Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Como funciona a correção do ENEM?

5 de novembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Enem é bem diferente do modelo de prova ao qual estamos acostumados. A correção segue uma lógica bem mais complexa, com pesos distintos para cada questão, análises de coerência pedagógica, padrões para identificar chutes e mais uma série de detalhes capaz de deixar qualquer um de cabelo em pé!

Aquela correção comum da escola, em que o professor apenas somava os acertos, não existe aqui. O sistema de avaliação faz uma análise individualizada de todos os participantes e vai atribuindo notas diferentes a cada questão.

Por isso é comum encontrar, por exemplo,  pessoas que acertaram a mesma quantidade de questões, mas obtiveram nota final bem diferente. Ou gente que está fazendo o Enem pela segunda uma vez, acertou menos questões que no ano passado e conseguiu uma nota mais alta!

Por que isso acontece? O que está por trás do modelo de correção do Enem? Por que é impossível zerar nas provas objetivas? Por que não tem como tirar nota máxima nas objetivas mesmo que todas as questões sejam acertadas? A redação é corrigida uma a uma?

Vamos desvendar esses e outros tantos mistérios do Enem a seguir. Acompanhe!

Ler também: Descubra quantos pontos vale cada questão do Enem

Como é feita a correção das provas objetivas do Enem

O Enem possui 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento:

  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ao final da prova, cada estudante preenche um cartão-resposta. Esses cartões são encaminhados para uma empresa especializada e passam por uma leitura feita por computador.

Em seguida,  os resultados são enviados para uma base de dados e três equipes diferentes de especialistas (estatísticos, matemáticos e psicometristas) fazem uma análise bem detalhada. É nesta etapa que o bicho pega!

Os resultados do Enem são submetidos a um modelo de análise chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI ajuda a medir o nível de conhecimento do aluno em cada área do conhecimento levando em conta três aspectos:

1) Dificuldade  do item apresentado

2) Diferenciação (discriminação) de conhecimento entre estudantes

3) Análise de acerto casual (o famoso chute!)

Como o objetivo principal do Enem é avaliar todo o conhecimento acumulado nos três anos do ensino médio, os especialistas sabem que não é possível atribuir o mesmo peso a cada uma das 180 questões.

O sistema de correção está programado para entender que quanto maior o conhecimento do aluno em determinado tema, mais chances ele tem de acertar as questões difíceis (que valem mais pontos).  E se isso for verdade, ele vai conseguir acertar as questões fáceis e médias também!

Por isso, se em uma das provas você errar questões mais fáceis e acertar as mais difíceis, vai perder pontos na nota final, pois a TRI interpreta que você não tem conhecimento pleno naquela área e provavelmente chutou as respostas.

É isso que faz com que participantes com o mesmo número de acertos na prova tenham notas distintas. Os que apresentarem um comportamento mais coerente ganharão mais pontos ao final.

E agora, um alerta. Mesmo que você não saiba resolver uma questão, é melhor chutar alguma coisa no cartão-resposta. É que as questões deixadas em branco são contadas automaticamente como erro!

Nota final X número de acertos

Embora o Enem tenha toda essa matemática complicada, o fato é que um grande número de acertos na prova vai, sim, gerar uma boa nota final. O que o sistema de avaliação faz é aumentar ou diminuir o valor de cada item de acordo com a leitura da coerência pedagógica.

Mesmo assim, não tem como calcular a nota apenas comparando o gabarito. Com ele, você pode apenas ter uma ideia do número de acertos e fazer uma estimativa simples. O jeito é segurar a ansiedade até a divulgação dos resultados finais.

Como é feita a correção da Redação

A avaliação da redação é feita de forma bem diferente das provas objetivas. Todas as redações dos milhões e participantes são lidas e avaliadas uma a uma por uma equipe bem grande de avaliadores.

As redações são analisadas assim:

  • Pelo menos dois avaliadores diferentes corrigem a redação. Eles não têm acesso à avaliação do outro.
  • Cada avaliador analisa o texto com base em cinco competências diferentes:

  1. Domínio da língua formal escrita.
  2. Compreensão do tema e aplicação de diferentes conceitos dentro da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.
  3. Seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos na defesa do ponto de vista.
  4. Uso de mecanismos linguísticos para construção da argumentação.
  5. Elaboração da proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos.
  • Cada avaliador atribui de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências, totalizando, no máximo, 1.000 pontos.
  • A nota da redação será a média aritmética da pontuação atribuída pelos dois avaliadores.

Quando há uma diferença muito grande entre as notas dos dois avaliadores, a redação é submetida a uma terceira avaliação.

Se a terceira avaliação ainda for muito diferente, a redação vai para uma quarta análise, formada por uma banca com três corretores. A nota final será definida ali.

É possível tirar zero nas provas?

Sim, mas apenas na redação. O candidato recebe zero quando:

  • Foge do tema proposto.
  • Deixa a folha de redação em branco.
  • Não obedece à estrutura dissertativa-argumentativa pedida.
  • Não desenvolve mais de sete linhas.
  • Usa palavrões, textos desconexos ou outras formas propositais de anulação.
  • Desrespeita dos direitos humanos.

Não tem como tirar zero nas provas objetivas, pois o sistema de avaliação atribui notas máximas e mínimas a cada área de conhecimento, então o candidato inscrito já faz a prova com uma pontuação inicial. Fora que, estatisticamente, é muito difícil errar todas as 180 questões. Isso só acontece com quem entrega o cartão-resposta em branco.

Tirar1.000 pontos nas provas objetivas também é muito raro, por um motivo semelhante: as notas máximas atribuídas a cada prova geralmente ficam abaixo de 1.000. Como a nota final das objetivas é obtida pela média aritmética das quatro provas, fica bem difícil alcançar o valor máximo.

Curiosidades sobre a correção do Enem

  • A metodologia da Teoria de Resposta ao Item não é exclusividade do Enem! Ela é aplicada em avaliações de grande escala em países como Estados Unidos, Holanda, França, China e Coreia do Sul.
  • Um exame muito conhecido que utiliza o TRI é o TOEFL – exame de proficiência em língua inglesa.
  • O “peso” das questões, ao contrário do que pensamos, não tem um valor fixo. Ele é, na verdade, um grau de complexidade atribuído ao padrão de coerência pedagógica de cada participante.
  • A sua nota é individual, não varia de acordo com o desempenho dos outros estudantes.
  • Toda análise é feita de forma anônima. Ou seja: o avaliador não tem como saber de quem é a prova que ele está corrigindo.

Veja também:

Enem vale por quanto tempo?

Está ansioso para descobrir sua nota no Enem? Conte nos comentários como você se saiu no Exame!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.