Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Conheça os melhores cursos de Pedagogia online

21 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

No Brasil, há mais de cem faculdades que oferecem o curso de Pedagogia na modalidade EAD. Aliás, essa é uma das graduações mais comuns oferecidas nesse formato e você consegue encontrar o curso tanto em instituições públicas quanto em privadas.

Com tanta oferta, fica até difícil escolher onde estudar, principalmente se você vai fazer o curso em uma instituição particular. Então, se você está buscando um ensino de qualidade, esse post foi feito para você. Nele, listamos as melhores faculdades de Pedagogia online, de acordo com os critérios do Ministério da Educação.

Os critérios de avaliação do MEC para os cursos a distância são os mesmos para faculdades presenciais. Por isso, um diploma expedido para uma graduação online não difere de uma presencial, uma vez que tem o mesmo valor junto ao órgão. Por isso, não há motivos para ter medo de ingressar em um curso nesse formato, pois você não encontrará dificuldades em conseguir emprego ou fazer concursos públicos na área.

Mas, antes de listarmos os melhores cursos de Pedagogia online, vamos entender como funcionam os critérios de avaliação do MEC.

Como o MEC avalia os melhores cursos de pedagogia online

O MEC utiliza três quesitos para avaliar os cursos:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): avalia o nível de conhecimento dos alunos que estão no início e no fim da graduação. A prova mede o desempenho dos estudantes em relação às disciplinas do curso em que estudam.

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): avalia os cursos de acordo com o desempenho dos alunos, titulação dos professores, plano pedagógico e infraestrutura.

  • Conceito de Curso (CC): para avaliar esse quesito, o MEC faz uma visita às faculdades para observar os mesmos critérios do CPC. Esse conceito pode confirmar ou modificar a nota do CPC.

A pontuação atribuída a cada um desses critérios varia entre 1 e 5, sendo 5 a nota máxima. A faculdade que alcança a pontuação de 5 chegou ao nível máximo de qualidade naquele quesito. A instituição que consegue a nota 4, tem um conceito “muito bom” perante ao MEC e 3 é “suficiente”.

Já os conceitos 1 e 2 são insuficientes e, quando uma instituição só consegue essa pontuação, ela tem um prazo para se adequar e melhorar os pontos negativos em relação ao curso ou à faculdade.

Diferença entre o curso de Pedagogia online e o presencial

A única diferença entre as modalidades de curso é a forma a qual o aluno estuda. No curso EAD, o aluno vai à instituição somente para fazer provas e apresentar trabalhos. A maior parte da graduação é feita a distância, por meio de uma plataforma específica. Já durante o curso presencial, o estudante precisa ir à faculdade todos os dias.

A duração do curso de Pedagogia é de 3.200 horas, o que equivale a 4 anos de estudo. No entanto, não há diferença entre um diploma emitido por uma instituição de ensino presencial ou a distância, pois no documento não informa em que formato o estudante concluiu a graduação.

Melhores cursos de Pedagogia online de acordo com o MEC

Para fazer a lista dos melhores cursos de Pedagogia online, vamos utilizar critérios diferentes. Primeiros, vamos listar as instituições que alcançaram pontuação máxima em pelo menos um dos conceitos e depois, a nota 4.

Cursos de Pedagogia online que alcançaram a nota 5 em um dos conceitos

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

  • Universidade do Sagrado Coração (USC)

  • Centro Universitário SENAC (SENAC/SP)

Outras faculdades bem avaliadas pelo MEC

Apesar de as faculdades a seguir não estarem na lista das instituições que oferecem os melhores cursos de pedagogia online com nota máxima, todas são bem avaliadas, têm excelente infraestrutura e oferecem um excelente custo-benefício.

Além disso, se você não tem condições de arcar com as mensalidades, pode recorrer a uma bolsa pelo ProUni ou de instituições parceiras, que também concedem descontos parciais para o estudante fazer o curso naquela faculdade.

Outra opção é buscar o financiamento estudantil, Fies para custear o período de estudos. As faculdades a seguir oferecem descontos e bolsas próprias para aqueles estudantes que têm dificuldade em pagar uma mensalidade integral.

Vale lembrar que não fizemos lista com os melhores cursos de Pedagogia online de todas as faculdades, senão, o índice ficaria muito extenso.

Veja também

Os Cursos de Graduação a Distância mais procurados

Graduação sem sair de casa

Pensando em fazer o curso de Pedagogia? Vai fazer presencial ou a distância? Conte para  gente nos comentários!


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.