Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Boleto Enem 2016

24 de abril de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Enem 2016 tem inscrições abertas entre os dias 9 e 20 de maio. O processo é feito pela internet e exige que o participante preencha alguns dados cadastrais.

É simples e rápido, mas a participação no Exame só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição. Para isso, é preciso imprimir o boleto bancário.

Veja a seguir todas as informações que você precisa saber sobre o Boleto do Enem 2016 e garanta o quanto antes a sua participação nessa prova que já é considerada o maior vestibular do Brasil!

Qual o valor do boleto do Enem 2016?

No Enem 2016, a taxa de inscrição é de R$ 68,00. Esse é o valor do boleto para pagamento.

Pode parcelar o boleto do Enem 2016?

Não. A inscrição deve ser paga integralmente, de uma só vez, dentro do prazo estipulado pelo MEC, nas instituições autorizadas.

Onde encontrar o boleto do Enem 2016?

Para acessar o seu boleto do Enem 2016, você precisará primeiro fazer sua inscrição no Exame.

No período de inscrições, que vai das 10h do dia 9 às 23h59 do dia 20 de maio, você deve:

•1. Acessar o site oficial do Enem 2016.

2. Preencher todos os dados solicitados: RG, CPF, senha, e-mail e telefone válidos, informações sobre sua escola (se estiver matriculado), opções de atendimento especial, sabatista, certificação do ensino médio, cidade onde prefere fazer a prova, etc.

3. Confirmar o cadastro.

Com isso, toda vez que você acessar a Página do Participante do Enem poderá acompanhar o processo, atualizar seus dados caso necessário (somente durante o período de inscrições), encontrar o cartão de inscrição e, o principal nesse momento, baixar o boleto de pagamento.

A dica aqui é fazer a inscrição o quanto antes, baixar, imprimir e pagar logo seu boleto. Assim você evita contratempos e garante a sua participação!

Qual o prazo para pagar o boleto do Enem 2016?

O prazo para fazer o pagamento de sua taxa de inscrição vai um pouco além do período de inscrições. Você terá entre os dias 9 e 25 de maio para fazer isso. Mas não deixe para pagar em cima da hora! No último dia para pagamento, 25 de maio, o prazo termina às 21h59 (horário de Brasília).

Atenção: o prazo não será prorrogado (nem para pagamento com multa!) e quem não pagar o boleto dentro da data estipulada ficará fora do Exame.

Organize-se desde já para ter o valor necessário em mãos e fazer o quanto antes o seu pagamento.

Onde pagar o boleto do Enem 2016?

A boa notícia é que em 2016 o Ministério da Educação (MEC) ampliou a rede autorizada a receber o pagamento da taxa de inscrição do Enem.

Agora é possível pagar o boleto em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios de todo o Brasil. Por isso, ninguém tem desculpa!

Posso pedir isenção da taxa e não pagar o boleto do Enem 2016?

Depende. O MEC prevê dois casos possíveis para isenção da taxa de inscrição do Enem. Confira se você se encaixa em alguma das situações a seguir:

Alunos do terceiro ano do ensino médio matriculados em escolas públicas devidamente cadastradas no Censo Escolar da Educação Básica. Para conseguir a isenção automática, basta preencher corretamente os dados sobre sua escola na hora de se inscrever para o Enem 2016.

Pessoas de baixa renda. Nesse caso a isenção não é automática. É necessário preencher o Cadastro de Carência Socioeconômica e solicitar a isenção quando se inscrever para o Enem. O MEC vai avaliar cada solicitação e, caso a sua seja aprovada, você não precisará pagar o boleto. Caso o pedido seja rejeitado, o candidato terá até o dia 25 de maio para fazer o pagamento. Por isso, acompanhe a situação na Página do Participante.

Houve uma mudança importante no Enem desse ano. Quem foi isento do pagamento no ano passado e não compareceu para fazer a prova terá que se justificar perante o MEC caso queira uma nova isenção da taxa no Enem 2016. Se o MEC não aceitar a justificativa, o participante precisará pagar o boleto.

A mesma coisa vai acontecer no ano que vem, por isso, não marque bobeira! Se você conseguir isenção no Enem 2016 e não fizer a prova, poderá ser impedido de prestar o Exame gratuitamente em 2017!

Posso receber o dinheiro de volta?

Não. A regra é clara: o MEC não devolve o dinheiro da inscrição em nenhuma hipótese. Mesmo que você tenha uma boa justificativa para não fazer mais o Exame, uma vez pago o boleto, não terá reembolso da taxa de inscrição.

O que acontece se eu esquecer de pagar o boleto do Enem 2016?

Infelizmente, se você não pagar o boleto até o dia 25 de maio, por qualquer motivo, sua inscrição não será confirmada e você não poderá participar do Enem 2016.

Onde encontrar mais informações sobre o boleto do Enem 2016?

Todas as regras e orientações ao participante do Enem 2016 estão descritas no Edital do Exame e no site oficial do Enem.

Caso sua dúvida seja muito específica e você não encontre resposta nessas fontes, pode falar com a Central de Atendimento, pelo telefone 0800-616161.

Veja também:

Isenção Enem 2016

Vai fazer o Enem 2016? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.