsas de estudos, descontos especiais e crédito educativo sem burocracia:

Veja também:

Descubra quais são as profissões mais bem pagas

Descubra quais são as faculdades mais rápidas do Brasil

Depois de conhecer as profissões em alta para 2020 e próximos anos, conte para a gente nos comentários: você já decidiu qual faculdade quer cursar?