Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Saiba tudo sobre o curso de Educação Física a distância

9 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

É possível fazer a faculdade de Educação Física a distância, tanto para obter o grau de bacharel quanto o de licenciado.

O curso dura em média quatro anos e possui a mesma grade curricular da graduação presencial, com a vantagem de proporcionar flexibilidade de horários e economia (com transporte e alimentação, por exemplo) ao estudante.

Continue lendo para tirar suas dúvidas sobre a faculdade de Educação Física EAD, incluindo a diferença entre bacharelado e licenciatura, preço das mensalidades e onde estudar para garantir um diploma reconhecido pelo MEC!

Veja também:

+ Educação Física: curso, carreira, mercado e salário

Entenda como é a faculdade de Educação Física a distância

Na graduação em Educação Física EAD o aluno assiste às aulas teóricas pela internet, em seus horários disponíveis e quantas vezes desejar,  através de uma plataforma disponibilizada pela instituição de ensino.

Essa plataforma online de aprendizagem serve ainda para consultar e baixar materiais didáticos, tirar dúvidas com tutores e interagir com colegas em fóruns de discussão e chats.

O aluno também precisa realizar atividades presenciais periodicamente, como aulas práticas, seminários, provas e reuniões para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Por isso, quem pretende estudar Educação Física a distância precisa achar uma instituição que possua um polo de ensino em suas proximidades.

A frequência dos encontros presenciais varia de acordo com a faculdade e o período do curso.

O diploma obtido na faculdade a distância tem a mesma validade que o da graduação presencial, desde que o aluno estude em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

É fundamental verificar essa informação antes de fazer a matrícula, para não correr o risco de jogar tempo, dedicação e dinheiro fora!

Vale mencionar que o diploma não traz nenhuma informação sobre a modalidade de ensino na qual o aluno estudou (não vem escrito que foi um curso EAD).

Conheça agora as diferenças entre bacharelado e licenciatura em Educação Física para saber qual habilitação tem mais a ver com o seu perfil.

Bacharelado em Educação Física

O bacharelado forma profissionais para planejar e supervisionar programas de atividades físicas e treinamentos fora do ambiente escolar.

Quem escolhe o bacharelado pode atuar como personal trainer ou instrutor em academias, clubes, hotéis e spas, por exemplo.

Também é possível trabalhar na área esportiva, como preparador físico de atletas individuais e equipes.

Licenciatura em Educação Física

A licenciatura em Educação Física forma professores dessa disciplina para atuar na educação infantil, no ensino fundamental e médio, assim como na educação de jovens e adultos.

Assim, essa habilitação permite atuar exclusivamente na educação básica.

Com o diploma da licenciatura é possível prestar concurso para dar aulas na rede pública e trabalhar em escolas particulares como professor de Educação Física.

É mais fácil encontrar o curso de Educação Física EAD no grau de licenciatura, mas algumas instituições oferecem também o bacharelado a distância, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

O que se estuda em Educação Física

Embora o currículo de cada curso sofra  variação, conforme a instituição de ensino, a graduação em Educação Física costuma incluir matérias como:

  • Anatomia Humana

  • Biologia Celular Aplicada à Educação Física

  • Fisiologia Humana

  • História da Educação Física

  • Fisiologia do Exercício

  • Manifestações Culturais Gímnicas

  • Cinesiologia aplicada à Educação Física

Essas disciplinas são estudadas tanto no bacharelado quanto na licenciatura.

Matérias da licenciatura

Como o enfoque da licenciatura é o ensino escolar, sua grade inclui várias matérias da área de educação, como por exemplo:

  • Didática

  • Psicologia da educação

  • Legislação da educação básica e política educacionais

  • Educação Física na educação infantil

  • Educação Física inclusiva

  • Educação Física no ensino fundamental

  • Educação Física no ensino médio

Estágio

Assim como na graduação presencial, para se formar em Educação Física a distância (licenciatura e bacharelado) é necessário cumprir uma carga horária de estágio supervisionado.

Preço das mensalidades

A boa notícia é que o preço da mensalidade de Educação Física EAD não é dos mais caros – fica entre R$ 300 e R$ 500, de acordo com um levantamento feito pelo site Guia da Carreira.

Mesmo que esse valor não caiba no seu orçamento, saiba que existem opções para estudar em uma faculdade particular pagando muito pouco ou até mesmo de graça!

Prouni para EAD

Esse programa do governo federal, que oferece bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas a estudantes que ainda não têm diploma de nível superior, também vale para cursos a distância.

Bolsas de estudo, crédito educativo e descontos oferecidos pelas faculdades

Muitas faculdades particulares oferecem bolsas de estudos de até 100% aos estudantes que obtiverem as maiores notas em seus processos seletivos (vestibular).

Em várias instituições também é possível financiar as mensalidades para começar a pagar somente depois da formatura, a juros baixos (crédito educativo).

Existem ainda os descontos oferecidos para o pagamento da mensalidade até certa data do mês, para quem quer fazer uma segunda graduação EAD e aqueles ligados a convênios com empresas e associações, entre outros.

Onde estudar

Conheça agora quatro faculdades que oferecem o curso de Educação Física a distância reconhecido pelo MEC.

São instituições que participam do Prouni e contam com sistemas próprios de concessão de bolsas de estudo, crédito educativo facilitado e descontos diversos.

Bacharelado e licenciatura

Somente licenciatura

Veja também:

Tem ProUni para curso a distância?

Quanto ganha um Personal Trainer?

Depois de saber tudo sobre o curso de Educação Física a distância, deixe sua opinião nos comentários: você pretende seguir essa carreira? Prefere o bacharelado ou a licenciatura?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.