O curso de Estética ou Estética e Cosmética, como também é conhecido, é oferecidos nos graus bacharelado e tecnológico, assim como nas modalidades de ensino presencial e a distância.

O curso tecnológico possui duração média de dois anos e tem como objetivo atender as demandas do mercado de trabalho, além de promover um rápido ingresso no mercado de trabalho. Já o bacharelado, tem duração de aproximadamente três anos e, por ser mais longo, aborda de forma mais aprofundada conteúdos teóricos e práticos. 

As duas formações são voltadas para capacitar profissionais para trabalhar no embelezamento do corpo, rosto e cabelos por meio de técnicas de aplicação de produtos, massagens e procedimentos similares em salões de beleza, spas e clínicas de estética. O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios para a retirada do diploma.

Para ingressar na graduação de Estética e Cosmética, existem duas principais formas: pelo vestibular direto das universidades e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Qual é a nota necessária para estudar Estética?

No caso dos vestibulares próprios das instituições de ensino públicas e privadas, a nota mínima necessária é definida por cada universidade.

Já por meio do Enem, para concorrer a uma vaga em uma instituição é necessário se inscrever em um dos programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Nesse caso, a nota necessária para ser aprovado é definida de acordo com o rendimento dos inscritos no programa. Por exemplo, todos os interessados em estudar Estética que se inscreverem nos programas do governo terão a sua nota média do Enem registrada no sistema. A menor nota entre todos os inscritos é a nota de corte, que funciona mais ou menos como uma referência para aqueles que concorrerão a uma vaga.

Como o Fies, o Prouni e o Sisu são programas diferentes e funcionam de forma diferente, as notas de corte entre eles também variam.

Nota de corte de Estética no Fies

O Fies é um programa que oferece o financiamento de parte das mensalidades em instituições de ensino privadas. Durante a graduação o beneficiado paga apenas taxas simbólicas e, após a formação, ele devolve o valor financiado de forma parcelada.

As inscrições para o programa acontecem duas vezes ao ano, normalmente nos meses de janeiro e julho. De acordo com os últimos dados do Quero Bolsa sobre o curso de Estética, relativos ao ano de 2017, a nota de corte para o curso é 551,08.

Nota de corte de Estética no Prouni

O Prouni disponibiliza bolsas de estudo de 50% e 100% em instituições de ensino privadas para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. As inscrições também acontecem duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho.

Segundo dados do Quero Bolsa de 2019, a nota de corte para o curso de Estética no Prouni é 666,42.

Nota de corte de Estética no Sisu

O Sisu é um programa voltado para o ingresso em cursos de graduação de universidades públicas. Assim como os demais programas, as inscrições acontecem semestralmente, em janeiro e julho.

A nota de corte para o curso de Estética no Sisu é 664,00, de acordo com dados de 2019 do Quero Bolsa.

Existe nota de corte para ingressar no curso direto pela faculdade?

Não. A nota de corte é uma característica específica de programas do governo como Fies, Prouni e Sisu.

Porém, muitas instituições de ensino privadas aceitam a nota do Enem e oferecem descontos nas mensalidades! Nesse caso, não é necessário participar do processo seletivo, mas apenas entrar em contato com a faculdade.

Onde estudar Estética?

O diploma de graduação é um diferencial para trabalhar na área de estética. Porém, a escolha da instituição de ensino também é fundamental.

Para que o diploma seja válido em todo o território nacional, o curso precisa ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma avaliação, o órgão garante que a instituição possui a estrutura e atende os padrões de qualidade necessários para oferecer o curso. 

Abaixo, é possível conferir algumas opções de centros universitários e universidades que oferecem o curso de estética nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC, e o melhor: com bolsas de estudo! Para garantir a sua, é só entrar em contato com as faculdades a seguir:

Leia também: 

Saiba tudo sobre a profissão e o curso de Estética
Descubra quanto ganha um esteticista

Preparado para estudar Estética? Conte para nós pelos comentários abaixo!