Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

O que é EAD?

6 de novembro de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

EAD

O Ensino a Distância (EAD) é uma forma de estudar diferente da convencional. Nele o aluno não precisa se deslocar da sua casa ou da sua cidade para estudar. As salas de aula são virtuais e os professores podem estar a quilômetros de distância.

Com a ascensão da tecnologia, essa modalidade de ensino ganhou ainda maior destaque. A facilidade de estudar em qualquer horário e em qualquer lugar, atrai desde executivos que desejam uma especialização até alunos que querem iniciar uma graduação.

Outro motivo para o grande destaque do EAD é a necessidade de mão de obra qualificada. O mercado de trabalho sabe valorizar cada vez mais as qualidades de quem cursa uma graduação a distância e vê nessa modalidade de ensino uma nova forma de obter profissionais especializados e com vontade de aprender.

Essa modalidade surgiu para facilitar a vida daqueles que desejam adquirir um diploma, mas que não possuem tempo e dinheiro suficientes para se deslocar todos os dias até uma instituição de ensino. Famosa pela flexibilidade nos horários, essa modalidade de ensino é a alternativa que muitas pessoas que trabalham, seja em casa ou não, precisavam para concluir seus estudos.

EAD – Como funciona?

Para poder realizar um curso EAD, o aluno precisa ter um computador, conhecimentos básicos sobre informática, acesso a internet e vontade de aprender.

O ingresso em um curso EAD é semelhante aos dos cursos presenciais. É realizado um processo seletivo e, caso o aluno seja aprovado, ele recebe o acesso ao ambiente virtual disponibilizado pela instituição.

Esse ambiente virtual é formado por ferramentas, notas de aulas, trabalhos, etc. Tudo o que um aluno precisa para realizar um bom curso.

Além disso, todos os cursos EAD possuem professores e tutores que estão disponíveis para sanar qualquer dúvida dos alunos. A comunicação com os professores e tutores é bem simples e fácil, normalmente realizada através de e-mail ou bate-papo.

Alguns encontros presenciais são realizados ao longo do curso para atender às exigências do Ministério da Educação (MEC), principalmente quando provas devem ser realizadas ou devem ser apresentados trabalhos de conclusão de curso. Esses encontros acontecem na sede da instituição mais próxima do estudante.

Por falar em MEC, é de extrema importância que o aluno escolha uma instituição de ensino que seja credenciada, da mesma forma que faria se estivesse em um curso presencial. Para encontrar uma instituição de ensino credenciada pelo MEC, basta acessar o site do e-MEC.

Quem pode fazer um curso EAD?

O EAD é destinado para aquelas pessoas que possuem pouco tempo livre para conciliar trabalho e estudo. Por ser o próprio aluno que monta seus horários, essa modalidade permite que todas as atividades do dia a dia do estudante possam ser realizadas.

Apesar de todas as pessoas estarem livres para participar de um curso a distância, é muito importante ressaltar que nem todas possuem o perfil necessário para esse tipo de curso. Isso acontece porque muitas pessoas não conseguem estudar sem a presença física de um professor. Essas pessoas perdem a motivação e abandonam o curso rapidamente. Por isso, é necessário ter persistência e força de vontade para realizar um curso EAD.

//

Click here

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.