Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Reconhecimento do diploma EAD

19 de novembro de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A necessidade de um diploma está cada vez mais presente na vida de jovens e adultos. Muitas vezes, a pessoa já possui uma profissão, mas se depara com a necessidade de concluir os estudos para poder obter maior destaque, uma melhor posição na carreira, permanecer na profissão, etc.

Esse é um dos motivos que atraem os alunos ao ensino a distância (EAD). Sem a necessidade de se deslocar até uma instituição de ensino e com a disponibilidade de estudar em qualquer horário e lugar, boa parte das pessoas que precisam de uma recolocação profissional optam por essa modalidade de ensino.

Porém, o medo de muitos ainda é quanto ao reconhecimento do diploma. Será que um curso EAD oferece um diploma reconhecido pelo mercado de trabalho, como nos cursos presenciais?

Reconhecimento do MEC

Assim como nos cursos presenciais, os cursos a distância também devem possuir reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para que o diploma emitido pela instituição tenha validade.

O MEC avalia com rigor os cursos oferecidos, a fim de garantir uma formação acadêmica de qualidade e, consequentemente, profissionais capacitados para ingressar no mercado de trabalho.

A consulta dos cursos que possuem reconhecimento do MEC é facilmente realizada. O Ministério disponibiliza no site do e-MEC (http://emec.mec.gov.br/) os nomes das instituições e dos cursos presenciais e a distância aprovados. Antes de iniciar um curso, seja de licenciatura, bacharelado, tecnológico ou sequencial, procure saber se o curso possui o reconhecimento do Ministério da Educação.

Diploma de um curso EAD

O diploma de um curso a distância não é diferente de um diploma de um curso presencial. A partir do momento em que o MEC dá o seu aval e o curso é reconhecido, ele possui a mesma validade que um curso presencial. De acordo com o Decreto 5.622 de 19 de dezembro de 2005, o diploma EAD foi considerado válido pela Constituição, não restando dúvidas de que aquele que se formar em um curso a distância possui a mesma capacidade que um aluno que obteve o diploma de um curso presencial.

Atualmente, muitas pessoas optam por fazer um curso a distância, seja pela comodidade, pela falta de tempo ou pelo preço. Independente do motivo, é notável o aumento de cursos ministrados a distância nas instituições de ensino públicas e particulares.

Mesmo com o aumento dos cursos a distância, é natural que haja um certo receio por parte dos estudantes e da família com relação ao reconhecimento do diploma por parte do MEC, mas também do mercado de trabalho.

Como já foi dito anteriormente, para o MEC não há diferença entre os diplomas de um curso presencial e a distância.

Para o mercado de trabalho essa diferença também não existe. Porém, se você for questionado sobre isso, responda com sinceridade. Os alunos formados em um curso EAD possuem características que o mercado de trabalho procura e essa informação pode ser um ponto positivo para você na hora de procurar um emprego.

Quais são essas características?

Um aluno, para conseguir concluir um curso a distância, precisa ter persistência e determinação. Além disso, deve ter concentração e a capacidade de dividir o tempo disponível entre estudo e lazer. Esse aluno costuma ter maior responsabilidade, já que a sua formação depende mais de si mesmo do que de fatores externos. A capacidade de aprender sozinho também é uma característica forte.

//

Click here

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.