Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja qual é a nota de corte para Matemática

24 de junho de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Pensando em prestar Matemática? Neste artigo, você conhece mais sobre o curso e suas notas de corte. Acompanhe!

Como é o curso de Matemática?

A graduação em Matemática é oferecida na modalidade bacharelado e licenciatura e tem duração média de 4 anos. O curso capacita os alunos a usar a lógica para formular teorias e testar hipóteses, desenvolver cálculos em pesquisas e na ciência, criar formular e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas.

Ao se formar, o matemático pode atuar na carreira acadêmica, como pesquisador, e em empresas de computação, comunicação, engenharia, entre outras. Para os formados em licenciatura, é possível dar aulas de Matemática para escolas de ensino básico e superior, planejar projetos pedagógicos e redigir materiais didáticos.

Dê uma olhada em algumas disciplinas do curso: Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Álgebra, Geometria, Estudo de Probabilidade e Estatística, Física, Cálculo, Conteúdos matemáticos da Educação Básica e Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, Educação Básica e Ensino Médio.

Quantos pontos precisa para passar em Matemática?

Atualmente, uma das principais formas de ingressar no ensino superior é pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem é composto por quatro provas objetivas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e uma redação.

Com a nota do Enem, é possível ingressar em faculdades públicas e privadas, por meio de programas do governo federal ou pelas próprias instituições particulares. A nota do Enem varia de zero a mil e muitos candidatos ficam em dúvida sobre qual nota é necessária para passar no curso pretendido. 

A principal nota de parâmetro é a nota de corte. Ela equivale à nota do último candidato classificado no curso. E, portanto, para ser aprovado, o estudante precisar tirar uma nota maior do que a nota de corte.

A nota de corte varia de ano a ano e de acordo com o programa e faculdade escolhidos. Uma boa forma de se situar nas notas de corte do curso de Matemática é analisar as notas dos anos anteriores.

Nota de corte para o curso de Matemática no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa federal de ingresso em instituições de ensino superior públicas com a nota do Enem. O processo ocorre duas vezes por ano, antes do início de cada semestre letivo. 

Para participar, o estudante só precisa ter feito o último Enem e não ter tirado zero na redação. Algumas faculdades cobram notas mínimas para a inscrição. 

Segundo os dados do Sisu de 2019, colhidos pelo Quero Bolsa, a nota de corte média para o curso de Matemática no Sisu foi de 618.05. As notas variaram de 515.26 a 785.94 pontos.

Nota de corte para o curso de Matemática no Prouni

Para os interessados em usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de 50% ou 100% em uma faculdade privada, existe o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que também tem inscrições duas vezes ao ano.

Porém, o Prouni tem mais pré-requisitos que o Sisu. Para se inscrever, o estudante precisa ter tirado, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação no último Enem; ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral; e ter renda familiar compatível com a bolsa de interesse.

Em 2019, de acordo com os dados disponíveis no site Quero Bolsa, a média das notas de corte de Matemática no Prouni foi de 582.97. A menor nota de corte registrada foi 458.10 e a maior, 715.46 pontos.

Nota de corte para o curso de Matemática no Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa federal para os interessados em instituições particulares. Pelo Fies, o estudante pode financiar todo seu curso e pagar somente depois do formado.

Para se inscrever nas faculdades que aderem ao programa, o estudante precisa ter renda familiar por pessoa de até três salários mínimos, além de ter nota maior do que a nota de corte estipulada pela instituição.

Conforme os dados do Fies de 2019, levantados pelo Quero Bolsa, a nota de corte média para de Matemática no Fies foi de 537.67. As notas de corte variaram de 452 a 686 pontos.

Onde estudar Matemática?

Infelizmente, os programas como Sisu, Prouni e Fies são muitos concorridos e nem sempre há vagas para todos. Mas, saiba que muitas instituições privadas oferecem bolsas de estudos e descontos nas mensalidades com ou sem a nota do Enem.

Se interessou? Então, confira algumas faculdades particulares que tem ingresso sem burocracia e são bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Leia mais: Saiba tudo sobre o curso de Matemática 

E você? Já escolheu qual faculdade irá cursar Matemática? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.