O Encceja 2019 é um exame muito importante para milhares de jovens e adultos do país. Com ele, os estudantes que não conseguiram concluir de forma regular o ensino fundamental e médio conseguem obter a sua certificação e dar continuidade à sua formação.

Se você fez o Encceja 2019 e está curioso para saber se foi aprovado ou não, vem com a gente que te mostraremos tudo! 

Onde ver a lista de aprovados do Encceja 2019? 

O Encceja 2019 não terá uma lista geral com todos os aprovados. Para preservar os candidatos, o sistema libera os resultados individuais na "área do participante". 

Nessa área estarão disponíveis todas as pontuações das provas que o candidato realizou. 

Para acessar o resultado do Encceja 2019, o estudante terá que seguir os passos abaixo:

  • Acessar o site oficial do Encceja (enccejanacional.inep.gov.br).
  • Clicar em “Página do Participante”.
  • Informar seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição, selecionar a figura de teste indicada e clicar em “Enviar”.

Pronto! A próxima página aberta terá todas as informações sobre a sua inscrição e a pontuação de cada disciplina. 

Quando sai a lista de aprovados do Encceja 2019? 

O resultado do Encceja 2019 está programado para ser disponibilizado a partir do dia 6 de dezembro. 

Com o resultado em mãos, os estudantes que conseguiram passar na avaliação já podem dar andamento na solicitação do certificado de conclusão de curso. 

Fui aprovado. E agora, o que fazer? 

Se você conseguiu obter 100 pontos ou mais nas provas do Encceja 2019 e teve nota igual ou superior a 5 na redação, agora é hora de solicitar o seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Para isso, você deve ir até a instituição certificadora, que foi escolhida no ato da sua inscrição, com algum documento oficial de identificação, CPF (ambos original e cópia) e o boletim de desempenho impresso. 

Após levar toda a documentação, é só aguardar a emissão do seu certificado. O prazo será estabelecido pela própria instituição certificadora. 

Com o certificado em mãos, o melhor caminho é não parar de estudar. 

Se você concluir o ensino fundamental, pode iniciar o ensino médio e até um curso técnico. 

Se conseguiu o certificado do ensino médio, agora você pode iniciar um curso superior, em faculdades de ensino presencial, semipresencial ou a distância. 

Veja agora onde você consegue estudar com o certificado do Encceja 2019! 

Onde estudar com o Encceja 2019? 

Se você quer iniciar logo uma faculdade, é bom escolher instituições que vão te ajudar a todo momento nesta caminhada, e que sejam reconhecidas pelo MEC, pois só assim podem emitir diplomas válidos.

Outro ponto a ser analisado antes de se inscrever em uma faculdade é o valor da matrícula e as mensalidades, pois a instituição escolhida deve ter valores que caibam no seu bolso, para não te trazer futuras complicações.

Para te dar uma ajuda, trouxemos uma lista com ótimas instituições, reconhecidas pelo MEC e que, além de terem baixas mensalidades, possuem programas de bolsas de estudo, descontos e financiamentos para os seus novos alunos, tudo sem burocracia. Confira: 

Veja mais:

Descubra quais são os cursos menos concorridos no vestibular

As 10 profissões do futuro

Já sabe onde vai estudar com o certificado do Encceja 2019? Conte para a gente aqui nos comentários!