Você é um bom estudante e está se preparando bem para o Enem 2018? Perfeito! Mas muito cuidado para não vacilar nos prazos e horários exigidos pela organização do exame.

Estando por dentro de todas as datas, não há com o que se preocupar: você poderá fazer um exame tranquilo e demonstrar todo o seu conhecimento sobre os conteúdos do ensino médio.

Já vamos adiantando um primeiro toque: as provas só acontecem em novembro, mas as inscrições são no primeiro semestre.

Saiba tudo aqui agora mesmo: quando e como se inscrever, até quando tem que pagar a taxa, quando é divulgado o local do exame, quais são os dias de prova e, finalmente, quando sai o resultado do Enem 2018!

Inscrições do Enem 2018

O período de inscrições do Enem 2018 vai de 7 a 18 de maio. Procure não deixar para a última hora. Assim, você terá tempo para preencher tudo tranquilamente, imprimir o boleto e pagar a taxa de inscrição.

Para se inscrever, basta ir ao site oficial do Enem e verificar as instruções e documentos necessários. No mesmo site é possível acessar o edital do exame. Recomendamos ler todos os itens com bastante atenção.

Pagamento da taxa do Enem 2018

Se você não solicitou ou não conseguiu a isenção da taxa de inscrição, terá que fazer o pagamento. O prazo vai de 7 a 23 de maio e o valor é de R$ 82.

Você deve imprimir o boleto no site e pagar a taxa em qualquer agência bancária, agências dos Correios ou em casas lotéricas.

Quem não for isento e não fizer o pagamento fica impossibilitado de prestar o exame.

Divulgação do local da prova do Enem 2018

Em 22 de outubro de 2018 você saberá o endereço completo onde vai fazer as provas, inclusive com o número da sala.

Depois de divulgada essa informação, você poderá acessar e imprimir o seu Cartão de Confirmação da Inscrição. A organização do exame recomenda levar esse documento nos dias das provas.

Primeiro dia do Enem 2018

A primeira prova do Enem 2018 cai em um domingo, dia 4 de novembro. O horário de entrada é entre as 12 h e as 13 h – depois disso os portões são fechados e ninguém mais entra!

A prova começa às 13h30 e as matérias desse dia são:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

• Ciências Humanas e suas Tecnologias

• Redação

Você terá até as 19h para fazer tudo. São 45 questões de múltipla escolha sobre cada um dos temas (portanto, 90 no total), mais a redação.

Segundo dia do Enem 2018

A segunda prova é no domingo seguinte, dia 11 de novembro. Os temas são:

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias

• Matemática e suas Tecnologias

No total, também são 90 questões (45 de cada área).

Os horários de abertura e fechamento dos portões são os mesmos do primeiro dia. A diferença é que, no dia 11, você terá meia hora a menos para concluir o exame – o horário de término é às 18h30.

Gabarito oficial do Enem 2018

No dia 14 de novembro saem os gabaritos oficiais do exame e também são divulgados os cadernos de provas.

Resultado oficial do Enem 2018

O resultado oficial é publicado em 18 de janeiro de 2019.

Resultado para treineiros e espelho da redação

No mês de março de 2019, em dia também a ser definido, serão divulgados os resultados individuais de quem fez o Enem como “treineiro” (apenas para adquirir experiência) e a cópia digitalizada da redação (chamada de “espelho”).

O que fazer com as notas do Enem 2018

Talvez você já saiba, mas não custa relembrar: o Enem pode render ingresso direto em cursos universitários (sem ter que passar pelo vestibular) e também a entrada em programas governamentais que facilitam o acesso ao ensino superior.

Para se inscrever no FIES ou o ProUni, por exemplo, você terá que apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota acima de zero na redação. Esses programas são voltados a estudantes de baixa renda, por isso também é obrigatório se enquadrar em critérios de renda familiar.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) permite financiar as mensalidades de cursos superiores com condições facilitadas, enquanto o Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudo parciais e integrais.

Ambos têm alcance nacional e deles participam centenas de universidades, com vagas para cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Com sua nota do Enem também é possível entrar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para participar desse concorrido processo seletivo, basta não ter zerado na redação do Enem mais recente.

Onde estudar com a pontuação do Enem 2018

Veja a seguir uma relação com algumas faculdades credenciadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que usam a pontuação do Enem para selecionar estudantes.

Todas elas também trabalham com o FIES e o ProUni, além de outras opções de financiamentos, bolsas e descontos. Confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:

ProUni – tipos de bolsa

Anotou direitinho as datas mais importantes do Enem 2018? Deixe seu comentário!