Entre as grandes vantagens de um curso a distância está a possibilidade de autonomia para gerenciar os estudos e a economia de tempo não gasto nos deslocamentos para ir e voltar da faculdade.

Em um curso online, o estudante encontra todo o conteúdo de cada aula em ambiente online, como videoaulas e também listas com exercícios e referências bibliográficas. O modelo possibilita que o aluno assista às aulas no local e horário em que desejar.

Com diplomas equivalentes aos cursos presenciais e também mensalidades com valores mais acessíveis, o Ensino a Distância (EAD) não para de crescer.

Atualmente, diversas instituições públicas e privadas de ensino superior oferecem cursos na modalidade a distância. Todos os cursos oferecidos por elas, assim como acontece nos cursos presenciais, tem o Ministério da Educação (MEC) como órgão responsável por cancelar os cursos oferecidos.

O que você precisa saber para escolher um curso EAD

Há dois pontos muito importantes que o estudante deve considerar no momento de escolher um curso na modalidade a distância, mas também presencial: o primeiro é se a faculdade deste curso conta com algum polo de apoio em sua cidade.

Isso é importante, pois, embora os cursos EAD aconteçam principalmente a distância, há, por lei, a necessidade de comparecer fisicamente a algumas atividades.

Essas atividades são realizadas em polos de apoio das faculdades. São espaços onde os alunos podem fazer aulas práticas — em laboratórios ou cozinhas, por exemplo — realizar exames e provas, entre outras coisas.

Felizmente, hoje existem ótimas opções de faculdades que têm cursos a distância e contam com polos em cidades de todas as regiões do país.

O outro ponto fundamental que o estudante deve considerar no momento de optar por um curso a distância, e presencial também, é se a faculdade escolhida está chancelada pelo MEC para emitir diplomas validados do curso desejado.

Isso acontece porque uma faculdade pode lançar cursos no mercado — inclusive autorizados pelo MEC — sem ainda não ter a chancela do órgão fiscalizador para emitir diplomas válidos. Então, fique atento a esse ponto.

Como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?

A forma mais rápida de descobrir se um curso é validado pelo MEC ou não, é consultar o site do e-MEC. No portal é possível fazer uma busca gratuita para checar a avaliação feita pelo órgão para cada instituição e curso.

O aluno pode realizar a pesquisa por nome da instituição, cursos, estados e também modalidade. O portal traz informações bastante detalhadas sobre cada instituição avaliada e qual foi a avaliação para cada critério.

O Ministério da Educação avalia as instituições e cursos em diferentes aspectos, que vão desde o projeto curricular de cada curso, o currículo do corpo docente e a infraestrutura de atendimento oferecida para os alunos. Para fazer essa avaliação, uma comissão é montada e enviada ao local.

Opções de faculdades com cursos EAD

Atualmente, há diversas instituições que oferecem bons cursos a distância em diferentes áreas e com polos espalhados por todo o país. A seguir, confira algumas opções:

Essas faculdades, como já foi falado antes, têm boas opções de pagamento para os alunos, assim como bolsas para ingresso na faculdade por meio de programas como o ProUni.

Também estão localizadas em grande parte das cidades brasileiras nos polos de apoio dedicados aos estudantes dos cursos na modalidade a distância. Essas unidades estão equipadas com computadores, laboratórios e demais equipamentos necessários à realização dos vários cursos ofertados.

Também são reconhecidas nacionalmente pela qualidade de seus cursos, materiais de apoio, qualidade dos professores e estrutura de atendimento direcionada ao estudante.

Leia mais:

Confira quais são os cursos EAD reconhecidos pelo MEC

Veja as 10 faculdades online com menores mensalidades

Agora você já sabe o mais importante para escolher e cursar uma faculdade a distância. Então, conta pra gente nos comentários: que curso está pensando em fazer?