Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Cursos EAD – Os obstáculos de quem não tem acesso a internet

2 de abril de 2013
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Para estudar a distância precisa de internet? Não é um requisito, porém ajuda se o acesso a internet for diário. O curso EAD disponibiliza para os alunos toda a matéria digitalmente, por isso para estar com matéria em dia é necessário o acesso no sistema da instituição diariamente. Mas há algumas soluções para quem deseja estudar e não tem internet em casa.

Os possíveis estudantes podem ter acesso a internet da seguinte forma :

Polo de Apoio – Todas instituições de ensino a distancia oferecem um polo de apoio para os estudantes, nestes locais ficam disponibilizados computadores para consulta, pesquisa para assuntos relacionados ao curso e acesso ao sistema da instituição.

Lan house – Todas as cidades, desde as mais pequenas, possuem uma lan house, local onde ficam disponíveis computadores com acesso a internet mediante pagamento por hora ou minuto. Muitas lan houses oferecem planos mensais para pessoas que precisam de acesso diário, como é o caso do estudante EAD.

Internet sem fio (Wifi) em locais públicos – Muitas cidades oferecem aos moradores internet sem fio gratuita em locais públicos. Para usufruir desse tipo de acesso a internet é necessário investir em um notebook. Dessa forma será muito mais fácil ter acesso as aulas, materiais e biblioteca digital que geralmente é disponibilizada pela instituição de ensino EAD.

Solução UFMA – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) fez parceria com uma empresa de eletrônicos (H-Buster), montaram um projeto para produção de tablets exclusivos com o conteúdo dos cursos de graduação oferecidos pela instituição. O tablet também será utilizado para as realização das atividades propostas mesmo se o estudante não tiver acesso a internet. O projeto da UFMA visa utilizar o ambiente de aprendizagem virtual MyClass, solução que já é utilizada por algumas instituições. Dessa forma a universidade oferece para o estudante uma facilidade para os estudos, sendo necessário se apresentar só algumas vezes ao polo para fazer as atualizações do curso utilizando a internet sem fio da própria instituição de ensino.

Esse projeto piloto foi lançado pela UFMA em Maio 2012, ainda não foram divulgados resultados sobre a aprendizagem dos estudantes.

Vantagens da educação a distância (EAD)

Apesar das possibilidades cada vez maiores de acesso a internet muitos estudantes acabam perdendo as maiores vantagens dos cursos EAD, que são:

– Flexibilidade de horário: No momento que desejar é possível ter acesso ao material, biblioteca digital e aulas.

– Economia: Por estudar quase que o tempo todo em casa, a economia com transporte e alimentação é muito maior do que quando o estudante faz um curso de graduação presencial.

– Mensalidade: Os valores dos cursos EAD são bem menores que os cursos convencionais, por esse motivo o aumento do número de pessoas que podem ter acesso a cursos de graduação.

– Aceitação no mercado de trabalho: A aceitação dessa modalidade de curso no mercado de trabalho já está 100%, pois com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), as empresas acreditam na credibilidade dos cursos EAD.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.