Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Confira como usar a nota do Enem 2021

23 de janeiro de 2022
nome sujo fies
Imagem do autor
Escrito porLeonardo Messias

Se você realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, mas ainda não sabe como e onde aplicar sua nota, saiba que você tem uma grande variedade de opções. Entre elas, se destacam programas do governo federal, descontos próprios de universidades particulares, e até mesmo vagas próprias em universidades públicas.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%

nome sujo fiesDiante de tantas alternativas, muitos estudantes se veem indecisos quanto a qual opção escolher. Se você deseja conhecer as melhores opções e as diferenças entre cada uma delas, confira, a seguir, as melhores maneiras de como usar sua nota do Enem.

Como usar a nota do Enem 2021?

Entre as melhores alternativas para usar sua nota do Enem, destacam-se os programas do governo. Entre eles estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Confira um pouco sobre cada um deles:

Sisu

O Sisu é um programa do governo federal que oferta anualmente vagas em diversas faculdades de todo o país. Seu principal diferencial dentre os demais programas são as vagas ofertadas exclusivamente para universidades públicas.

Para participar do Sisu, o candidato deve apenas ter obtido uma nota superior a zero na redação. Diferente do Prouni e Fies, o Sisu não requer do candidato um perfil de salário ou renda.

Para realizar sua inscrição no programa, basta acessar o site oficial do Sisu e realizar o login com suas informações. Em seguida, o candidato deverá optar por até dois cursos em busca de uma bolsa de estudos, sendo que a primeira opção será prioritária sobre a segunda.

O Sisu, assim como os outros programas, também dá a possibilidade de que o candidato não aprovado participe de uma chamada para vagas ainda não preenchidas por meio da lista de espera. Isso acontece pois, em alguns casos, o estudante que conseguiu uma vaga pelo programa não comprovou suas informações junto à universidade dentro do prazo, entre outros possíveis motivos. Se você deseja conhecer mais sobre o Sisu, leia: Como funciona o Sisu

Calendário Sisu 2022

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro de 2022.
  • Resultado da chamada regular: 22 de fevereiro de 2022
  • Prazo para matrícula dos estudantes convocados na 1° chamada: 23 a 28 de fevereiro de 2022
  • Prazo para se inscrever na lista de espera: 22 a 28 de fevereiro de 2022

Prouni

O Prouni oferece bolsas de estudos para diversas faculdades de todo o país, entretanto, como diferencial, o programa direciona suas bolsas somente para universidades particulares, podendo oferecer bolsas integrais (100%) ou parciais (50%), variando de acordo com a renda do participante.

Para participar do programa, o candidato deve estar adequado ao seguinte perfil:

  • Renda de até um salário mínimo e meio por residente para bolsas integrais, e três salários mínimos para bolsas parciais;
  • Ter realizado o ensino médio em escola pública, ou então como bolsista em escola particular; 
  • Possuir uma nota superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação;
  • Não possuir diploma de ensino superior;

Cabe salientar que, em medida provisória, foi permitido que estudantes que realizaram o ensino médio em escolas particulares também participem do programa. Entretanto, a medida ainda não está em vigor, e passará a ser válida apenas a partir do dia 1º de julho de 2022. Se você deseja conhecer mais sobre o Prouni, leia: Prouni: O que é e como participar

Calendário Prouni 2022

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro de 2022.
  • Resultado da 1° chamada: 2 de março de 2022.
  • Comprovação das informações: 3 a 14 de março de 2022.
  • Resultado da 2° chamada: 21 de março de 2022.
  • Comprovação das informações da 2° chamada: 21 a 29 de março de 2022.
  • Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril de 2022.
  • Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril de 2022.
  • Comprovação das informações: 8 a 13 de abril de 2022.

Fies

O Fies, diferente dos demais programas, não oferece bolsa de estudos, mas ,sim, financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso, variando de acordo com a renda do participante. Ou seja, o estudante pagará as mensalidades do curso, apenas após sua formação.

Para participar do programa o candidato deve estar adequado ao seguinte perfil:

  • Possuir renda de até três salários mínimos por residente para financiamento integral;
  • Nota superior a 450 no Enem;
  • Não ser bolsista;

Para candidatos que possuam uma renda superior a três salários mínimos por residente, o programa ofertará um financiamento parcial, ou seja, durante o curso o estudante deverá arcar com 50% dos custos das mensalidades. Confira as diferenças entre as duas modalidades:

  • Fies: Financiamento integral destinado a pessoas com baixa renda. Durante o curso o aluno não precisará pagar mensalidades referente ao curso;
  •  P-Fies: Financiamento de 50% destinado a participantes com rendas mensais superiores a três salários mínimos por residente. Durante o curso o aluno pagará a metade do valor de seu curso;

Se você deseja conhecer mais sobre o Fies, leia: Como funciona o FIES 

Calendário do Fies 2022

  • Abertura das inscrições: 8 a 11 de março de 2022.
  • Resultado do Fies: 15 de março de 2022.
  • Complementação das informações: 16 a 18 de março de 2022
  • Seleção na lista de espera: 16 de março a 28 de abril de 2022

Outras opções

Ainda existem outras opções para usar sua nota do Enem, confira algumas delas.

Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico (Sisutec), é um programa que possibilita o ingresso em cursos técnicos e profissionalizantes por meio de sua nota do Enem.

Para realizar a inscrição, o candidato deve apenas ter realizado o Enem e não ter zerado sua redação. Vale lembrar que, nesse programa, 85% das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas, ou então, bolsistas em escolas particulares.

Faculdades internacionais

Você também pode, por meio da sua nota do Enem, ingressar em uma universidade internacional. Universidades portuguesas, por exemplo, destinam vagas para estudantes brasileiros, por meio do Enem Portugal.

Atualmente, cerca de 50 universidades portuguesas oferecem bolsas para diversos cursos. Entretanto, vale lembrar que, se aprovado, os custos da taxa de inscrição são de responsabilidade do estudante.

Faculdades públicas

Uma opção pouco conhecida é a de utilizar a média no Enem para incrementar na nota final em vestibulares de faculdades públicas. Saiba que isso é possível, entretanto, cada universidade possui critérios diferentes quanto a isso.

A nota do Enem, nesse caso, servirá apenas como bônus na nota final obtida no vestibular da universidade pública. Se você deseja saber quais vestibulares permitem esse recurso, consulte o edital para conferir.

Faculdades particulares

Você também pode usar sua nota do Enem em faculdades privadas em busca de descontos. Vale lembrar que o desconto oferecido pela universidade variará de acordo com a instituição de ensino e o curso optado.

Como entrar na faculdade sem a nota do Enem

Se você deseja ingressar em uma universidade com um ótimo desconto, e o melhor, sem precisar de sua nota do Enem, confira algumas das melhores opções:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.