O designer de moda é o profissional que cria e desenvolve produtos para a indústria da moda. Eles podem planejar e gerenciar coleções de moda, elaborar protótipos, modelos, croquis, fichas técnicas e portfólios e desenvolver estratégias de marketing para empresas e campanhas de moda.

Os formados em Design de Moda atuam na indústria têxtil, ateliês e confecções, escritórios de pesquisa, criação em moda e design e lojas de roupas, seja na área de estilismo, fotografia, modelagem, produção de moda, visual merchandising, figurinismo, marketing de moda ou consultoria de imagem. 

Como é o curso de Design de Moda?

O curso de Design de Moda pode ser encontrado nas modalidades bacharelado e tecnólogo, sendo o segundo o mais procurado. O tecnólogo em Design de Moda tem duração de 2 anos e foca na prática do mercado de trabalho. Já o bacharelado dura 4 anos e estuda mais a fundo a teoria e história da arte e da moda.

O tecnólogo em Design de Moda habilita profissionais a desenhar roupas, acessórios, figurinos e sapatos e gerenciar serviços e produtos de moda na indústria e no comércio. A grade curricular do curso é composta por conteúdos sobre arte, moda, cultura e técnicas de desenho e de produção têxtil. 

Quantos pontos são necessários para passar em Design de Moda?

Uma das principais formas de ingressar no Ensino Superior no país é pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio da nota do exame, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades públicas e privadas.

Para aceitar os ingressantes pela nota do Enem, seja por programas do governo ou diretamente na faculdade, as instituições estabelecem notas mínimas e notas de cortes em cada curso.

A nota mínima corresponde a menor nota necessária para se inscrever no curso e a nota de corte se trata da nota do último colocado no curso. Para ter noção de que nota é necessária para passar em Design de Moda, uma boa dica é pesquisar as notas de corte do ano anterior. As notas de corte de Design de Moda do ano passado podem ser conferidas nos tópicos abaixo.

Nota de corte para o curso de Design de Moda no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) possibilita o ingresso em universidades públicas por meio da nota do Enem. Para se inscrever no programa federal, basta o candidato ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. 

De acordo com os dados do Sisu de 2019, a nota de corte média para o curso de Design de Moda é de 636.23. A maior nota de corte registrada no ano passado foi de 702.46 e a menor, 600.55. Algumas universidades também cobram nota mínima para a inscrição. 

Nota de corte para o curso de Design de Moda no Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é o programa federal destinado aos que pretendem usar a nota do Enem para ingressar em instituições particulares com bolsa de estudo de 50% ou 100% .

Para se inscrever no Prouni, é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no último Enem, não ter zerado a redação e se encaixar nos pré-requisitos de renda e escolaridade.

Segundo as informações do Prouni 2019, a média das notas de corte do Prouni para o curso de Design de Moda em 2019 foi de 602.16. As notas de cortes variaram de 667.44 a 546.84 pontos.

Nota de corte para o curso de Design de Moda no Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa do governo que dá acesso ao ensino superior privado. Por meio dele, os estudantes podem financiar seu curso e começar pagar somente depois de formado. 

Para se inscrever no Fies, é necessário ter feito Enem a partir de 2010, e tirado, no mínimo, 450 pontos, sem ter zerado a redação, além de se encaixar nos critérios socioeconômicos da modalidade de financiamento escolhida. 

Conforme os dados do Fies de 2019, a nota de corte média para Design de Moda no Fies foi de 551.50. A maior nota de corte do ano anterior foi 700.00 e a menor, 457.00.

Onde estudar Design de Moda?

Além dos programas do governo, ainda é possível utilizar a nota do Enem para ingressar diretamente nas universidades privadas, onde você ainda pode conseguir bolsas de estudos e descontos.

Algumas instituições oferecem ótimas condições para ingresso independente da nota do Enem, por meio de vestibular próprio e on-line e sem precisar comprovar renda. Se interessou? Então, dê uma olhada nessas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você ingressar sem burocracia e estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Veja mais: Design de Moda: Saiba tudo sobre o curso e onde estudar 

Você já sabe onde irá estudar Design de Moda? Conta para a gente nos comentários!