Se você é um dos mais de 5 milhões de inscritos no Enem 2019, saiba que irá precisar esperar até outubro para acessar seu cartão com o local do exame. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, ambas no domingo.

Pode parecer muito tempo até lá, mas é bom já marcar na agenda, para não correr o risco de esquecer. Com um bom resultado no Enem, estudantes podem conseguir bolsa estudantil (ProUni, Fies) e têm acesso ao Sisu.

Confira a seguir como descobrir o local onde você fará as provas do Enem, através do Cartão de Confirmação de Inscrição.

Sobre o Enem 2019

O Enem será composto por duas provas, que serão aplicadas em dois domingos consecutivos.

A primeira prova será composta por 90 questões objetivas de múltipla escolha, sendo:

  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Os participantes terão 4 horas e meia para concluir a prova. 

A segunda prova é composta por 90 questões objetivas de múltipla escolha, sendo:

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 45 questões de Matemáticas e suas Tecnologias

Os participantes terão 5 horas para concluir a prova.

Quando e como consultar o local de prova do Enem 2019

Cerca de um mês antes do primeiro domingo de prova, o endereço do local do exame será divulgado on-line no Cartão de Confirmação de Inscrição do participante.

Para poder consultar este cartão ao ser divulgado o local de prova, basta seguir as dicas abaixo:

  • Entre na página do Participante: enem.inep.gov.br/participante
  • Clique na opção solicitada.
  • Insira seu CPF, senha e imagem de segurança.
  • Clique em Enviar.

Nesse momento, você terá acesso a todas as informações do Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato. Entre elas, haverá o local em que as provas do exame serão aplicadas.

ATENÇÃO! O INEP não envia mais uma carta via Correio com o local da prova para a casa dos participantes. Agora só é possível acessar essa informação através da página do Participante.

Como é escolhido o local de prova do Enem

As provas do exame são aplicadas em escolas públicas (municipais, estaduais ou federais) e privadas, além de faculdades.

O local de prova do Enem é escolhido conforme a manifestação de interesse da instituição de participar da aplicação da prova.

O INEP seleciona os alunos para determinadas instituições, conforme a disponibilidade e levando em conta o menor trajeto para o participante.

O que fazer com a nota do Enem 2019

Já com a nota do Enem em mãos, é possível utilizá-la para:

  • Participar do Sisu para concorrer a uma vaga de graduação (bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica) na universidade pública.
  • Participar do ProUni para concorrer a bolsas de estudos parcial ou integral e cursar uma graduação em uma instituição privada.
  • Inscrever-se no Fies para financiar as mensalidades de uma graduação em uma instituição privada, com juros mais baixos que nos bancos.
  • Ingressar em faculdades particulares sem a necessidade de realizar o vestibular, e ainda ser beneficiado com descontos de acordo com o desempenho no exame.
  • Ingressar em universidades de Portugal sem precisar realizar os processos seletivos tradicionais do país europeu.  

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Quando você for escolher a instituição onde irá fazer o seu curso superior, atente-se, em primeiro lugar, se ela possui o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Sem ele, seu diploma não terá validade em lugar nenhum.

As faculdades que listamos abaixo, além de serem reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, fazem parte do ProUni, concedem bolsas de estudos, descontos na mensalidade e realizam financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Confira os possíveis temas de redação do Enem 2019

Nota de corte do Enem 2019: Veja quanto você precisa tirar!

Agora que você já sabe quando e como consultar seu local de provas do Enem 2019, está ansioso para realizar o exame? Já sabe como vai usar a nota? Conte para a gente, aqui nos comentários!