Fazer uma faculdade a distância gratuita traz todas as vantagens do EAD, como flexibilidade de horários e diploma igual ao dos cursos presenciais, sem ter que gastar nada com mensalidades. Bom demais, você não acha?

Sabemos que um diploma de nível superior abre muitas portas quando o assunto é conquistar melhores oportunidades de emprego e renda.

Porém, muita gente acaba desistindo da faculdade exatamente pela dificuldade em conciliar trabalho e estudos, além da falta de condições para bancar um curso pago.

É aí que a faculdade gratuita EAD aparece como a solução perfeita! Entenda como aproveitar essa grande oportunidade a seguir.

Como fazer uma faculdade gratuita a distância

Várias faculdades públicas já oferecem cursos na modalidade EAD. Nesse formato de ensino, o aluno assiste às aulas pela internet, numa plataforma, e comparece periodicamente ao polo da instituição para atividades presenciais.

Então, o primeiro passo para fazer uma faculdade gratuita EAD é procurar uma instituição pública que ofereça o curso de seu interesse.

Também é importante que a faculdade tenha um polo de ensino perto de você, pois, conforme mencionado, será preciso realizar atividades presenciais, como provas, seminários e aulas práticas.

A frequência dessas atividades presenciais varia conforme o curso, pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

Conheça agora algumas instituições públicas onde você pode fazer uma graduação EAD:

Região Centro-Oeste

  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

  • Universidade Estadual de Goiás – UEG

  • Universidade de Brasília – UNB

  • Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT

Região Nordeste

  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

  • Universidade Federal da Paraíba – UFPB

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

  • Universidade Estadual do Ceará – UECE

Região Norte

  • Universidade Federal do Amazonas – UFAM

  • Universidade Federal do Pará – UFPA

  • Universidade Federal do Amapá – UFAP

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR

Região Sudeste

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

  • Universidade de São Paulo – USP

     

Região Sul

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

  • Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSUL

Geralmente as universidades públicas têm um processo seletivo exclusivo para os cursos EAD.

Se você não encontrar nenhuma instituição pública que ofereça graduação EAD na sua região ou se o curso que você quer fazer a distância só existe na rede particular (ou as duas coisas!), calma — isso não é motivo para desistir do seu sonho!

Alternativas à faculdade pública EAD

Sem dúvida, quando o assunto é faculdade a distância, a oferta de vagas é muito maior na rede particular do que nas instituições públicas.

Além disso, muitos cursos só são disponibilizados na modalidade EAD ou semipresencial por faculdades privadas, como Estética, Fisioterapia e Engenharia Civil, apenas citando alguns exemplos.

A boa notícia é que dá para fazer uma faculdade a distância particular pagando muito pouco ou até mesmo de graça.

Para início de conversa, os cursos a distância, em geral, têm mensalidades mais baratas do que os presenciais.

Porém, isso não significa que a qualidade do EAD seja inferior; apenas há uma redução de custos nessa modalidade que possibilita às faculdades oferecem preços mais acessíveis.

Lembrando que o diploma de um curso EAD tem a mesma validade que o de uma graduação presencial, desde que a instituição seja reconhecida pelo MEC.

Além disso, muitas faculdades privadas oferecem facilidades como bolsas de estudo e descontos especiais a seus alunos, assim como crédito educativo.

Então, se a mensalidade do curso EAD já tem um preço acessível, com uma bolsa ou desconto cabe em qualquer orçamento.

O critério de concessão das bolsas varia conforme a faculdade. No Centro Educacional Anhanguera, por exemplo, a nota do Enem pode garantir ao estudante uma bolsa de até 100%.

Já na Universidade de Franca, quem acerta acima de 75% no vestibular tradicional da instituição estuda de graça (com bolsa de 100%).

Existem ainda os descontos que são concedidos de acordo com a data de pagamento das mensalidades ou decorrentes de convênios com empresas e associações.

Já o crédito educativo permite financiar as mensalidades do curso a juros baixos e começar a quitar o total devido somente depois da formatura, quando a pessoa já tiver condições.

Onde estudar

Conheça agora 4 instituições reconhecidas pelo MEC que ofertam uma grande variedade de cursos a distância e têm polos de ensino em diferentes regiões do País.

Nelas, o estudante encontra facilidades como programas de bolsas de estudo, descontos variados e crédito educativo sem burocracia. Clique nos links abaixo para maiores informações:

Veja também:

Pedagogia a distância

Conheça as faculdades a distância que aceitam o ProUni

Depois de entender como fazer uma faculdade gratuita a distância, responda nos comentários: em qual curso você deseja estudar?