Para estudar a distância precisa de internet? Não é um requisito, porém ajuda se o acesso a internet for diário. O curso EAD disponibiliza para os alunos toda a matéria digitalmente, por isso para estar com matéria em dia é necessário o acesso no sistema da instituição diariamente. Mas há algumas soluções para quem deseja estudar e não tem internet em casa.

Os possíveis estudantes podem ter acesso a internet da seguinte forma :

Polo de Apoio – Todas instituições de ensino a distancia oferecem um polo de apoio para os estudantes, nestes locais ficam disponibilizados computadores para consulta, pesquisa para assuntos relacionados ao curso e acesso ao sistema da instituição.

Lan house – Todas as cidades, desde as mais pequenas, possuem uma lan house, local onde ficam disponíveis computadores com acesso a internet mediante pagamento por hora ou minuto. Muitas lan houses oferecem planos mensais para pessoas que precisam de acesso diário, como é o caso do estudante EAD.

Internet sem fio (Wifi) em locais públicos – Muitas cidades oferecem aos moradores internet sem fio gratuita em locais públicos. Para usufruir desse tipo de acesso a internet é necessário investir em um notebook. Dessa forma será muito mais fácil ter acesso as aulas, materiais e biblioteca digital que geralmente é disponibilizada pela instituição de ensino EAD.

Solução UFMA – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) fez parceria com uma empresa de eletrônicos (H-Buster), montaram um projeto para produção de tablets exclusivos com o conteúdo dos cursos de graduação oferecidos pela instituição. O tablet também será utilizado para as realização das atividades propostas mesmo se o estudante não tiver acesso a internet. O projeto da UFMA visa utilizar o ambiente de aprendizagem virtual MyClass, solução que já é utilizada por algumas instituições. Dessa forma a universidade oferece para o estudante uma facilidade para os estudos, sendo necessário se apresentar só algumas vezes ao polo para fazer as atualizações do curso utilizando a internet sem fio da própria instituição de ensino.

Esse projeto piloto foi lançado pela UFMA em Maio 2012, ainda não foram divulgados resultados sobre a aprendizagem dos estudantes.

Vantagens da educação a distância (EAD)

Apesar das possibilidades cada vez maiores de acesso a internet muitos estudantes acabam perdendo as maiores vantagens dos cursos EAD, que são:

- Flexibilidade de horário: No momento que desejar é possível ter acesso ao material, biblioteca digital e aulas.

- Economia: Por estudar quase que o tempo todo em casa, a economia com transporte e alimentação é muito maior do que quando o estudante faz um curso de graduação presencial.

- Mensalidade: Os valores dos cursos EAD são bem menores que os cursos convencionais, por esse motivo o aumento do número de pessoas que podem ter acesso a cursos de graduação.

- Aceitação no mercado de trabalho: A aceitação dessa modalidade de curso no mercado de trabalho já está 100%, pois com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), as empresas acreditam na credibilidade dos cursos EAD.