Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Confira o gabarito do primeiro dia do Enem 2018

31 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O primeiro dia do Enem 2018 acontece em 4 de novembro. Quem for participar certamente vai buscar um gabarito para saber quantas questões acertou assim que entregar o caderno de provas.

A gente entende toda essa expectativa: por isso, vamos entrar na corrida para trazer o gabarito do primeiro dia o quanto antes para você.

Veja aqui o gabarito do primeiro dia do Enem 2018!

O gabarito do primeiro dia do Enem 2018

O primeiro dia do Enem 2018 traz as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação.

Ou seja: é um dia de muita interpretação de texto e capacidade de raciocínio. A redação, para muitos, é uma das provas mais difíceis e complexas do exame.

O gabarito oficial do primeiro dia, ao contrário do que você possa imaginar, só sai oficialmente quase dez dias depois!

É que o Ministério da Educação (MEC) resolveu que só divulgaria o gabarito oficial com os cadernos de prova no dia 14 de novembro – três dias depois da aplicação das provas do segundo domingo.

Mas você não vai precisar esperar todo esse tempo. Por aqui, a gente vai divulgar o gabarito do primeiro dia do Enem 2018 pouco depois do encerramento das provas.

Para isso, vamos contar com a ajuda de alguns dos especialistas mais badalados do país, que fazem a correção no mesmo dia. Você pode acompanhar e ir marcando o número de acertos na sua lista.

Basta ficar ligado por aqui!

Gabarito da redação do Enem 2018

Não existe um gabarito da redação do Enem 2018, por um motivo simples: o texto, por variar de pessoa a pessoa, será corrigido manualmente, um a um, por dois avaliadores diferentes.

Eles darão notas a quesitos que levam em conta, por exemplo, o uso de recursos linguísticos, o respeito à norma culta da Língua Portuguesa e a proposta de solução para a problemática apresentada, entre outros.

Você só vai saber que nota tirou na redação do Enem quando sair o resultado oficial, em janeiro de 2019.

Gabarito do segundo dia do Enem 2018

Dia 11 de novembro é o segundo dia do Enem 2018. É a vez das provas que exigem mais cálculo e raciocínio lógico, com Matemática e Ciências da Natureza.

Os gabaritos aqui vão seguir o mesmo esquema do primeiro dia: a gente vai correr para divulgar o extraoficial, com a ajuda de cursinhos reconhecidos no mercado.

O gabarito oficial do segundo dia só sai na quarta-feira, dia 14, e pode ser acessado no site do Enem. http://enem.inep.gov.br

O que fazer com uma boa nota no Enem 2018

Dependendo do resultado do seu Enem 2018 você pode começar o ano em uma faculdade de qualidade!

Basta, para isso, usar a nota para participar de um dos tantos processos seletivos que usam o Enem:

Para entrar em universidade pública

Grande parte dos candidatos que fizeram o Enem em 2018 irão tentar entrar em uma universidade pública por meio do Sisu em 2019. Basta ter feito a edição mais recente e não ter zerado a redação para concorrer a uma das mais de 250 mil vagas oferecidas todos os anos. Leva quem tiver a maior pontuação. O Sisu oferece vagas em cursos das mais diferentes áreas de conhecimento, incluindo aí Medicina, Psicologia e Engenharia. A primeira seleção ocorre em janeiro de 2019 e a próxima no início do semestre seguinte.

Para ganhar bolsa de estudos

O Enem também pode garantir uma bolsa de estudos integral (ou parcial) em faculdade particular por meio do ProUni. O benefício é direcionado a estudantes que se deram bem nas provas e a atendem ao perfil socioeconômico determinado pelo MEC. O número de vagas é similar ao do Sisu e a seleção também ocorre duas vezes por ano.

Quem tirar a partir de 300 pontos no Enem também pode tentar uma bolsa na Unicsul, Unifran, Unicid ou UDF. Essas faculdades oferecem descontos progressivos na mensalidade, chegando a bolsa de 100% para quem tira mais de 750 pontos no exame.

Para ganhar crédito estudantil

Além das vagas em universidades públicas e da possibilidade de ganhar bolsa de estudos, quem fez o Enem 2018 pode também tentar financiar um curso superior em faculdade particular. O FIES oferece essa possibilidade a juros baixíssimos e ainda dá um prazo bem generoso para o pagamento da dívida. Para concorrer ao benefício é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010, apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. A renda familiar mensal bruta deve ser de até cinco salários por pessoa. O FIES também abre vaga duas vezes ao ano.

Para entrar na faculdade particular sem passar por vestibular

Você pode usar o seu desempenho no Enem (qualquer um a partir de 2010) para entrar em uma faculdade particular sem precisar fazer qualquer prova de ingresso. Sim, basta comprovar as notas e já fazer a matrícula. A facilidade está disponível em instituições de renome, como a Anhanguera

Onde conseguir vaga com a nota do Enem 2018

A gente escolheu algumas faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC onde você pode tentar bolsa de estudos, financiar o curso ou entrar sem fazer vestibular, usando sua nota do Enem 2018.

Conheça:

Veja também:

Passou o Enem, e agora? O que fazer?

E aí, vai tentar vaga em qual processo seletivo? Em qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.