Se você quer ser um engenheiro civil de sucesso, mas não tem tempo para fazer uma faculdade presencial, pode optar por estudar na modalidade EAD. Para se tornar um bom profissional, você precisa conhecer quais são os melhores cursos de Engenharia Civil a distância, pois a qualidade da instituição pode fazer toda a diferença em seu futuro profissional.

Para saber como escolher a melhor faculdade é importante entender como o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos a distância. Por isso, antes de fazermos uma lista dos melhores cursos de Engenharia Civil a distância, vamos explicar como o Ministério da Educação avalia as faculdades que oferecem graduação EAD. Confira!

Entenda como o MEC avalia os cursos a distância

Os critérios utilizados pelo MEC para avaliar um curso a distância são os mesmos despendidos para a análise da graduação presencial. A seguir, vamos explicar como funcionam os principais fatores de avaliação. Entenda!

Conceito Preliminar do Curso (CPC): esse tipo de conceito leva em consideração a titulação do corpo docente da instituição, a quantidade de professores que trabalham em tempo integral ou parcial, o desempenho dos alunos, as instalações físicas da faculdade, a infraestrutura do local e os recursos didático-pedagógicos.

Para que uma instituição seja bem avaliada pelo MEC, ela precisa atingir uma pontuação entre 3 e 5. Uma nota abaixo de 3 é considerada insatisfatória.

Conceito do Curso (CC): para avaliar esse critério, o MEC faz uma visita presencial à instituição de ensino. Durante essa vistoria, o MEC pode confirmar ou modificar a pontuação do CPC. Para fazer a avaliação dos cursos a distância, o Ministério da Educação analisa os polos de apoio presencial das faculdades.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): o Enade é realizado todos os anos e avalia o conhecimento e as competências dos estudantes em relação ao curso de graduação que estes alunos estão fazendo. O Enade serve como parâmetro para que o MEC avalie a qualidade dos cursos oferecidos nas faculdades.

No caso de cursos a distância criados recentemente, como o de Engenharia Civil, é provável que a faculdade que você estuda ainda não tenha passado pela avaliação do Enade.

Diferença entre o curso de Engenharia Civil presencial e a distância

Na realidade, os cursos de Engenharia Civil a distância são oferecidos no formato semipresencial. Isso significa que boa parte das aulas são realizadas em laboratório e em campo. Essa é uma exigência do MEC para os casos nos quais o estudante precisa de aulas práticas para aprender a profissão que está estudando. A duração do curso nas duas modalidades é o mesmo: cinco anos ou dez semestres.

No curso de Engenharia Civil a distância, o aluno tem acesso ao conteúdo teórico do curso por meio de videoaulas, videoconferências, bibliotecas digitais, apostilas, livros, gráficos, animações e outros materiais que são disponibilizados em uma plataforma específica para este fim.

Para fazer as aulas práticas, o estudante deve comparecer ao polo presencial da faculdade na qual estuda algumas vezes na semana. A periodicidade das aulas de laboratório e de campo variam de acordo com a instituição.

Para se formar, o aluno ainda precisa cumprir a carga horária mínima de estágio obrigatório, que deve ser supervisionado por um profissional experiente, e apresentar o Trabalho de Conclusão de Concurso (TCC).

O diploma do curso de Engenharia Civil EAD tem a mesma validade do curso presencial. No entanto, para exercer a profissão é necessário que o engenheiro formado seja inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

Conheça alguns dos melhores cursos de Engenharia Civil a distância

O curso de Engenharia Civil a distância é novo. Por isso, nem todas as faculdades que oferecem essa graduação na modalidade EAD possuem um conceito junto ao MEC nas competências citadas no tópico anterior.

A seguir, fizemos uma lista com as instituições que já passaram pela avaliação do Ministério da Educação no quesito CC e alcançaram as médias de 3 e 4. Todas as faculdades a seguir são particulares.

Faculdades que alcançaram a nota 4 no CC

  • Faculdade ENIAC

  • Centro Universitário Redentor (FACREDENTOR)

  • Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG)

Faculdades que alcançaram a nota 3 no CC

  • Universidade de Uberaba (UNIUBE)

  • Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT/AL)

  • Faculdade Educacional Araucária (FACEAR)

  • Faculdade Católica Paulista (FACAP)

Faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia Civil a distância

Além das faculdades citadas acima, que oferecem os melhores cursos de Engenharia Civil a distância, existem outras instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e bem conceituadas que também apresentam essa graduação na modalidade EAD. Veja quais são elas:

Veja também

Conheça os melhores cursos EAD e suas faculdades

Conheça as 12 melhores faculdades a distância do RJ

Pensando em fazer um curso de Engenharia Civil a distância? Conte pra nós o que motivou você a tomar essa decisão!