O Ministério da Educação (MEC) realiza periodicamente a avaliação de todos os cursos e faculdades do Brasil atribuindo notas que definem a qualidade do ensino e da infraestrutura das instituições.

A partir dessas notas, que podem ser acessadas por qualquer pessoa no portal e-MEC, é elaborado o ranking das melhores faculdades do Brasil.

Neste texto, além de conhecer quais são as melhores universidades brasileiras, você também saberá como o MEC as avalia. Confira!

Qual a importância de escolher uma faculdade bem avaliada pelo MEC?

Veja só: segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados em 2017, o Brasil conta com 2.407 universidades. Contudo, no mesmo ano, 307 foram consideradas insatisfatórias pelas definições do próprio MEC.

Essas faculdades “reprovadas” podem sofrer algumas punições, como não construir novos campi, abrir novos cursos ou aumentar o número de vagas. Além disso, as vagas podem ser reduzidas e até mesmo os vestibulares suspensos.

Por isso, ao escolher onde você vai fazer seu curso superior, tenha em mente que é preciso optar por uma faculdade que, além de credenciada, é bem avaliada pelo MEC.

Como o MEC avalia as faculdades brasileiras?

O Ministério utiliza o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) para dar um conceito (ou seja, uma nota) para cada uma das universidades.

O IGC usa uma escala de nota que vai de 1 a 5. Assim, quanto mais próxima de 5, melhor é a faculdade. Essa avaliação ocorre anualmente e a divulgação é realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), um órgão diretamente ligado ao MEC.

Vamos conhecer agora o que é levado em consideração na nota do IGC:

  • A análise da qualidade de todos os cursos nos últimos 3 anos, ou seja, o CPC (Conceito Preliminar de Curso).

  • A avaliação do desempenho dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

  • A distribuição dos estudantes em graduação e pós-graduação.

A explicação mais detalhada acerca de como funciona o ICG pode ser encontrada diretamente no site do Inep/MEC.

As 10 melhores universidades do Brasil

Agora que você já sabe como o MEC avalia as faculdades, conheça o ranking das 10 instituições mais bem avaliadas. Esses dados são do último levantamento realizado, que foi publicado em 2017.

 

Nome da instituição de ensino

UF

IGC (Contínuo)

IGC (Faixa)

1

Universidade Estadual de Campinas

SP

4,3891

5

2

Universidade Federal do Rio Grande Do Sul

RS

4,3113

5

3

Universidade Federal de Minas Gerais

MG

4,2276

5

4

Universidade Federal de São Paulo

SP

4,1527

5

5

Universidade Federal de Santa Catarina

SC

4,0943

5

6

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RJ

4,0714

5

7

Universidade Federal de Viçosa

MG

4,0642

5

8

Universidade Federal de São Carlos

SP

4,0499

5

9

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SP

4,0440

5

10   

Universidade Federal de Lavras

MG

4,0400

5

Outras faculdades bem avaliadas pelo MEC em que você pode estudar

Como você pode notar, o ranking das melhores faculdades do País apresenta uma seleção de instituições públicas. Sabemos que nem sempre elas são uma opção viável no momento, porque as vagas são muito concorridas.

Contudo, saiba que não são apenas as instituições federais que têm boa avaliação do MEC. Hoje já existem faculdades particulares que têm ótima reputação no mercado e também são referência em qualidade.

Se você deseja conhecer outras faculdades sérias e comprometidas com a qualidade do ensino e com o suporte dado aos alunos, não deixe de conferir as que listamos abaixo. Elas são credenciadas e autorizadas pelo MEC e possuem preços acessíveis para que você comece a fazer o curso que deseja.

 

Nome da instituição de ensino

IGC (Faixa)

1

Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial)

4

2

Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)

4

3

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

3

4

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

3

5

Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo

3

Perceba que todas elas têm notas boas no MEC! Lembre-se de que a nota 3 é satisfatória e a nota 4 é muito boa. Esses conceitos demonstram que a instituição é séria e possui boa qualidade de ensino e de infraestrutura.

Veja também:

Melhores faculdades EAD

Como conseguir uma bolsa de estudos

Agora que você já sabe mais sobre as melhores faculdades brasileiras, deixe um comentário compartilhando conosco o curso que pretende fazer e em qual faculdade está pensando em estudar!