O Enem 2019 acontece nos dias 3 e 10 de novembro e neste ano houve mais de 6 milhões de inscrições, o que tornou essa a edição com mais inscritos desde 2010. 

Por se tratar de um exame com grande importância para milhares de estudantes do país, no Enem 2019 os serviços, como transporte, são direcionados para atender as demandas desses inscritos. 

 Alguns estudantes, infelizmente, não vão realizar as provas em escolas próximas das suas residências. Por isso, é bastante importante verificar o seu local de prova com antecedência e calcular a distância que levará para realizar o percurso, claro, contando com engarrafamento e imprevistos. 

Como descobrir o seu local de prova do Enem 2019

Está chegando a hora da prova do Enem 2019. Para saber onde você realizará o exame, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do Enem.
  • Insira o seu CPF e a senha gerada no ato da inscrição. Caso não lembre da sua senha, será necessário gerar uma nova. Para isso, basta o estudante clicar em "Esqueci a Senha" e preencher as informações de segurança.
  • Após incluir os dados acima, você será direcionado para a página onde o local da prova estará disponível, assim como o seu cartão de confirmação, que deverá ser impresso e levado nos dias de prova.

Saber o local de prova com antecedência é muito importante, pois você consegue se programar melhor e não ter imprevistos no dia do Enem. 

Horário da aplicação da prova do Enem 2019

Para saber a melhor hora de sair de casa, fique de olho nos horários de aplicação do Enem 2019 e evite atrasos:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

O que cai na prova do Enem 2019

A prova do Enem 2019 será em dois domingos e em cada um deles é aplicado um grupo de disciplinas. Veja:  

1º dia - áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e
    Sociologia.

2º dia - áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Resultado do Enem 2019: como usar a nota do Enem 2019

Logo após o resultado do Enem 2019, o governo federal abre inscrições para os programas Sisu, ProUni e FIES, todos utilizam a nota do Exame como avaliação e além disso, com o Enem 2019 você já consegue entrar na faculdade sem nenhuma burocracia. 

Conheça um pouco sobre eles:

  • Sisu - com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o estudante concorrerá a vagas nos cursos disponíveis em todas as instituições públicas do país. 
  • ProUni  - O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre inscrições logo após o Sisu e nele é possível concorrer a bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) de faculdades particulares espalhadas por todas as regiões do Brasil. 
  • Fies - O Financiamento Estudantil (FIES) é o último programa a abrir inscrições e com ele o estudante poderá financiar toda a sua graduação e só começar a pagar após a formação. 

Outra forma de conseguir pagar pouco ou até não pagar nada durante a sua graduação é se inscrever em instituições reconhecidas pelo MEC.

Elas disponibilizam bolsas, descontos, convênios e financiamentos próprios e sem burocracia para estudantes que realizaram ou não o Enem. 

Confira a lista de algumas dessas faculdades:

Veja mais: 

Descubra onde você pode usar a nota do Enem 2019

O que é o Sisu?

Já sabe como usar a nota do Enem 2019? Conte para a gente aqui nos comentários!