Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

QUANDO CRESCER…. VOU SER NUTRICIONISTA!

30 de maio de 2008
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quando vamos ao supermercado fazer compras, encontramos tantos alimentos e produtos de diversas cores e sabores! Nos restaurantes, quanta variedade: de peixes a massas, têm de tudo! E o lanche na escola? Cada dia uma merenda diferente!

Mas será que você sabe comer direito? Pois existe um profissional que orienta as pessoas a comerem os alimentos na quantidade e com a qualidade adequada. Você saberia dizer quem é? Está enganado se logo imaginou um chef de cozinha. A responsabilidade, na verdade, cabe ao nutricionista!

No Brasil, a história dessa profissão começou com o médico Josué de Castro. Em 1929, ele criou um curso para formar o que se chamou de “visitadora”, um profissional que deveria ter o objetivo de combater a fome no país.

O curso para formar nutricionistas, propriamente dito, foi criado só em 1939, na Universidade de São Paulo. Ele tinha duração de apenas um ano, acredita? Hoje, no entanto, é oferecido por quase todas as universidades públicas, além de algumas particulares, e dura em média quatro anos!

Na faculdade, quem deseja ser nutricionista estuda desde a formação do corpo humano até os efeitos no organismo da presença ou ausência de vitaminas, proteínas, gorduras e demais substâncias químicas que formam os alimentos.

O futuro profissional da nutrição aprende também qual a quantidade de alimentos que cada pessoa necessita ingerir para viver de forma saudável, quais os nutrientes essenciais ao crescimento e à manutenção da saúde do ser humano.

Você sabia, por exemplo, que quem gosta de tomar mate, guaraná natural ou refrigerantes à base de cola enquanto almoça um prato com arroz, feijão, legumes, verduras e carne deveria deixar a mania de lado? A nutricionista Mônica Valle de Carvalho, professora e chefe do Departamento de Nutrição Aplicada da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio), explica o porquê!

“O mate é rico em cafeína, que prejudica a absorção do ferro do feijão e das verduras pelo organismo”, conta ela. “Por isso, o melhor é trocá-lo por um suco de laranja, cuja vitamina C ajuda a absorver o ferro.”

Um nutricionista pode atuar em muitas áreas, como na nutrição clínica, receitando dietas a pacientes em consultórios particulares ou a doentes em hospitais; na nutrição esportiva, cuidando da alimentação de atletas em clubes de esportes ou academias de ginástica; na administração de serviços de alimentação, também conhecida como alimentação do trabalhador, atuando nas cozinhas de refeitórios de empresas, por exemplo; na nutrição de saúde pública, trabalhando em órgãos do governo; na vigilância sanitária, verificando as condições de armazenagem e de conservação dos alimentos; em laboratórios de universidades, fazendo pesquisas; e nas indústrias alimentícias.

Renata Cassar, por exemplo, é nutricionista da Divisão de Produtos Lácteos Frescos da Danone. Ela tem várias responsabilidades, entre elas, auxiliar no desenvolvimento de produtos nutritivos e que façam bem à saúde. “Quando o departamento de marketing sugere o lançamento de um iogurte para crianças, por exemplo, nós orientamos sobre que tipo de nutriente específico para essa faixa etária deve-se adicionar no produto e em que quantidade”, explica.

Seja qual for a sua área de atuação, no entanto, o principal objetivo do nutricionista é educar as pessoas a se alimentarem adequadamente. “Quando falamos em dieta, a primeira coisa que passa pela cabeça das pessoas é: vou comer menos.

E, na verdade, o que fazemos é educá-las para terem uma vida saudável, comendo um pouco de tudo”, conta Lúcia Rodrigues, professora de Fisiopatologia e Dietoterapia Infantil e Nutrição Materno-infantil da UNI-Rio. Esta área estuda como a nutrição é primordial no crescimento do ser humano, desde quando o feto está no útero da mãe.

O profissional também estuda as doenças na infância, como anemia, alergias alimentares, obesidade, dentre outras, demonstrando como a nutrição pode ajudar a criança a se recuperar.

Se você já está pensando em seguir a carreira de nutricionista, fique ligado nessas dicas dadas por quem entende do assunto: “O nutricionista deve saber que é um profissional da área da saúde, isto é, que trabalha para ajudar as pessoas a se manterem saudáveis, independentemente da área em que vai trabalhar”, diz Lúcia Rodrigues.

“O nosso olhar é para o ser humano”, completa. Então, se você se preocupa em levar uma vida saudável e também tem interesse em ajudar o próximo nesse sentido, quem sabe um dia não se tornará nutricionista?!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.