Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Enem 2022: 6 erros que podem zerar a redação

11 de novembro de 2022
zerar a redação
Imagem do autor
Escrito porCamilla Rodrigues

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das mais esperadas e temidas pelos estudantes. Isso porque se o aluno atingir a pontuação máxima de 1000 pontos, consegue elevar a média geral.

Além disso, é uma prova que exige muito do aluno, afinal são 30 linhas para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo de acordo com uma proposta temática surpresa.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você vai fazer o Enem, saiba que é muito importante treinar a redação, ler bastante e também conhecer os critérios de avaliação. Também é interessante saber o que não fazer para zerar a redação.

Para te ajudar, confira, a seguir, algumas dicas de João Filho, professor de redação da plataforma Ferreto.

9 erros que podem zerar a redação

1 – Fugir do assunto ou da estrutura textual

Na prova, os candidatos precisam desenvolver um texto dissertativo-argumentativo com base em uma temática específica. Para auxiliar os estudantes, a banca dispõe de uma coletânea (textos motivadores) para auxiliar na elaboração da redação.

Mas é importante ter cuidado! Se atente à temática proposta e leia os textos motivadores com atenção para não zerar a redação.

Como falamos no início da matéria, é fundamental conhecer a estrutura da redação do Enem. Caso o candidato escreva o texto sem obedecer os padrões do exame, poderá receber nota zero.

“É importante lembrar que, na hora de escrever sua redação, o texto precisa estar estruturado de forma dissertativa argumentativa, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão”, pontua João Filho.

2 – Desenvolver o texto fora do local indicado

No dia do Enem o candidato recebe um papel apropriado para escrever a sua redação. Os textos que não estiverem na folha destinada à ela serão desconsiderados no momento da correção e serão avaliadas como “em branco”.

O professor, ressalta: ‘’É preciso se atentar quando for começar a escrever, pois quando escrito no local errado, a redação não é aceita, e com isso o vestibulando acaba zerando a disciplina por desatenção’’.

3 – Texto insuficiente

Para uma redação ser avaliada, o estudante precisa escrever no mínimo 7 linhas e no máximo 30. Por isso, é muito importante fazer um rascunho do texto e estruturar bem todos os parágrafos.

“As redações com uma quantidade insuficiente de linhas são zeradas de forma automática. Vale lembrar que os textos que possuem cópia da proposta ou do caderno de questões terão as linhas desconsideradas. Ou seja, se o aluno escreveu uma redação de 15 linhas mas pegou 9 partes de outros textos, a avaliação final vai considerar apenas 6 linhas de desenvolvimento, fazendo com que a Redação seja insuficiente para gerar uma nota”, afirma  o professor.

Leia mais:  + Confira 5 temas que podem cair na redação do Enem 2022

4 – Linguagem informal

Os candidatos precisam mostrar que dominam a norma-padrão da Língua Portuguesa. Por isso, o uso de gírias ou termos inadequados são motivos para receber nota zero na redação.

O professor João Filho explica: “É importante que os textos sejam escritos em uma linguagem formal. Quando há qualquer tipo de palavras e/ou expressões grosseiras, inadequadas, desonrosas ou desenhos, a bancada avaliadora zera a redação”, diz.

5 – Assinar ou rubricar no espaço de Redação

O candidato não pode se identificar na folha de redação. O uso de qualquer elemento que possa ser considerado um sinal ou código, como desenhos, assinaturas ou rubricas, é motivo para zerar a redação.

“Muitos vestibulandos gostam de fazer anotações das provas, ou até mesmo resolver algumas contas, mas é preciso se atentar para não acabar riscando a folha que é destinada à Redação, pois a mesma não permite rabiscos que não sejam o texto”, resume João Filho.

6 – Escrever em outras línguas ou com letras ilegíveis

A prova de Redação do Enem precisa respeitar a norma-padrão da Língua Portuguesa, por isso o texto não pode ser escrito em outra língua. Além disso, a letra é outro fator importante, se não for legível, a banca pode zerar a redação por não conseguir compreender o que foi escrito.

O professor João Filho faz uma observação: “Sabemos que, na prova de Humanas, o vestibulando pode escolher entre as matérias de Inglês e Espanhol. Sendo assim, apenas nesses pontos eles podem fazer anotações em outras línguas.”

Confira: + 7 dicas para quem vai fazer o Enem pela primeira vez

+ Quanto vale cada área do conhecimento no Enem?

Esquenta Enem 2022

Quer mandar bem no Enem? Então você não pode ficar de fora do Esquenta Enem 2022, uma série de lives realizadas pela Quero Bolsa em parceria com o sistema Ph e curso Anglo.

Todos os dias, a partir das 19h, você pode acompanhar lives no instagram @querobolsa com as melhores dicas para cada prova. Além disso, nos dias 13 e 20, no canal do Youtube, haverá transmissão ao vivo com o gabarito comentado.

Clique no link abaixo para conhecer a programação e se inscrever de forma gratuita.

Quero me inscrever no Esquenta Enem 2022!

Calendário Enem 2022

Fique de olho nas datas!

  • Aplicação das provas do Enem 2022

13 e 20 de novembro de 2022

  • Gabarito Oficial

Ainda não divulgado, mas com base nas últimas edições, é provável que esteja disponível aos candidatos até o dia 23 de novembro.

  • Aplicação do Enem PPL

10 e 11 de janeiro de 2023

  • Resultado do Enem 2022

Ainda não divulgado

Onde estudar com a nota do Enem?

O Enem é o principal vestibular do país. Com a nota é possível ingressar em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou em universidades privadas com bolsas de estudos, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), ou financiamento, com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, algumas faculdades usam a nota do Enem para substituir o vestibular tradicional. É uma ótima alternativa para quem deseja se candidatar em mais de uma universidade, confira algumas opções:

Confira: + Pode usar a nota do Enem de anos anteriores no Sisu?

+ Saiba como estudar em Portugal com a nota do Enem

+ Novo Enem: saiba de todas as mudanças na prova

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.