Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra qual é a nota de corte para Artes Visuais

15 de outubro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

O profissional de artes visuais, ou artista visual, é habilitado a trabalhar com diversas todos os tipos de linguagens artísticas, como pintura, desenho, escultura, cerâmica, gravura, fotografia, entre outros. 

Eles podem atuar tanto na indústria artística, em galerias de arte, museus, centro culturais, agências de publicidade, entre outros, quanto na área da educação, lecionando Artes no Ensino Básico. 

Como é o curso de Artes Visuais?

A graduação em Artes Visuais tem duração média de 4 anos e pode ser encontrada nos níveis bacharelado e licenciatura. No bacharelado, os formados podem atuar como artistas visuais, já na licenciatura o foco é na formação de professores da área.

O curso habilita profissionais a produção, pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais. Os estudantes desenvolvem suas habilidades de percepção, reflexão e potencial criativo e aprendem a lidar com diferentes materiais.

Para se formar, o estudante precisa apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, no caso da licenciatura, cumprir 400 horas de estágio supervisionado obrigatório na área da educação.

Quantos pontos são necessários para passar em Artes Visuais?

Uma das portas de entrada para o curso de Artes Visuais em instituições públicas e privadas do país inteiro é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diversas universidades usam a nota do Enem para classificar seus candidatos.

É possível usar a nota do exame para se inscrever nos programas federais de ingresso no Ensino Superior ou para substituir o vestibular em instituições particulares. Para classificar os interessados de cada curso, cada universidade estabelece seus parâmetros.

Os parâmetros que os estudantes mais devem ficar de olho é a nota mínima e a nota de corte. A nota mínima se refere a menor nota que é preciso ter para se candidatar à vaga e a nota de corte se refere a nota do último classificado do curso.

Apesar das notas de corte variarem anualmente, para ter noção de qual nota é necessária para passar no curso de Artes Visuais é importante ver as notas de cortes dos anos anteriores. Abaixo, confira quais foram as notas em 2019 nos programas do governo.

Nota de corte para o curso de Artes Visuais no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é destinado aos que desejam ingressar numa universidade pública por meio da nota do Enem. Para se inscrever federal, é preciso ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. 

De acordo com o Sisu de 2019, a nota de corte média para o curso de Artes Visuais é de 665.06. A maior nota de corte registrada no ano passado foi de 810.68 e a menor, 585.82. Algumas universidades também cobram nota mínima para a inscrição. 

Nota de corte para o curso de Artes Visuais no Prouni

Já para os que almejam entrar numa universidade privada com bolsa de estudo de 50% ou 100%, existe o Programa Universidade Para Todos (Prouni). Para se inscrever no programa federal, o estudante deve ter tirado, ao menos, 450 pontos no último Enem, não ter zerado a redação e se encaixar nos pré-requisitos de renda e escolaridade.

Segundo os dados do Prouni 2019, a média das notas de corte do Prouni para o curso de Artes Visuais em 2019 foi de 570.91. A maior nota de corte do ano anterior foi 693.70 e a menor, 480.86.

Nota de corte para o curso de Artes Visuais no Fies

Outra forma de ingressar em instituições privadas com a nota do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No programa federal, é possível financiar o curso e começar pagar somente depois de formado. 

Para se inscrever no Fies, é preciso ter feito Enem a partir de 2010, ter tirado, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação, bem como se encaixar nos critérios socioeconômicos da modalidade de financiamento escolhida. 

Conforme as informações do Fies de 2019, a nota de corte média para o curso de Artes Visuais no Fies foi de 523.23. As notas de cortes variaram de 616.00 a 452.00 pontos.

Onde estudar Artes Visuais?

Você sabia que, além dos programas do governo, é possível utilizar a nota do Enem para ingressar diretamente nas universidades privadas, onde você ainda pode conseguir bolsas de estudos e descontos.

Existem instituições que oferecem ótimas condições para ingresso independente da nota do Enem, por meio de vestibular próprio e on-line e sem precisar comprovar renda. Se interessou? Então, dê uma olhada nessas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você ingressar sem burocracia e estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Veja mais: Conheça o curso de Artes Visuais

Você já sabe onde irá estudar Artes Visuais? Conta para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.