São diversas faculdades espalhadas por todo o país, mas as datas de início das aulas, independente do semestre, geralmente são bem parecidas. 

As instituições de ensino superior podem oferecer cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. 

Se você está se programando para ingressar em uma faculdade, mas ainda não sabe quando iniciam as aulas e como se inscrever, confira agora o que preparamos para você!

Quando começam as aulas nas faculdades 

As datas de início das aulas nas faculdades variam de acordo com o semestre. 

No primeiro semestre, por conta do carnaval, que muda de data a depender do ano, as aulas podem iniciar nos meses de fevereiro ou março. 

As aulas do primeiro semestre vão até o mês de junho e em algumas instituições as provas finais podem ser aplicadas até o mês de julho. 

Já no segundo semestre do ano as aulas das faculdades geralmente iniciam no mês de agosto e suas aulas, geralmente, vão até o mês dezembro. 

As universidades públicas muitas vezes não obedecem as regras relacionadas a datas de início e fim do semestre, pois por conta das greves de servidores, inclusive professores, as aulas acabam atrasando e consequentemente as entregas de provas e trabalhos. 

Diversas faculdades, como o Centro Educacional Anhanguera, por terem grandes demandas de novos alunos, abrem novas turmas durante quase todo o semestre. Essas informações ficam disponíveis no site da instituição. 

Onde começar a estudar já

Sabemos que não é fácil encontrar uma boa faculdade para estudar, então, para te dar uma ajudinha nessa caminhada, separamos uma lista com instituições reconhecidas pelo MEC, que oferecem diversos cursos, além de terem descontos, bolsas e financiamentos próprios, sem burocracia para os seus novos alunos e que estão com inscrições abertas. Confira: 

Veja mais: 

Descubra todas as informaçõe sobre o ProUni 2019

Saiba como entrar em uma faculdade pelo Enem 

Já sabe qual curso vai realizar? Conte para a gente aqui nos comentários!