Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça o curso de tecnologia em Processos Gerenciais

15 de outubro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e tecnológico, o profissional de Processos Gerenciais se tornou imprescindível para qualquer empresa preocupada com seu desenvolvimento.

O formado em Processos Gerenciais é o profissional que analisa e avalia o ambiente interno e externo e formula objetivos e estratégias gerenciais. No seu dia a dia, ele pode planejar, projetar, gerenciar e promover os processos organizacionais e os sistemas da organização, bem como desenvolver e gerenciar processos logísticos, financeiros e de custos. 

Entre outras atividades desempenhadas por esse profissional, descritas no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, estão:

  • Otimizar os recursos da organização, melhorando seus processos;
  • Promover a gestão e governança por processos, o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria;
  • Promover a mudança organizacional planejada;
  • Vistoriar, realiza perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico na área.

Eles podem atuar na gerência administrativa, financeira, de risco e de recursos humanos dos mais diversos tipos de empresas, no setor comercial, industrial, público, educacional, bancário, entre outros, ou empreender um negócio próprio. 

Como é o curso de Processos Gerenciais?

O curso de Processos Gerenciais é um curso tecnólogo com duração média de 2 anos (1600 horas). As graduações de nível tecnólogo são mais práticas e voltadas para a atuação no mercado de trabalho e, por isso, também têm menor tempo de duração. 

O curso de Processos Gerenciais também pode ser encontrados com os nomes de Empreendedorismo, Gestão de Processos Organizacionais, Gestão Estratégica de Organizações, Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação, Planejamento Administrativo e Programação Econômica, entre outros. Alguns focam na formação de gestão de determinadas áreas, como instituições financeiras, call centers, condomínios, instituições de ensino e micro e pequenas empresas. 

Essa graduação habilita profissionais a organizar e gerenciar diversos tipos de negócios,  analisando e avaliando o ambiente interno e externo e formulando objetivos e estratégias gerenciais.

A grade curricular do curso é composta, sobretudo, por disciplinas da área de Administração. Os estudantes também aprendem diversas técnicas de gestão para várias áreas. Dê uma olhada em algumas disciplinas do curso:

  • Análise de Custos e Orçamento Empresarial;
  • Comportamento Organizacional;
  • Economia e Mercado;
  • Empreendedorismo;
  • Estratégia, Tecnologia e Inovação;
  • Fundamentos da Administração;
  • Fundamentos Financeiros e Contábeis;
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão da Qualidade Total;
  • Gestão em Ação;
  • Legislação Tributária;
  • Linguagem Aplicada Às Novas Mídias;
  • Marketing e Mercado;
  • Matemática Aplicada à Gestão;
  • Matemática Financeira;
  • Ética, Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial.

Algumas instituições cobram a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para estudante se formar. Após formado, é recomendado que o profissional se credencie no Conselho Regional de Administração (CRA) de sua região.

Quais as áreas de atuação de Processos Gerenciais?

Os tecnólogos em Processos Gerenciais pode atuar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria e na área de gestão de diversos tempos de empresas, nos setores da indústria, comércio e serviços.

Os cargos comumente ocupados por esses profissionais são: gerente de empresas, analista de negócios, analista de resultados, analista de mercado e de projetos e supervisor de operações de distribuição e logística.

Confira as principais áreas de atuação no ramo de Processos Gerenciais:

Administrativo

Na área administrativa, esse profissional pode atuar na gerência de organizações, promover os processos organizacionais, desenvolver estratégias de negócio ou abrir sua própria empresa.

Contábil

O graduado em Processos Gerenciais tem conhecimento técnico para atuar na área administrativa e contábil de empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Recursos Humanos

Nesse área, esse profissional pode desenvolver, treinar e gerenciar equipes, além de fazer reformas nas políticas internas da empresa.

Logística

Na logística, esse profissional pode realizar o contato com fornecedores e gerenciar os processos de armazenamento, entrega, recebimento, compra de novos produtos ou matérias-prima.

Marketing

Nessa área, o profissional de Processos Gerenciais pode atuar na promoção e campanha de produtos e marcas e na comunicação interna de organizações. 

Quanto ganha um profissional de Processos Gerenciais?

De acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial de um tecnólogo em Processos Gerenciais no Brasil é de R$ 2.437.

Onde estudar Processos Gerenciais? 

Gostou do curso de Processos Gerenciais? Saiba que, além de escolher o curso que mais combina com você, também é necessário pesquisar mais sobre a instituição de ensino que se deseja ingressar e consultar suas avaliações no Ministério da Educação (MEC).

Algumas faculdades particulares dão ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se interessou? Então, dê uma olhada em algumas dessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar Processos Gerenciais pagando menos, no ensino presencial ou a distância:

Leia também: Veja a grade curricular de Processos Gerenciais e onde estudar

Você já sabe onde cursar Processos Gerenciais? Compartilha com a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.