Na primeira edição de 2018, mais de 1,6 milhões de pessoas se inscreveram para realizar a prova do Encceja, segundo informações divulgadas pelo próprio Ministério da Educação (MEC). Esse grande número de pessoas interessadas em fazer a prova se explica porque ela é a principal oportunidade para aqueles que não puderam concluir seus estudos.

Mas não é raro acontecer de pessoas inscritas chegarem atrasadas ou nem mesmo conseguirem chegar no dia da prova. Se você não quer ser um desses atrasados, precisa saber com antecedência onde fará a prova, para se organizar e chegar com tranquilidade na escola informada.

Como saber o seu local de prova do Encceja

Para saber onde você fará sua prova, é muito simples. Você precisará acessar o seu cartão de confirmação (um documento como este da imagem abaixo), onde estará registrado o seu nome, o número da sua inscrição, a data, horário e local de prova, dentre outras informações.

O Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação da prova, orienta que o cartão de confirmação deve ser levado no dia da prova. Levar esse papel não é obrigatório, mas isso te ajudará a encontrar sua sala com mais facilidade no dia do exame.

Para acessar o cartão de confirmação, basta seguir o passo a passo que deixamos abaixo:

  1. Acesse a Página do Participante do site do Encceja.

  2. Preencha as informações solicitadas:

    1. Seu número de CPF

    2. A senha cadastrada no momento da sua inscrição

Porque é importante saber o local de prova com antecedência

Saber o seu local de prova com antecedência permitirá que você possa se organizar para chegar a tempo e não sofrer com os seguintes problemas: ficar de fora dos portões de entrada ou chegar atordoado por causa do atraso.

Sabemos que o Encceja é muito importante, pois é uma oportunidade de ouro que pode determinar o seu futuro e, por isso, todo tipo de planejamento é bem-vindo.

Os benefícios de se planejar para chegar com antecedência ao local de prova são:

  • Evitar sentimento de ansiedade, nervosismo e desespero antes da prova.

  • Utilizar o tempo do deslocamento até o local de prova para relaxar, ouvir uma música, conversar pelo telefone com familiares e amigos que podem te tranquilizar.

  • Chegar com antecedência e ter tempo de entrar tranquilamente, guardar seus pertences, ordenar os materiais de uso (caneta preta, identidade) e, de sobra, organizar seus lanches e água.

Como se planejar para ir ao local de prova

A entrada no local de prova está liberada a partir das 8 horas e o fechamento dos portões ocorre às 8h45. Por isso, o melhor é que você se organize para chegar por volta das 8h da manhã, garantindo tempo para pequenos atrasos ou imprevistos.

Se você já acessou seu local de provas, conforme informação que demos acima, o mais importante é verificar como você vai chegar na escola determinada pelo MEC.

Com o endereço em mãos, a dica é usar sites ou aplicativos como Google Maps, onde você pode verificar a rota a pé, de ônibus ou de carro. O site te dá uma estimativa de quanto tempo você gastará da sua casa até o local de prova, além de fornecer os números de ônibus que você poderia pegar.

Como é a prova do Encceja

Vamos relembrar como é organizada e dividida a prova do Encceja?  

Primeiro, é preciso lembrar que as provas são aplicadas em um único dia. Por isso, prepare-se para fazer a primeira parte da prova durante a manhã (das 9h às 13h) e a segunda no período da tarde (15h30 às 20h30).

É importante que você se organize para levar um lanche caso fique com fome durante a prova. Além disso, entre uma prova e outra você terá um intervalo para o almoço. Planeje como será seu almoço: veja se dará tempo de ir e voltar em casa, se é melhor levar uma comida ou mesmo separar um dinheiro para comer fora.

Abaixo você pode ver como é a divisão da prova.

Ensino Fundamental

  • 4 cadernos de provas com 30 questões cada

  • 1 redação

Manhã

Tarde

Prova I: Ciências Naturais

Prova II: Matemática

Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia

Ensino Médio

  • 4 cadernos de provas com 30 questões cada

  • 1 redação

Manhã

Tarde

Prova I: Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia)

Prova II: Matemática

Prova III: Linguagens  (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação
Prova IV: Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

O que fazer com a nota do Encceja

O seu primeiro objetivo ao tentar o Encceja deve ser conseguir a nota mínima em todas as provas para ganhar o certificado.  Para isso, você precisa tirar no mínimo 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Se você alcançou esse resultado, pode pensar ainda mais alto e começar a se planejar para fazer um curso superior. Esse deve ser o seu segundo objetivo!

É importante saber o curso ou ao menos ter uma ideia da área em que você gostaria de trabalhar. Após essa escolha, busque uma faculdade conceituada e comprometida para tentar um vestibular e começar sua faculdade.

Listamos aqui cinco universidades particulares que, além de serem credenciadas e autorizadas pelo MEC, oferecem tanto o ensino presencial quanto a distância, além de terem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento, como bolsas de estudo, financiamento, descontos e outros:

Veja também:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe tudo sobre o Encceja, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui embaixo!