O mercado de trabalho está em constante transformação, por isso, profissões que hoje são pouco conhecidas podem estar em alta no futuro.

E o melhor é que é possível prever quais carreiras provavelmente serão mais valorizadas em anos futuros, observando, por exemplo, segmentos da economia que têm maior potencial de crescimento e ainda não contam com mão de obra especializada para suprir suas demandas.

Confira a seguir algumas das profissões em alta para o futuro e saiba como se preparar para exercê-las. Vamos lá!

Profissões em alta no mercado de trabalho para o futuro

Consultor de transformação digital

O consultor de transformação digital é um profissional especializado em auxiliar as empresas na implementação de novas tecnologias digitais, visando melhores resultados.

Como se preparar: quem pretende atuar como consultor de transformação digital pode optar por cursos da área tecnológica, como:

  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Ciência da Computação
  • Engenharia da Computação
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Gestor de Marketing Digital

O Marketing Digital vem se tornando uma estratégia fundamental para manter a competitividade de empresas de todos os segmentos e portes, utilizando a internet e as mídias sociais para promover marcas e produtos.

Como essa tendência tende a crescer ainda mais e certamente se manterá forte no futuro, os profissionais da área encontrarão um mercado de trabalho aquecido por muitos anos.

Como se preparar: os principais cursos superiores indicados para quem pretende atuar como gestor de Marketing Digital são:

  • Marketing Digital
  • Marketing
  • Publicidade e Propaganda
  • Administração

Professor de educação a distância

O ensino a distância é uma forte tendência na área educacional e vem ganhando espaço em todos os segmentos, não apenas no ensino superior. 

Nesse contexto, o professor de educação a distância é cada vez mais valorizado, por ser especializado em preparar conteúdos que serão transmitidos de forma remota, assim como em oferecer suporte aos alunos através de ferramentas digitais.

Como se preparar: os requisitos para exercer a profissão de professor no ensino a distância são os mesmos da docência presencial: fazer uma licenciatura, nos casos do ensino fundamental e do ensino médio; e no caso do ensino superior, possuir um título de pós-graduação.

Profissionais de saúde mental

Medidas direcionadas à prevenção e tratamento de transtornos e doenças mentais são cada vez mais necessárias para governos e instituições privadas, devido ao aumento crescente no número de diagnósticos.

Dentro desse cenário, profissionais de saúde mental, ou seja, psicólogos e psiquiatras, serão cada vez mais requisitados no mercado de trabalho.

Como se preparar: para ser psicólogo, é preciso cursar a faculdade de Psicologia. Já a Psiquiatria é uma especialidade médica, portanto, é necessário primeiro fazer a faculdade de Medicina e depois se especializar na área.

Gestor de Recursos Humanos

Saber escolher e gerenciar adequadamente o quadro de colaboradores é essencial para o bom desempenho de qualquer empresa e esse cenário deve se manter no futuro, apesar de todos os avanços tecnológicos.

O gestor de recursos humanos é o profissional especializado em cuidar do capital humano de uma empresa, portanto, trata-se de uma profissão em alta no mercado de trabalho a longo prazo.

Como se preparar: existem dois caminhos principais para atuar na área: fazer a faculdade de Administração e depois se especializar em Recursos Humanos ou cursar a graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos.

Gestor/consultor financeiro

Nenhuma empresa consegue se manter e crescer sem uma boa administração financeira. Por isso, os profissionais com sólidos conhecimentos em técnicas e conceitos financeiros, contábeis e fiscais têm espaço garantido no mercado de trabalho atual e futuro.

Como se preparar: há duas alternativas principais de formação para se tornar um consultor ou gestor financeiro: fazer o curso de Administração e se especializar na parte de finanças ou optar pela graduação tecnológica em Gestão Financeira.

Onde estudar

Para exercer as profissões que estarão em alta no futuro, o primeiro passo é fazer um curso superior de qualidade!

Para ajudar, indicamos abaixo quatro faculdades que têm cursos de todas as áreas (reconhecidos pelo MInistério da Educação) e oferecem benefícios como bolsas de estudos, descontos variados e financiamento estudantil sem burocracia:

Veja também:

Como escolher a faculdade

Saiba quais são os 24 melhores cursos de tecnólogo

Depois de conhecer as profissões que provavelmente estarão em alta no mercado de trabalho futuro, divida sua opinião conosco nos comentários: você pretende seguir alguma das carreiras que citamos no artigo? Qual?