Controle e Automação são processos que estão presentes em muitas áreas hoje em dia e vem cada vez mais se adaptando às novas tecnologias que vão mudando a indústria, no que hoje em dia é chamado de Indústria 4.0, ou 4ª Revolução Industrial.

Assim como grande parte dos cursos de engenharia, a Engenharia de Controle e Automação conta com muitos cálculos e preparo para as diversas formas de atuação tecnológica, que hoje em dia são muito focadas pela inteligência artificial.

Muitos se interessam por essa graduação, o que faz a necessidade de preparo para os vestibulares ser cuidadosa e cheia de estudos. Um passo importante é conhecer as notas de corte para Engenharia de Controle e Automação e medir quanto de esforço e estudo deve ser desempenhado para ser aprovado nas principais faculdades do país.

Confira agora essas notas de corte e comece a se preparar para entrar na faculdade.

Qual é a nota de corte para Engenharia de Controle e Automação?

A Fuvest é um dos vestibulares mais concorridos no país e dá acesso à Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições mais desejadas por estudantes do Brasil e da América do Sul. 

A Escola Politécnica da USP (Poli-USP) oferece o curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Controle e Automação. Para ser aprovado na ampla concorrência dos cursos de engenharia da Poli, foi preciso obter 62 pontos no vestibular da Fuvest 2020, realizado entre os anos de 2019 e 2020.

Qual a nota de corte para Engenharia de Controle e Automação no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) dá vagas às principais universidades públicas estaduais e federais do Brasil. É por ele que muitos estudantes buscam o ensino superior, usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para se inscrever no Sisu, basta que o candidato não tenha zerado na redação do Enem. Algumas instituições também estipulam notas mínimas ou critérios diferentes de peso para cada uma das disciplinas do Enem. Dependendo da faculdade, cursos de engenharia costumam dar maior valor à prova de exatas, por exemplo.

O Quero Bolsa conta com uma plataforma que disponibiliza as notas de corte do Sisu. Veja quais foram para ocupar as vagas de ampla concorrência oferecidas pelo Sisu:

  • Maior nota de corte de Engenharia de Controle e Automação no Sisu: 789.27 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Menor nota de corte de Engenharia de Controle e Automação no Sisu: 616.32, no Instituto Federal Catarinense (IF Catarinense)
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 693.80

Qual a nota de corte para Engenharia de Controle e Automação no Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é para estudantes que atendem ao critério socioeconômico estipulado pelo Ministério da Educação (MEC). Eles usam a nota do Enem para concorrer a bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em universidades privadas no Brasil.

Além do critério socioeconômico, o candidato não pode ter zerado na redação do Enem e deve ter obtido uma nota superior a 450 no exame.

Confira as principais notas de corte para a ampla concorrência do curso de Engenharia de Controle e Automação no Prouni:

  • Maior nota de corte para bolsas de 100% em Engenharia de Controle e Automação no Prouni: 729.50, na Universidade de Uberaba (Uniube)
  • Menor nota de corte para bolsas de 100% de Engenharia de Controle e Automação no Prouni: 592.62, na Universidade Paulista (Unip) de Bauru (SP)
  • Maior nota de corte para bolsas de 50% em Engenharia de Controle e Automação no Prouni: 665.84, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Menor nota de corte para bolsas de 50% de Engenharia de Controle e Automação no Prouni: 452.18, na Facid Wyden, em Teresina (PI)

Qual a nota de corte para Engenharia de Controle e Automação no Fies?

Financiar as mensalidades dos cursos em faculdades particulares é uma opção para muitos estudantes ingressarem no ensino superior, e é esse o propósito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Candidatos que tiverem renda familiar de até três salários mínimos per capita podem se candidatar ao financiamento do governo.

Confira as notas de corte para o Fies, de acordo com o Quero Bolsa:

  • Maior nota de corte de Engenharia de Controle e Automação no Fies: 675.00, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
  • Menor nota de corte de Engenharia de Controle e Automação no Fies: 462.00, na Estácio de Belém do Pará
  • Nota de corte média para o curso no Brasil: 571.09

Preciso ter feito o Enem para estudar Engenharia?

Não é preciso se desesperar se você não fez o Enem ou acha que sua nota não é suficiente para ser aprovado nos programas do governo acima. Há diversas outras faculdades no país que disponibilizam vestibulares próprios e, inclusive, outros tipos de bolsas de estudo, que não dependem da nota no Enem para aprovação. 

Veja alguns exemplos dessas instituições:

Todas as faculdades acima são reconhecidas pelo MEC e as bolsas de estudo podem ser mais altas e menos burocráticas que as oferecidas nos programas de governo.

Leia também:

Conheça o curso de engenharia de Controle e Automação

E então, para qual faculdade sua nota é suficiente para ser aprovado em Engenharia de Controle e Automação?